PUBLICIDADE

Topo

Control Freak

Um mês depois: os 8 maiores problemas técnicos de Xbox Series X e PS5

Abertura do post "1 mês depois: os 8 maiores problemas técnicos de XSX e PS5" - Montagem / Divulgação (Sony, Microsoft)
Abertura do post "1 mês depois: os 8 maiores problemas técnicos de XSX e PS5" Imagem: Montagem / Divulgação (Sony, Microsoft)
Victor Bianchin

Victor Bianchin é jornalista, já foi editor da revista Mundo Estranho e escreveu um almanaque de games. Ele tem um Rush de estimação e considera a técnica do button mashing algo subestimado. Em Control Freak você vai ficar por dentro das curiosidades, bizarrices e polêmicas saudáveis do universo dos games.

Colunista do UOL

11/12/2020 08h00

Nesta semana, completa-se um mês dos lançamentos do Xbox Series X/S e do PlayStation 5, a nona geração de consoles. Tem sido uma época feliz para os donos dessas máquinas, com um hardware mais potente para brincar e a promessa de novos títulos nos próximos meses.

No entanto, nem tudo são flores. Se você leu nosso post sobre os 10 defeitos de fabricação que marcaram a história dos consoles, sabe que essas primeiras versões de hardware são sempre problemáticas, com travamentos e empecilhos técnicos atrapalhando a diversão.

Neste post, reunimos os problemas mais graves a afetar os dois consoles desde o lançamento. Deixamos de lado as fake news, como a história absurda de que o Xbox solta fumaça, e também problemas pontuais. Em vez disso, falamos apenas das questões que são generalizadas e frequentes.

1) Os travamentos de downloads no PS5

Tela de downloads do PS5 - Reprodução / Sony - Reprodução / Sony
Imagem: Reprodução / Sony

STATUS: Consertado com o update 20.02-02.26.00 (novembro de 2020).

Assim que o PS5 foi lançado, muitos usuários em todo o mundo reportaram um problema em que os downloads no console ficavam eternamente travados. Ao tentar baixar games como Demon's Souls e Godfall (mas principalmente Call of Duty: Black Ops Cold War), o título entrava na fila de download, mas o progresso nunca avançava.

O update 20.02-02.26.00 consertou o bug, mas, além de instalá-lo, era também preciso reiniciar o console no modo de segurança e escolher a opção de "Recriar banco de dados".

Antes de o update sair, a única forma que os jogadores estavam encontrando para driblar o problema era fazer um "factory reset", ou seja, executar o procedimento de reset que faz o PS5 voltar ao estado em que veio de fábrica. O problema disso é que o processo excluía também todos os dados salvos no aparelho.

2) O modo de descanso (rest mode) travava e até brickava o PS5

Tela de modo de descanso do PS5 - Reprodução / Sony - Reprodução / Sony
Imagem: Reprodução / Sony

STATUS: Solucionado com o último update em teoria, mas ainda ocorrendo.

Vários usuários reportaram um problema ao usar a opção de Modo de Descanso (Rest Mode), que existe para deixar o sistema dormente enquanto não é utilizado. O que acontecia era que, ao acessar essa opção, o console travava e, em alguns casos, até brickava (não iniciava, tornando-se inutilizável).

Esse problema ficou especialmente famoso porque aconteceu com o conhecido youtuber Jeremy Penter, que teve seu console brickado:

O problema, em teoria, foi consertado com o update 20.02-02.26.00. Mas só em teoria, porque ele continua sendo reportado em fóruns e nas redes sociais, como no relato abaixo, publicado no Twitter:

Por enquanto, a melhor solução permanece sendo desativar completamente o Modo de Descanso. Isso pode ser feito nas Configurações do Sistema -> Economia de Energia -> Determinar tempo até o PS5 entrar em Modo de Descanso -> Não entrar em Modo de Descanso.

