Topo

Quem é quem no bando de "Borderlands 3": amigos, inimigos e Claptraps

Borderlands 3 - Divulgação
Borderlands 3 Imagem: Divulgação

Bruno Izidro

Do START, em São Paulo

20/09/2019 04h00

Uma boa história só é feita com bons personagens, e apesar de muita gente não ligar para a narrativa de "Borderlands", não há como negar que muitos dos habitantes de Pandora e daquele universo são, no mínimo, peculiares.

Em "Borderlands 3", alguns dos seus companheiros fazem parte da tripulação de Sanctuary III, a nave à lá Normandy de "Mass Effect" que serve de hub para o game. Outros só querem ver o seu fim. Aqui vamos apresentar ou relembrar os mais importantes deles, e falar do papel de destaque que têm no jogo.

Lilith

Lilith - Divulgação - Divulgação
Imagem: Divulgação

Siren, Firehawk, Vault Hunter. São muitos os nomes para Lilith, a protagonista não-oficial de "Borderlands 3". Ela começou como um dos quatro personagens iniciais do primeiro game e foi ganhando cada vez mais importância nos seguintes.

Além de ser uma Siren, um dos seres mais poderosos do universo de Borderlands, ela também é a atual líder dos Crimson Raiders, gangue da qual os Vault Hunters fazem parte, e comanda todas as ações contra os novos vilões: os gêmeos Calypso.

Na expansão "Commander Lilith & the Fight for Sanctuary", de Borderlands 2, vemos como ela lida com a morte do namorado Roland (outro dos Vault Hunter originais) e aceita seu lugar como líder do grupo de resistência que vai atrás das Vaults.

Claptrap

Borderlands Claptrap - Reprodução - Reprodução
Claptrap é amado por alguns fãs e odiado por outros
Imagem: Reprodução

É o robozinho frenético e com síndrome de grandeza que se tornou o mascote da série. Trata-se de uma unidade CL4P-TP que faz-tudo e sempre fica com a missão de guiar os novos jogadores no início de cada jogo. Claptrap tem complexo de superioridade e pode tomar atitudes inconsequentes, mas é o responsável pelo alívio cômico em muitos momentos dos jogos, mesmo soltando piadas ruins e de gosto duvidoso.

A popularidade dele é tanta que, no Spin-off "Borderlands: The Pre-Sequel", Claptrap se torna um dos personagens principais que podem ser controlados. Além disso, ele estrelou duas expansões:

  • Claptrap's New Robot Revolution, do primeiro "Borderlands", em que ele lidera uma revolução de Claptraps querendo se libertar do domínio dos humanos.
  • Claptastic Voyage, de "Borderlands: The Pre-Sequel", em que os jogadores entram na mente digital do robô atrás de um código secreto. Nessa aventura também descobrimos como ele se torna a última unidade CL4P-TP viva.

Fora dos jogos, o personagem entrou em polêmicas após o dublador original do robô, David Eddings, não voltar ao papel em "Borderlands 3", acusando o presidente do estúdio Gearbox, Randy Pitchford, de agressão física.

Ellie

Ellie apareceu pela primeira vez em "Borderlands 2" e logo se tornou uma das melhores personagens da série. Ellie é filha de Moxxi, mas tem um relacionamento problemático com a mãe, que implica com a aparência física dela.

É uma mecânica de mão cheia que consegue fazer qualquer lata velha andar. Ela também foi a responsável por construir a nave Sanctuary III, que serve de base para o jogador em "Borderlands 3". Ou seja, Ellie não está pra brincadeira.

Após a morte do irmão Scooter, ela herda os negócios da "Catch-a-Ride", responsável pelas estações de veículos espalhados pelos cenários.

Patricia Tannis

Borderlands Tannis - Reprodução - Reprodução
Imagem: Reprodução

Nada mais Borderlands do que uma cientista com mente brilhante, meio louca e que odeia qualquer tipo de contato humano. Tannis apareceu no primeiro "Borderlands" e é a responsável por atrair os quatro personagens principais para Pandora, já que havia descoberto a existência de uma Vault por lá.

Tannis também é a única que mostra algum tipo de desenvolvimento de personagem no primeiro jogo. Por meio de audiologs, testemunhamos a transformação dela de uma cientista soberba para uma pessoa solitária e obcecada pelo trabalho.

Nos games seguintes, ela se torna a consultora oficial para assuntos sobre Vaults, artefatos e tecnologia Eridian, ajudando os Crinsom Raider em sua procura pelos demais tesouros perdidos pela galáxia.

Tiny Tina

Borderlands Tina - Reprodução - Reprodução
Tiny Tina parece inocente, mas é bem perigosa
Imagem: Reprodução

Uma criança explosiva, que às vezes leva esse adjetivo muito ao pé da letra. Tiny Tina tem apenas 13 anos quando a conhecemos em "Borderlands 2", mas já é uma das habitantes mais mortais de Pandora, especializada em explosivos. Ela ficou órfã por causa de Handsome Jack e encontrou no personagem Roland (um dos Vault Hunters originais e líder dos Crimson Raiders) um amigo e figura paterna.

A expansão "Tiny Tina's Assault on Dragon Keep", de "Borderlands 2", em que os personagens encenam uma aventura de Dangeous & Dragons, desenvolve mais a personagem, conforme ela aceita a morte de Roland.

