Topo

Os 10 leaks mais graves da história dos games

Reprodução / Valve, Nintendo e Take-Two Interactive
Imagem: Reprodução / Valve, Nintendo e Take-Two Interactive

Colunista do UOL

08/12/2020 08h00

Vazamentos para a indústria de games são como álbuns novos do Justin Bieber: causam muita dor de cabeça, mas estão sempre aparecendo.

O problema, muitas vezes, não é o vazamento em si, já que está cada vez mais fácil rastrear invasores. Não, o problema é que o leak acaba soltando para o público informações que antes eram secretas, acabando com o poder da distribuidora de controlar a narrativa de lançamento do jogo.

E acredite em nós quando a gente diz: narrativa de lançamento é tudo esses dias. Se duvida, dê uma pesquisada em "Cyberpunk 2077" no YouTube e confira os 18 bilhões de vídeos que a CD Projekt Red colocou no ar pra hypar o jogo antes do lançamento.

Confira 10 casos em que os vazamentos (alerta de trocadilho!) fizeram as expectativas das empresas escoarem pelo ralo (eu avisei).

1) Super Smash Bros. 4 tem seu elenco inteiro vazado por causa do sistema de classificação

Super Smash Bros. (3DS e Wii U) - Divulgação / Nintendo - Divulgação / Nintendo
Imagem: Divulgação / Nintendo

Todo mundo sabe que os elencos dos jogos da série Super Smash Bros. costumam ser guardados a sete chaves. E aí, quando a Nintendo anuncia personagens como Banjo e Kazooie, a internet entra em parafuso de tanta felicidade. Faz parte da estratégia de marketing deles.

Qual não deve ter sido a surpresa, então, quando o elenco de Super Smash Bros. (2014), para 3DS e Wii U, vazou inteirinho no 4chan semanas antes do lançamento? Por meio de uma série de fotos e vídeos, vários personagens que permaneciam secretos até então, como Bowser Jr. e o cachorro de Duck Hunt, foram expostos nesse leak, matando as chances de a Nintendo fazer o grande anúncio ela mesma.

As imagens do leak foram feitas a partir da cópia enviada para a ESRB, órgão que realiza a classificação indicativa na América do Norte. A legitimidade do vazamento foi confirmada quando alguns dos vídeos foram subidos no YouTube e logo depois retirados a mando da própria Nintendo. Ela não iria interferir no conteúdo se não fosse real, certo?

A casa do Mario não comentou oficialmente o vazamento, preferindo lançar normalmente o jogo em setembro de 2014.

2) PS4 Slim é vendido em site de leilões antes mesmo de ser anunciado

PS4 Slim vendido antes de o console ser anunciado oficialmente - Reprodução / Venom Fox (NeoGAF) - Reprodução / Venom Fox (NeoGAF)
Imagem: Reprodução / Venom Fox (NeoGAF)

Apesar de pouco conhecido no Brasil, o Gumtree é um site de marketplace (leilões e vendas diretas) bastante famoso nos EUA e na Europa. O pessoal vende de tudo por lá, de geladeiras a ingresso de shows.

Em 2016, quando o PS4 Slim ainda não havia sequer sido anunciado, um usuário do Twitter chamado Shortmaneighty2 encontrou uma unidade do console no site e a arrematou para si.

Em seguida, o comprador postou no Twitter e no fórum NeoGAF as fotos de sua descoberta, atiçando toda a comunidade para o lançamento secreto. Aliás, vale a pena ler o tópico do NeoGAF e ver como todo mundo estava descrédulo, acreditando que as imagens eram Photoshop. A imprensa logo caiu em cima do fato e, de repente, o PS4 Slim era o segredo mais mal guardado do mundos dos negócios.

Antes desse leak, rumores sobre um PS4 Slim já circulavam na imprensa, mas nada confirmado. A Sony não se dignou a fazer qualquer declaração a respeito do vazamento e preferiu anunciar o console normalmente na Tokyo Game Show, como se nada tivesse acontecido, duas semanas depois.

