Topo

As 11 notícias mais bizarras dos lançamentos do PS5 e do Xbox Series X

Montagem: Control Freak / Reprodução: Reddit (@benvegan, @Aclysmic)
Imagem: Montagem: Control Freak / Reprodução: Reddit (@benvegan, @Aclysmic)

Colunista do UOL

20/11/2020 08h00

É oficial! Xbox Series X e PlayStation 5 estão lançados e já presentes na casa de gamers do mundo todo, incluindo os brasileiros.

É claro que já tem um monte de problemas aparecendo, desde barulhos estranhos até crashes constantes. Mas isso é secundário perante o que realmente importa: temos máquinas novas para jogar joguinhos no meio desse combo de pandemia, crise econômica e stress de eleições.

Então, em vez de falar de problemas, vamos juntar aqui 11 histórias curiosas, inusitadas ou simplesmente diferentes que aconteceram nas últimas semanas.

1) A infame fumaça do Xbox Series X

Xbox Series X soltando fumaça - Reprodução / Twitter (@CultureCrave) - Reprodução / Twitter (@CultureCrave)
Imagem: Reprodução / Twitter (@CultureCrave)

Foi só o novo Xbox ser lançado que alguém resolveu postar um vídeo dele "soltando fumaça". A imagem era impressionante, com um belo volume de fumaça branca emergindo do gradil do console.

A questão é que aquilo, obviamente, não era fumaça causada pelo console estar em chamas - se esse fosse o caso, a cor da fumaça seria preta e haveria outros indícios de problema. O truque era feito soprando fumaça de vape na parte de trás do console, a qual acabava escapando pela parte de cima.

A Microsoft demonstrou como a fake news foi produzida:

E também deixou a dica óbvia: por favor, não assopre vape no seu console".

2) Sony avisa que não dá para casar com o PS5

Pedido de casamento com jogo de PS5 - Reprodução / Reddit (@benvegan) - Reprodução / Reddit (@benvegan)
Imagem: Reprodução / Reddit (@benvegan)

Uma reportagem do site Push Square mostrou que tem muita gente aproveitando o lançamento do PS5 para pedir seus mozões em casamento.

Entrando na brincadeira, a conta britânica do PlayStation avisou a todo mundo que não é possível tentar juntar as panelas com o console.

3) Alguém recebeu um PS5 sem o botão X no controle

Controle DualSense com botão trocado - Reprodução / Reddit (@TalentedTortoise) - Reprodução / Reddit (@TalentedTortoise)
Imagem: Reprodução / Reddit (@TalentedTortoise)

Reparou no que tem de errado na imagem acima?

Ela foi postada por Talented Tortoise, um usuário de Reddit que ficou bem surpreso ao receber seu PS5 novinho. O controle DualSense que veio com a máquina, em vez de ter o botão X, tem um botão de triângulo invertido no lugar.

Se é fake ou não, a gente não sabe, afinal a Sony não se pronunciou e o usuário não apareceu mais no próprio post que criou. Mas já imaginou que legal possuir essa versão exclusivíssima do DualSense?

4) Vai ter um modelo de Xbox Series X exclusivo de... uma rede de fast food

A Bojangles, uma rede de fast food do sudeste dos EUA especializada em frango frito, anunciou uma promoção bem diferente no Twitter: quem der RT ao post acima concorre a um modelo exclusivo do Xbox Series X.

Repare que essa versão do console foi totalmente remodelada para ficar com a aparência de uma caixinha de delivery. É estranho, é sem noção, é aleatório, mas nós já queremos um.

5) Influencers receberam uma geladeira em tamanho real do Xbox

Geladeira do Xbox Series X - Reprodução / YouTube (@iJustine) - Reprodução / YouTube (@iJustine)
Imagem: Reprodução / YouTube (@iJustine)

Já que estamos falando de ações promocionais estranhas do Xbox, é preciso mencionar as geladeiras em tamanho real - e completamente funcionais! - que foram enviadas para alguns influencers para promover o novo console.

Além do formato idêntico ao do Series X, as geladeiras também possuem o logo em LED na parte de fora e uma luz verde interna espertíssima. Pela aparência nos vídeos, a geladeira é um trambolho gigante, mas que ficaria bem na sala de jogo de qualquer um, ah ficaria.

6) O PS5 mudou o centenário logotipo do metrô de Londres

Sinais do metrô de Londres com símbolos do controle do PS5 - Divulgação (Sony) - Divulgação (Sony)
Imagem: Divulgação (Sony)

O metrô de Londres é o mais antigo do mundo e também um dos maiores. Diferentemente do metrô de São Paulo, em que as estações são espaçosas e com grande pé direito, por lá é tudo apertadinho e não há muito glamour.

Mas a estação de Oxford Circus, que fica em um dos mais chiques centros comerciais da cidade, tem sim seu charme. Alguém na Sony teve a sacada de trocar os logotipos das várias entradas dessa estação e também de colocar banners na parte interna com os logos alternativos. Em vez do círculo vermelho tradicional, o quadrado, o triângulo e o X do DualSense passaram a emoldurar a palavra "underground". Coisa de gênio!