Nos bastidores, Tiny Tina foi uma personagem criada especificamente para sua dubladora, a atriz e personalidade Ashly Burch, pelo irmão dela, Anthony Burch, que foi roteirista de "Borderlands 2".

Moxxi

Moxxi - Divulgação - Divulgação
Imagem: Divulgação

Personagem introduzida na expansão "Mad Moxxi's Underdome Riot", do primeiro "Borderlands", e que logo se tornou uma figura marcante e adorada pelos fãs.

Também pudera, com seu visual burlesco e personalidade forte. Moxxi flerta com tudo com todos e está sempre atrás do seu próximo ex-marido. Ela comanda o bar e área de recreação da base dos Crimsom Raiders, seja na cidade de Sanctuary ou na nave Sancturay III.

O que poucos sabem é que ela também é uma construtora habilidosa e, não à toa, tem como filhos os mecânicos Scooter e Ellie, que criou enquanto fazia parte de um clã de bandidos em Pandora.

Marcus Kincaid

Borderlands Marcus - Reprodução - Reprodução
Marcus, o vendedor de armas trambiqueiro
Imagem: Reprodução

Trambiqueiro, empresário mercenário e piloto de ônibus de Vault Hunters nas horas vagas ou um simplesmente um admirador do capitalismo selvagem? Marcus Kincaid é o responsável pelo suprimento de armas em todos os jogos da série Borderlands.

Suas máquinas de venda de armas e munições estão espalhadas por toda Pandora, na lua Elpis e, com "Borderlands 3", também em outros planetas na galáxia.

O sorriso falso, a personalidade arrogante e falas completamente antiéticas fariam dele um personagem desprezível, e ele realmente é, mas é justamente por isso que ele se torna interessante. Na expansão "Mad Moxxi's Underdome Riot", do primeiro "Borderlands", descobrimos que Marcus foi o terceiro marido de Moxxi, apesar de não sabermos se, por causa disso, ele seria o pai de Ellie e Scooter.

Rhys

Borderlands Rhys - Reprodução - Reprodução
Rhys ganha importância em "Borderlands 3"
Imagem: Reprodução

Rhys é um dos protagonistas de "Tales From Boderlands" e que tem um papel de destaque em "Borderlands 3".

Bom de lábia e carismático, ele é um humano que possui implantes no olho esquerdo e no braço direito, que dão a ele habilidades de hackeamento, mas que possibilitaram também que uma versão virtual de Handsome Jack entrasse em sua cabeça. Após os acontecimentos do adventure de 2014, ele se tornou o presidente da Atlas Corporation, reerguendo a empresa e se estabelecendo no planeta Promethea.

Em "Tales", o personagem teve a voz do famoso dublador Troy Baker, mas ele não retornou em "Borderlands 3". O ator chegou a criticar o estúdio Gearbox por não convidá-lo para o papel novamente. No novo game, Rhys é dublado por Ray Chase, que também dublou o protagonista Noctis em "Final Fantasy XV".

Tyreen e Troy Calypso

Borderlands Calypso - Reprodução - Reprodução
Novos vilões são irmão e lideram uma celta
Imagem: Reprodução

Depois de você pensar em alguma piada com a banda brasileira Calypso, saiba que os gêmeos Tyreen e Troy são os principais antagonistas de "Borderlands 3" e definitivamente não estão no ramo da música.

A única arte que os irmãos parecem saber envolve destruição e muitas mortes. Eles são os líderes da seita "Children of the Vault", que conseguiu unir todos os clãs de bandidos de Pandora em uma só missão: encontrar a Grande Vault. Por isso, eles estão atrás do mapa para as vaults e batem de frente com os heróis da Crimson Raider (leia-se, você jogador). Outro detalhe importante é que Tyreen é uma Siren, assim como Lilith, o que torna a dupla ainda mais perigosa.

Os novos Vault Hunters

Um novo Borderlands significa quatro novos protagonistas para escolher no início da aventura.

Amara, a Ninfa (Siren)

Se você notar braços azuis flutuando no meio do tiroteio ou inimigos voando pelo ar depois de um gigantesco impacto no chão, provavelmente a Amara está na área.

Fl4k, o Domaferas (Beastmaster)

Amigo dos animais, e outras criaturas estranhas de Borderlands, Fl4k segue o perfil de caçador. Ele conta com três mascotes cheios de habilidades especiais que podem virar a mesa nos confrontos mais difíceis.

Moze, a Atiradora (Gunner)

Canhões, um Urso de Ferro e milhões de disparos por minuto. Moze fazia parte do exército Vladof, e agora pode sair instalando canhões e Miniguns por aí, tudo em nome da destruição.

Zane Flynt, o Agente (Operative)

Zane - Divulgação - Divulgação
Imagem: Divulgação

Zane é um combatente que já viu quase de tudo na vida, e vem pra luta com artimanhas e gadgets para ludibriar os inimigos. Drones, escudos e até um clone de si mesmo fazem parte do arsenal.

SIGA O START NAS REDES SOCIAIS

Twitter: https://twitter.com/start_uol
Instagram: https://www.instagram.com/start_uol/
Facebook: https://www.facebook.com/startuol/
TikTok: http://vm.tiktok.com/Rqwe2g/
Twitch: https://www.twitch.tv/start_uol