Um Emmy diferente

De Splash, em São Paulo

O Emmy 2020 não foi nada normal —e isso é bom! Com uma plateia virtual e transmissões vindo de 140 lugares, o Oscar da TV corria o risco de ser uma reunião interminável do Zoom, mas o que a gente viu foi uma cerimônia divertida, mais espontânea do que o normal e, claro, com muitas surpresas!

Continua depois da publicidade

Plateia fake

Logo no começo, o Emmy deu um susto em muita gente, com uma plateia cheia de famosos. Mas calma: eram cenas antigas. O apresentador Jimmy Kimmel estava sozinho no Staples Center. Ou quase, na verdade. Ele estava acompanhado por uma enorme plateia virtual.

Mas nem tudo foi distanciamento social: o apresentador recebeu alguns famosos no palco, incluindo Jennifer Aniston —que quase não conseguiu apagar o fogo que Jimmy colocou em um pobre envelope para higienizá-lo.

Ninguém disse que ia ser fácil, né?

Não demorou pra cena virar esse meme que representa muito a gente:

Sabe quem também apareceu no palco do Emmy para apresentar um prêmio?

Uma alpaca.

Favor não confundir com Al Pacino, como o ator Randall Park fez...

alpaca emmy - Reprodução/TNT - Reprodução/TNT
Al Pacino? Não! Alpaca no Emmy 2020
Imagem: Reprodução/TNT

Teste de PCR, para diagnosticar covid-19? Também teve:

teste pcr emmy - Reprodução/TNT - Reprodução/TNT
Imagem: Reprodução/TNT
Continua depois da publicidade

Cadê o SAP?

Quem acompanhou o Emmy pela TNT encontrou um problema: por quase uma hora, simplesmente não dava para ouvir a premiação no áudio original, o que fez muita gente ir reclamar nas redes sociais.

Puxado, né?

A entrega dos prêmios

Com a maior parte dos indicados em casa, o Emmy achou um jeito seguro de levar os prêmios até eles: representantes com trajes especiais foram enviados até as casas dos indicados. Tudo para evitar o coronavírus.

Continua depois da publicidade

Valeu até apelar para uma caixa tecnológica que abria sozinha, como aconteceu com John Oliver, vencedor na categoria de melhor talk-show.

Mas e quem não ganhava?

Bom, eles também recebiam uma visitinha dos entregadores com roupa "de astronauta", mas com outro final, como bem mostrou Ramy Youssef, indicado a melhor ator de comédia por "Ramy".

Reunião de 'Friends'!

Sim, a reunião de "Friends" no HBO Max foi adiada por causa da pandemia, mas o Emmy nos deu um gostinho: Jennifer Aniston, Courteney Cox e Lisa Kudrow apareceram juntinhas!

Amamos, sim ou claro?

Continua depois da publicidade

Espiadinha

O Emmy também foi uma boa oportunidade para darmos uma espiadinha na casa dos famosos. A gente viu um pedacinho da estante da Jennifer Aniston, alguns sofás bem bonitos e até a festinha chiquérrima em um quintal que não sabemos ao certo se é da Reese Whiterspoon ou da Kerry Washington (é a verdadeira definição de tanto faz, né?).

reese kerry - Reprodução/TNT - Reprodução/TNT
Imagem: Reprodução/TNT

Militância? Teve também.

Achou que não ia ter política no Emmy? Achou errado. Os vencedores aproveitaram seus discursos para se posicionar e pedir para os americanos votarem este ano, já que lá nos EUA o voto é facultativo.

Continua depois da publicidade

Foi o caso de Mark Ruffalo, vencedor de melhor ator em minissérie por "I Know This Much Is True".

Vamos ser um país de divisão e ódio, um país só para um tipo de pessoas, ou vamos ser um país de amor, força e luta por todos nós? É isso que estamos enfrentando agora. Então saiam e votem

Mark Ruffalo

Já Regina King e Uzo Aduba —vencedoras por "Watchmen" e "Mrs. America", respectivamente— usaram camisetas em referência a Breonna Taylor, morta a tiros pela polícia americana em março. A de Uzo tinha o nome dela estampado, enquanto a de Regina levava uma foto dela.

Continua depois da publicidade
uzo aduba emmy - Reprodução/TNT - Reprodução/TNT
Imagem: Reprodução/TNT

A noite de Schitt's Creek

Mas vamos falar de vencedores? Nas categorias de comédia, não teve para ninguém: "Schitt's Creek", sobre uma família de ricaços que perde tudo e vai morar numa cidade no meio do nada, levou tudo. E foi tudo mesmo: a série saiu com sete prêmios, incluindo o de melhor comédia, batendo recorde.

Uma despedida perfeita para a última temporada da série.

schitts creek - Divulgação - Divulgação
Catherine O'Hara foi escolhida melhor atriz em série de comédia por 'Schitt's Creek'
Imagem: Divulgação

Pai e filho

E o mais fofo: Eugene Levy e Daniel Levy, pai e filho, saíram premiados pelo trabalho na série. Eugene levou o prêmio de melhor ator em comédia, e Daniel saiu com os prêmios de melhor roteiro, direção e ator coadjuvante. Parece que o talento é de família, né?

Continua depois da publicidade

E fica a dica: você pode ver todas as temporadas de "Schitt's Creek" no UOL Play. Vai perder essa? Veja abaixo onde mais a série está disponível.

'Watchmen' também arrasou!

Nas categorias de minissérie, a maior vencedora foi "Watchmen", da HBO. Ela saiu com quatro prêmios: melhor atriz (Regina King), melhor ator coadjuvante (Yahya Abdul-Mateen II), melhor roteiro (Damon Lindelof), claro, melhor minissérie. Merecidíssimo!

watchmen - Reprodução - Reprodução
Imagem: Reprodução
Continua depois da publicidade

O reinado de 'Succession'

"Game of Thrones" pode ter acabado, mas a HBO continuou dominando as categorias de série dramática. Sua "Succession", sobre um império midiático controlado por uma família complicada, saiu com os prêmios de melhor série, ator (Jeremy Strong), direção e roteiro.

É muito poder, né?

succession - Divulgação - Divulgação
Imagem: Divulgação

A surpresa de Zendaya

E claro que Emmy que é Emmy não podia deixar de ter uma surpresa, né? Zendaya superou Jennifer Aniston e Olivia Colman e foi premiada como melhor atriz de drama por "Euphoria". Brilhou demais e quase quebrou a internet!

Continua depois da publicidade

Então no fim deu certo o Emmy virtual?

Deu! A cerimônia teve surpresas divertidas e conseguiu usar bem suas transmissões socialmente distantes. Podiam ter usado mais os indicados que estavam em casa? Com certeza (e provavelmente eles renderiam ótimos momentos).

Há espaço para melhorar, já que houve um momento de falha de som e as interações dos famosos que foram ao Staples Center não ficaram exatamente espontâneas... Mas o resultado foi bom para uma primeira experiência, e o Emmy provavelmente vai servir de referência para as premiações que virão por aí no futuro próximo.

Quer mais análise da cerimônia?

Leia na coluna de Mauricio Stycer.

Continua depois da publicidade

Quer ver a lista completa de vencedores do Emmy? Tá na mão:

0