Metrô de Londres com símbolos do PS5 - Divulgação (Sony) - Divulgação (Sony)
Imagem: Divulgação (Sony)
Estação de Lancaster Gate (Londres) com customização de Ratchet e Clank - Reprodução / Reddit (@LtDannyboi) - Reprodução / Reddit (@LtDannyboi)
Imagem: Reprodução / Reddit (@LtDannyboi)

Além disso, quatro estações da rede foram temporariamente renomeadas como parte da ação. Mile End virou "Miles End" (referência a Spider-Man: Miles Morales), Lancaster Gate virou "Ratchet and Clankaster Gate", Seven Sisters virou "Gran Turismo 7 Sisters" e West Ham virou "Horizon Forbidden West Ham".

7) Um youtuber destruiu o PS5 e tentou trocar na loja

Youtuber destruindo o PS5 com martelo - Reprodução / YouTube (@Mega64) - Reprodução / YouTube (@Mega64)
Imagem: Reprodução / YouTube (@Mega64)

Este é mais um caso de youtuber fazendo idiotice por views. Nada de novo no front. Mas a parte em que ele leva o console destruído para uma loja GameStop (rede varejista dos EUA) e tenta obter um reembolso é bem engraçada. O funcionário, chocado com o estado em que o console está sendo devolvido, afirma que loja nenhuma vai aceitar reembolsar isso.

8) Imagem de bolinha flutuando sobre o Xbox viralizou

Xbox Series X "levitando" bolinha - Reprodução / Reddit (@SnowFlakesMilkHoney) - Reprodução / Reddit (@SnowFlakesMilkHoney)
Imagem: Reprodução / Reddit (@SnowFlakesMilkHoney)

Na semana passada, viralizou na web uma imagem postada no Reddit em que uma bolinha de pingue pongue levitava suspensa pelo ar expelido pelo Xbox Series X. É essa aí em cima. Algumas pessoas imediatamente começaram a ficar desconfiadas: seria a ventoinha do console forte o suficiente para produzir um vento tão intenso assim?

Oras, é claro que não. Outros vídeos postados por usuários mostram que o vento da exaustão do Xbox não é suficiente nem para levitar uma pena, quanto mais uma bolinha de pingue pongue.

Mas a Microsoft entrou na brincadeira...

9) Personagens do PS5 fecharam um pregão da Bolsa de Nova York

Aloy e Ratchet fechando pregão da Bolsa de NY - Reprodução / Twitter (@NYSE) - Reprodução / Twitter (@NYSE)
Imagem: Reprodução / Twitter (@NYSE)

No dia 12 de novembro, em uma ação de marketing estranhíssima, a Sony patrocinou o fechamento da New York Stock Exchange (Bolsa de Valores de NY). Uma modelo fantasiada de Aloy (de Horizon: Forbidden West) e um modelo fantasiado de Ratchet estavam lá para tocar o sino que representa o fim do pregão. Os dois personagens, claro, são de jogos exclusivos do PS5.

Ok, beleza, mais uma coisa totalmente aleatória dessa temporada de lançamentos.

10) Já tem gente customizando as placas do PS5

Placas de PS5 customizadas - Reprodução / Reddit (@Hawkijustin, @TxASkul) - Reprodução / Reddit (@Hawkijustin, @TxASkul)
Imagem: Reprodução / Reddit (@Hawkijustin, @TxASkul)

Você se lembra que, assim que foi revelado que as placas do PS5 seriam removíveis, apareceu um site vendendo placas customizadas e a Sony, logo em seguida, mandou ele sair do ar?

Muita gente ficou apreensiva de que isso seria um sinal de que a empresa seria contra customizações. Uma posição oficial ainda está por vir, embora o mais provável seja que a Sony vá vender as placas customizadas ela mesma e não queira ninguém roubando esse mercado.

A boa notícia é que já tem gente fazendo as próprias customizações para uso pessoal e elas estão com uma aparência ótima:

Placas customizadas de PS5 - Reprodução / Reddit (@craayoons, @Aclysmic) - Reprodução / Reddit (@craayoons, @Aclysmic)
Imagem: Reprodução / Reddit (@craayoons, @Aclysmic)

Essas imagens são todas do Reddit, onde os usuários têm postado suas criações. Ah, e alguém também customizou um controle DualSense:

Controle DualSense customizado - Reprodução / Reddit (@Symbiote81062) - Reprodução / Reddit (@Symbiote81062)
Imagem: Reprodução / Reddit (@Symbiote81062)

11) Alguém fez um bolo do Xbox e nos deixou com vontade

Bolo no formato do Xbox Series X - Reprodução / YouTube (@Sideserf Cake Studio) - Reprodução / YouTube (@Sideserf Cake Studio)
Imagem: Reprodução / YouTube (@Sideserf Cake Studio)

A gente também acha que aquele meme do "tudo é bolo" ficou velho bem rápido, mas esta obra de arte, que é criação do canal Sideserf Cake Studio, valeu o flashback.

Imagina um bolo desses com uns refris na geladeira de Xbox e uns bifes defumando na fumaça do console? Huuum, perfeito.