3) Código de Half-Life 2 é vazado um ano antes do lançamento do jogo

Halo 2 - Divulgação / Microsoft - Divulgação / Microsoft
Imagem: Divulgação / Microsoft

Em 2003, um hacker alemão de apenas 20 anos de idade conseguiu invadir os computadores da Valve e ganhar livre acesso aos arquivos da rede da desenvolvedora - tudo isso sem ser notado. Seu nome era Axel Gembe e, em breve, ele se tornaria uma das figuras mais polêmicas da comunidade gamer.

Gembe era um fã dedicado de Half-Life e havia invadido a Valve não para vender informações, mas sim para descobrir mais sobre o segundo jogo da franquia, o qual estava ansioso para jogar. Não foi preciso cavar muito para achar o Santo Graal da invasão: o código-fonte e os assets do novo jogo.

Ainda era uma versão bastante distante da final, pois Half-Life 2 só seria lançado um ano depois (após um atraso de justamente um ano). Mas era algo. Embora Gembe não tenha distribuído o jogo na internet, ele, na base da confiança, repassou os arquivos a um colega para que ele pudesse checar como estava o game. É lógico que, em questão de dias, o jogo estava circulando livremente em torrents por aí.

As investigações policiais não deram em nada, mas Gembe foi tolo o suficiente a ponto de mandar um e-mail para Gabe Newell assumindo a autoria do hack e pedindo um emprego. "Eu era muito ingênuo na época", ele contou em entrevista ao Eurogamer. "Era e ainda é meu sonho trabalhar para uma desenvolvedora de jogos, então eu pedi. Eu esperava que eles pudessem me perdoar pelo que fiz, até porque não havia sido intencional".

Newell chegou a fazer uma entrevista por telefone com Gembe para confirmar a identidade do ladrão de dados e depois acionou a polícia alemã, que prendeu o hacker em sua casa. Gembe foi sentenciado a dois anos de prisão com direito a liberdade condicional.

A Valve perdeu US$ 250 milhões por causa do vazamento (segundo a polícia), mas Half-Life 2 ainda venderia a astronômica quantidade de 8,6 milhões de cópias.

4) Cópias físicas de Kingdom Hearts 3 vazam mais de um mês antes do lançamento

Kingdom Hearts 3 - Divulgação / Square Enix - Divulgação / Square Enix
Imagem: Divulgação / Square Enix

Se você considerar que os fãs de Kingdom Hearts passaram 13 anos esperando uma sequência para o segundo jogo, lançado em 2005, não é de admirar que o vazamento de KH3 tenha causado alvoroço e revolta na comunidade.

O leak aconteceu porque algumas cópias físicas de Xbox One foram vendidas no marketplace do Facebook em dezembro de 2018 por US$ 100, um mês e meio antes do lançamento oficial. Revoltados, os fãs identificaram o vendedor como sendo um funcionário do Walmart no estado da Carolina do Norte (EUA) e o reportaram para a polícia.

O diretor do jogo, Tetsuya Nomura, veio a público logo após o leak pedir aos fãs que não compartilhassem os vídeos. Ele também disse que o epílogo e o filme secreto do jogo, que representavam os maiores spoilers, seriam lançados depois e não corriam o risco de serem vazados com esse problema.

Em janeiro de 2019, após o jogo chegar oficialmente às lojas, Nomura deu uma entrevista para a revista japonesa Famitsu em que disse que não conseguia "evitar reconsiderar o que fazer nos meus próximos jogos" a respeito de um lançamento mundial simultâneo.

5) Dreamcast perde uma carta na manga por causa de um leak

Sega Dreamcast - Divulgação / Sega - Divulgação / Sega
Imagem: Divulgação / Sega

Lá no final dos anos 90, quando o Dreamcast começou a ser desenvolvido dentro da Sega, havia duas equipes diferentes trabalhando no console: uma nos EUA e outra no Japão. Cada uma estava estudando um chipset diferente para a arquitetura da máquina, sendo que o time americano possivelmente tinha a opção mais interessante: uma parceria com a 3Dfx.