3) O bug de "Recriar banco de dados" no PS5 causado por HDs externos

Mensagem de banco de dados corrompido do PS5 - Reprodução / YouTube (ZGadgetReview) - Reprodução / YouTube (ZGadgetReview)
Imagem: Reprodução / YouTube (ZGadgetReview)

STATUS: Solucionado com o último update em teoria, mas ainda ocorrendo.

Este é talvez o problema mais frequente do PS5. O recurso de Recriar banco de dados é bem comum aos usuários desde o PS3 e geralmente acontece quando o console é desligado de forma inadequada, como quando a energia cai subitamente.

No PS5, porém, esse método começou a acontecer automaticamente após algumas ações inocentes dos usuários, revelando um problema recorrente. Por exemplo, foi muito reportado que, ao jogar Spider-Man: Remastered e colocar o console em Rest Mode, o console travava e iniciava o recurso de Recriar o banco de dados.

O jornalista Jeff Gerstmann reportou isso no Twitter e o desenvolvedor da Insomniac, James Stevenson, reconheceu o problema:

No entanto, a ação que mais causou esse problema, segundo os muitos relatos na internet, foi a tentativa de bootar jogos de PS4 no PS5 a partir de hard drives externos. Ao fazer isso, muitos receberam a mensagem pouco animadora: "O banco de dados foi corrompido, ele agora será recriado".

Esse é um problema gigante se você considerar que o HD interno do PS5 é pequeno (menos de 700 GB) e que a possibilidade de bootar jogos a partir de HDs externos foi divulgada no marketing do console como uma feature. Há até problemas sendo relatados em que os dados do HD externo são corrompidos, fazendo os usuários perderem seus jogos.

Em teoria, o problema foi consertado com o último update. No entanto, ainda há vários usuários reportando este problema em fóruns como o Reddit e buscando formas de contornar a questão. Por enquanto, ainda não há uma solução 100% garantida.

4) O erro CE-108262-9 no PS5

Mensagem de erro CE-108262-9 no PS5 - Reprodução / Reddit (NoOrdinaryPage) - Reprodução / Reddit (NoOrdinaryPage)
Imagem: Reprodução / Reddit (NoOrdinaryPage)

STATUS: Não solucionado.

Esta aqui é a pior treta que pode acontecer com seu PS5. A mensagem de erro CE-108262-9 geralmente é antecedida por problemas diversos como crashes, falhas de inicialização e menus que não respondem aos comandos, entre outros.

Trata-se de um problema de hardware que não pode ser resolvido com atualizações de sistema. Se o seu console está apresentando essa mensagem de erro constantemente, você precisa entrar em contato com a Sony ou com uma assistência técnica autorizada.

5) O Xbox Series X desliga sozinho ao rodar jogos

STATUS: Não solucionado.

Logo após o lançamento, vários usuários começaram a reportar que o console da Microsoft desliga sozinho ao rodar um jogo qualquer. Sem mensagem de erro, sem tela de crash, sem nada. Simplesmente desliga. Há uma longa thread no fórum oficial da Microsoft sobre o problema com quase 1.500 respostas e muita gente reportando ser afetada.

Isso geralmente acontece logo após iniciar um game, mas há relatos de usuários que viram isso ocorrer após vários minutos jogando. O pior é que, segundo relatos, esse problema vai ficando mais e mais frequente conforme a pessoa persiste tentando jogar.

Por enquanto, não existe nenhuma solução definitiva por parte da fabricante. No entanto, pelos relatos de alguns usuários, é possível que o problema esteja relacionado ao cabo de alimentação do console e possa ser contornado trocando o cabo por outro de diferente amperagem ou então ligando o plugue diretamente na tomada, em vez de em uma extensão.

6) A função "Quick Resume" do XSX não funciona direito

Tela de Quick Resume do Xbox Series X - Reprodução / YouTube (SOGAMEPLAY) - Reprodução / YouTube (SOGAMEPLAY)
Imagem: Reprodução / YouTube (SOGAMEPLAY)

STATUS: Sendo solucionado aos poucos.

