Topo

Locust, Jacinto, CGO? Fique por dentro do universo de Gears of War

Divulgação
Imagem: Divulgação

Makson Lima

Colaboração para o START

12/09/2019 04h00

Se às vezes é difícil acompanhar a história de um jogo só, o que dizer da série "Gears", que surgiu em 2006 e acaba de receber seu sexto título? São planetas, guerras e personagens que vão se cruzando até tudo ficar muito confuso e você quase desistir de tentar entender.

Mas não se preocupe. Depois de escolher alguns dos momentos mais marcantes da série, vamos nos aprofundar um pouco mais nesse universo de rifles com motosserra e monstros que brotam do chão.

Das raças inimigas a grandes acontecimentos, passando por nomenclaturas bem específicas e cidades importantes, damos início aqui a uma espécie de enciclopédia a tudo que está relacionado a "Gears of War".

Coalizão dos Governos Ordenados (CGO ou COG)

Gears of War Delta - Divulgação - Divulgação
Marcus Fenix e o Esquadrão Delta inauguraram a série Gears em 2006
Imagem: Divulgação

As Guerras do Pêndulo moldaram a atual forma de governo regente em Sera há várias décadas. Mesmo com a quase total aniquilação do planeta durante a invasão Locust ocorrida no Dia da Emergência, foi a Coalizão (e o nome, The Coalition, subsidiária da Microsoft responsável por "Gears" vem daí) quem organizou tropas e estabeleceu medidas ofensivas para confrontar a ameaça. Seus Gears, soldados de elite e a frente de defesa da humanidade, foram peças fundamentais nas conquistas e vitórias em tempos de caos total. São esses seus oito valores fundamentais: ordem, diligência, pureza, trabalho, honra, lealdade, fé e humildade. A Coalizão foi fundada por Alexiy Desipichmuito antes das Guerras do Pêndulo.

Planeta Sera

Gears Planeta Sera - Divulgação - Divulgação
Imagem: Divulgação

É o pano de fundo para os acontecimentos da saga "Gears of War". É formado por um grande oceano e diversos arquipélagos, com rotação de 26 horas. Desde o Dia da Emergência, a humanidade descobriu que outras formas de vida, muito mais agressivas e resistentes do que jamais imaginavam, habitavam a parte oca do planeta, a chamada Cavidade, de forma intraterrena. É seguro afirmar que as grandes causas de conflitos em Sera estão relacionadas à Emulsão e sua promessa de fonte de energia ilimitada.

Guerras do Pêndulo

Foi a luta entre duas superpotências: a Coalizão dos Governos Ordenados (CGO) e União das Repúblicas Independentes (URI), pelo controle da Emulsão (a fonte de energia utilizável) no Planeta Sera. O conflito colocou a humanidade, mais uma vez, em colapso, pondo fim a uma era de paz e destruindo os sonhos de prosperidade mútua para todos, tudo por uma fonte de energia inesgotável. A guerra durou 79 anos, e o uso do Martelo da Aurora foi decisivo na vitória do COG, erradicando a vida de milhares de inocentes no processo. Após a guerra, houve algumas poucas semanas de paz, com foco na reconstrução no planeta, antes da invasão em escala massiva da Horda Locust na superfície.

Emulsão

É o petróleo de "Gears of War", o motivo das Guerras do Pêndulo terem começado, o principal responsável pelo avanço tecnológico da humanidade em Sera e a causa de uma nova doença, Lambency, onde expostos a substância orgânica (viva) se transformariam em monstruosidades, Lambent. É luminescente, altamente volátil, viscosa e objeto de estudo do cientista Adam Fenix.

Locust

Gears of War Emulsão - Divulgação - Divulgação
De perto, ninguém é normal
Imagem: Divulgação

Quando o primeiro "Gears" começa e controlamos Marcus Fenix pela primeira vez, a humanidade beirava a extinção, 14 anos depois de o planeta Sera ter sido invadido. A Horda Locust, grande nêmesis dos humanos, emergia das profundezas do Planeta, sendo uma raça extremamente resistente, com pele rígida e espessa, e muitíssimo agressiva, com pensamento de colmeia, regida por uma mente altamente inteligente na forma de sua rainha, Myrrah. Os Locust lutavam pela conquista do planeta enquanto fugiam de outra ameaça, que os havia expulsado de sua terra natal: os Lambent, monstruosidades descerebradas e instintivas, que causavam destruição por onde passavam.

Dia da Emergência (E-Day)

Os tempos de paz após o conflito de décadas chegaram ao fim no catastrófico E-Day, Dia da Emergência, quando enormes buracos surgiram, ao mesmo tempo, por toda Sera. Deles, emergiram monstros fortemente armados e hierarquicamente organizados, com um único objetivo: erradicar a humanidade. Hoje, o calendário vigente em Sera conta com antes e depois desse fatídico dia.

Lambent

Os Lambent são o real motivo da invasão Locust à superfície de Sera. Toda forma de vida exposta tempo suficiente à Emulsão se desfigura, acaba como Lambent, e as transformações continuam a acontecer. São de muitas formas e tamanhos, dadas as proporções do hospedeiro. A doença foi diagnosticada, a princípio, em mineiros, pessoas trabalhando sob a terra e em contato com a substância tóxica, no início das Guerras do Pêndulo. O primeiro contato dos Gears com Locusts contaminados aconteceu na invasão a Cavidade. Foram erradicados de Sera por Adam Fenix e sua arma radioativa de contramedida à Emulsão, cujo alvo eram as células alteradas pela substância.

Jacinto

Quinze anos após o E-Day, a humanidade encontrava-se à beira da extinção. Os Locust, com sua besta massiva, Riftworm, afundavam cidades inteiras em questão de minutos e Jacinto, por conta de sua geografia, tornou-se o último bastião da espécie humana. Através da Operação Tomada da Cavidade, cujo objetivo era destruir o lar dos Locust, os Gears descobriram que, para realizar o feito, a integridade de Jacinto precisaria ser posta em jogo. "Gears of War 2" conta com inúmeros momentos decisivos e marcantes, e a queda do último refúgio da humanidade é um desses momentos.

Martelo da Aurora

O Martelo é uma arma de destruição em massa, disparada via satélite, e que tem na Emulsão um de seus principais componentes. Foi primordial na vitória da Coalizão sobre a União das Repúblicas, e também em diversas tentativas de contenção da Horda Locust. Pudemos testemunhar sua eficácia destruidora pela primeira vez contra uma Berserker, em "Gears of War".

Swarm

Gears of War Swarm - Divulgação - Divulgação
Imagem: Divulgação

A evolução da espécie Locust, nascida dos milhares de corpos descartados após a vitória da humanidade sobre a Rainha Myrrah e sua horda de monstros intraterrenos. Resultado da arma de destruição em massa de Adam Fenix? Sua real origem continua misteriosa. O que se sabe é que os poucos Locust sobreviventes, os Scions, parecem controlar a Horda Swarm de alguma maneira. Sua forma mais infantil, os Juvies, nascem de casulos criados a partir de restos humanos. Foram 25 anos de paz até o surgimento dessas novas e formidáveis ameaças, colocando, mais uma vez, Sera em guerra e o futuro da humanidade, em risco.

SIGA O START NAS REDES SOCIAIS

Twitter: https://twitter.com/start_uol
Instagram: https://www.instagram.com/start_uol/
Facebook: https://www.facebook.com/startuol/
TikTok: http://vm.tiktok.com/Rqwe2g/
Twitch: https://www.twitch.tv/start_uol