Como muita gente que lê este blog não viveu a fase de ouro dos arcades, a gente esclarece: durante quase todo o século passado, eram os arcades que traziam as inovações de hardware primeiro, com os consoles sempre correndo atrás para tirar o atraso. A 3Dfx inovou ao trazer para essas máquinas placas gráficas capazes de rodar 3D com qualidade impressionante e tempo de resposta rápido. Foi uma tecnologia revolucionária que gerou arcades clássicos como San Francisco Rush e Wayne Gretzky's 3D Hockey.

Essa popularidade levou a 3Dfx a fazer uma oferta pública, ou seja, a entrar no mercado de ações. Nessa proposta detalhando suas características e finanças, a 3Dfx revelou sua parceria com a Sega para o Black Belt (nome do protótipo do Dreamcast do time americano).

Nunca se soube exatamente o porquê, mas a Sega rompeu o acordo com a 3Dfx semanas depois. Há rumores de que, como o Black Belt sequer havia sido anunciado para o mercado, a empresa japonesa tenha ficado furiosa com o vazamento e se sentido traída.

Notícia da EGM sobre a Sega desfazer parceria com 3Dfx - Reprodução / Electronic Gaming Monthly #99 - Reprodução / Electronic Gaming Monthly #99
Imagem: Reprodução / Electronic Gaming Monthly #99

Quem saiu no prejuízo foi a própria Sega, pois o Dreamcast teve que sair com a placa gráfica japonesa, que era inferior. Não que os gráficos do Dreamcast fossem feios para época, mas eles só eram capazes de competir com a quinta geração de consoles (N64 e PS1) e não com a sexta (PS2, Xbox e GameCube), da qual ele fazia parte.

Mas é claro que essa foi só a ponta do iceberg do fracasso do Dreamcast.

6) Documentos revelando tudo sobre The Witcher 3 vazam antes do lançamento

The Witcher 3 - Divulgação / CD Projekt Red - Divulgação / CD Projekt Red
Imagem: Divulgação / CD Projekt Red

Em junho de 2014, a conta de Google Drive de um funcionário da CD Projekt Red foi hackeada, resultando em dezenas de arquivos de The Witcher 3 sendo vazados para o público em sites como Reddit e 4chan. Isso incluía artes conceituais, storyboards, detalhes sobre missões e personagens e o final da história principal. Tudo isso seis meses antes de o jogo sair oficialmente.

"Uma parte dos arquivos contém informações sobre a história do jogo, então a gente fortemente recomenda não acessá-los, já que isso pode impactar e estragar sua experiência de jogo", disse o chefe de marketing da empresa, Michal Platkow-Gilewski, em uma entrevista. "A gente também gostaria de garantir a todos que a revelação de tais documentos não afeta o ciclo de desenvolvimento de nenhuma forma".

The Witcher 3 vendeu 28 milhões de cópias e ganhou vários prêmios de melhor jogo do ano, provando que o leak, apesar de pesadíssimo para a moral da companhia, não causou nenhum arranhão em sua performance.

7) Site de games posta informações confidenciais sobre RDR2 e é obrigado a doar dinheiro

Red Dead Redemption 2 - Divulgação / Take-Two Interactive - Divulgação / Take-Two Interactive
Imagem: Divulgação / Take-Two Interactive

Em fevereiro de 2018, um site de games britânico chamado Trusted Reviews vazou uma série de informações sobre Red Dead Redemption 2 com base em um documento confidencial que havia obtido. Isso incluía detalhes como a possibilidade de jogar em primeira pessoa e o modo de battle royale.

A publicadora Take-Two lançou o processinho e, em novembro daquele ano, as partes entraram em um acordo que resultou na empresa IT Media, dona do site, tendo que doar US$ 1,3 milhão a instituições de caridade. Também rolou um pedido de desculpas:

Pedido de desculpas do Trusted Reviews para a Take-Two Interactive - Reprodução / Trusted Reviews - Reprodução / Trusted Reviews
Imagem: Reprodução / Trusted Reviews

Uma coisa que você talvez não saiba é que sites de videogame não têm muito dinheiro. Mesmo os mais famosos às vezes precisam se resolver com o orçamento de exatamente uma paçoca e duas cocadas. Um milhão de dólares é dinheiro pra caramba pra esse pessoal (ahm? nós). Com certeza teve executivo chorando no chuveiro por causa desse acordo.