A função "Quick Resume" foi uma das mais alardeadas pela Microsoft no marketing de seu novo console. Ela permite que você saia de um jogo e entre em outro rapidamente, sem telas de salvamento ou carregamento para atrapalhar, e possa fazer isso à vontade, quantas vezes quiser, o que torna a experiência de usuário bem mais lisa e agradável.

Muito bonito na teoria, mas, na prática, o que os usuários encontraram foram vários títulos tendo problemas com o recurso. Eles reportavam que, ao utilizar a função, o que acontecia eram travamentos, telas demoradas de carregamento e até perdas de progresso. E isso sendo que o "não precisar salvar" é, em teoria, a maior vantagem desse recurso.

Jason Ronald, diretor de gerenciamento de produto da Microsoft, deu uma entrevista no podcast oficial do Xbox em que explicou que o problema está sendo causado principalmente devido à incompatibilidade de jogos feitos por estúdios third party, como a Ubisoft e a Sega. Um estúdio third party é qualquer estúdio, seja ele grande ou pequeno, que não faça parte do conglomerado da empresa que fabrica o console.

A solução da Microsoft está sendo desabilitar a função em jogos nos quais ela não funciona direito e deixá-la habilitada apenas nos jogos em que funciona. Ronald falou a respeito neste tweet:

Segundo ele, a lista de jogos habilitados irá crescer ao longo do tempo, conforme os jogos forem verificados e consertados um a um. Até lá, a opção mais segura é jogar seus jogos sem esquecer de salvar normalmente.

7) O XSX faz repetidos sons de clique

Topo do Xbox Series X - Divulgação / Microsoft - Divulgação / Microsoft
Imagem: Divulgação / Microsoft

STATUS: Não solucionado.

Vários usuários têm reportado ouvir barulhos de cliques, como uma metralhadora, ou então zunidos, quando o Xbox Series X inicia ou está lendo um disco.


Se o barulho está vindo do drive de disco, então ele provavelmente é causado por algum problema na leitura. A não ser que o disco seja defeituoso, é um problema de hardware mesmo.

Ainda há uma segunda explicação: um usuário no Reddit notou o barulho de clique saindo da grade de ventilação e abriu seu console para checar o que era. Descobriu que um dos cabos ficava muito próximo da ventoinha, de modo que ela ficava esbarrando nele enquanto girava. (Vale lembrar que abrir seu console irá invalidar sua garantia, portanto não faça isso.) Este foi o vídeo que ele postou:

Could not wait to get him to fire this up, then I heard this. (Sound on) from r/XboxSeriesX

Em ambos os casos, ainda não há uma solução oficial e o jeito é procurar o suporte técnico da Microsoft.

8) Muitos usuários reportam que o XSX não lê ou não reconhece algumas mídias

Disco sendo rejeitado pelo drive do Xbox Series X - Reprodução / Twitter (drknickel) - Reprodução / Twitter (drknickel)
Imagem: Reprodução / Twitter (drknickel)

STATUS: Não solucionado.

As redes sociais estão cheias de vídeos como este:

E este aqui também:

Este é mais um problema de hardware relacionado ao drive de disco. Por enquanto, não há uma solução oficial. No entanto, uma thread do Reddit sobre o problema sugere que ele se deve à espuma protetora contra poeira que existe na entrada do drive. A solução que muitos estão encontrando é empurrar gentilmente os discos até que o console os aceite.

Enfim, os problemas aqui listados são os principais, mas não são, nem de longe, os únicos a assolar a nova geração de consoles. Questões com controles, tela preta da morte, jogos bloqueados na loja, falta de conectividade com a internet e muitas outras fazem parte desse lançamento conturbado. PlayStation 5 e Xbox Series X/S tiveram estreias retumbantes, mas os problemas estão aí. Você teve algum? Conte pra gente nos comentários.