8) Crysis 2 vai parar nos torrents e vira um dos jogos mais pirateados de todos os tempos

Crysis 2 - Divulgação / Electronic Arts - Divulgação / Electronic Arts
Imagem: Divulgação / Electronic Arts

Crysis 2 vazou online em fevereiro de 2011, ou seja, um mês antes de seu lançamento oficial. Foi um leak tão estrondoso que foi parar na capa de todos os sites de torrent. Era uma versão beta, mas que podia ser jogada do início ao fim e ainda incluía o modo multiplayer.

Em uma nota da Electronic Arts ao site Kotaku, a distribuidora disse o seguinte: "A Crytek foi alertada que um build incompleto e inacabado de Crysis 2 apareceu em sites de torrent. Crystek e EA estão profundamente desapontadas com essa notícia. Nós encorajamos os fãs a apoiar o jogo e o time de desenvolvedores esperando e comprando o jogo final e completo em 22 de março".

Segundo um relatório do Torrent Freak naquele ano, Crysis 2 foi o jogo mais pirateado de 2011, com mais de 3 milhões de downloads.

9) Halo 2 vaza um mês antes de lançamento

Halo 2 - Divulgação / Microsoft - Divulgação / Microsoft
Imagem: Divulgação / Microsoft

Após o primeiro Halo se tornar o jogo mais vendido para o Xbox, a Microsoft passou a ver a franquia como sua galinha dos ovos de ouro, trabalhando exaustivamente para criar uma sequência à altura. Halo 2 foi programado para sair em novembro de 2004, bem a tempo da Black Friday e do Natal. A Microsoft estava com os cofres prontinhos para encher de dinheiro.

E aí o jogo vazou em sites de torrent um mês antes a partir de uma cópia francesa. A empresa de Bill Gates ligou o sinal vermelho e anunciou na web que considerava o download dessa versão vazada como "roubo" e que "levava muito a sério a integridade de sua propriedade intelectual". Um número de telefone e um e-mail foram divulgados ao público para o compartilhamento de informações que levassem ao indivíduo vazador.

Vale lembrar que a versão vazada só rodava em consoles destravados e que não rodava as funcionalidades online - o que, para um jogo como Halo, era obviamente um problema gigantesco.

Halo 2 acabou vendendo mais de 8 milhões de cópias e se tornando o jogo mais vendido do Xbox original. Prova de que a comunidade queria mesmo se digladiar online e não ficar ouvindo o Master Chief falar francês.

10) Existência de Fallout 4 é revelada dois anos antes por causa de roteiro vazado

Fallout 4 - Divulgação / Bethesda - Divulgação / Bethesda
Imagem: Divulgação / Bethesda

Após lançar Fallout 3, a Bethesda passou a se dedicar a The Elder Scrolls V: Skyrim e a franquia apocalíptica ficou envolta em mistério. Quando o próximo jogo seria lançado? Qual seria o enredo? As respostas a essa pergunta estavam trancadas a sete chaves.

Isto é, até novembro de 2013, quando o site Kotaku publicou duas páginas do que era aparentemente o início do script de Fallout 4. O documento havia sido obtido a partir de audições feitas com atores para o projeto.

Script de Fallout 4 vazado pelo Kotaku - Reprodução / Kotaku - Reprodução / Kotaku
Imagem: Reprodução / Kotaku

Embora o roteiro não cite a palavra "fallout", ele começa com "A guerra. A guerra nunca muda", mesma frase que abriu os outros três jogos. Além disso, ele também se passa num futuro apocalíptico. A história mostra o personagem principal preso em um museu com outros soldados, precisando resgatar um núcleo de energia para recarregar as armas dos soldados.

Fallout 4 só seria anunciado em junho de 2015, quase dois anos depois. E o roteiro provou-se verdadeiro, com o diálogo no jogo sendo dito exatamente como nas páginas vazadas. Lá se foi a surpresa, hein Bethesda?