Topo

Como 'Schitt's Creek' se tornou um fenômeno justamente quando acabou

O elenco de 'Schitt's Creek'
O elenco de 'Schitt's Creek'
Instagram/Reprodução

De Splash, em São Paulo

20/09/2020 22h16

Sabe aquele ditado que diz que só damos valor a alguma coisa quando a perdemos? Foi mais ou menos o que aconteceu com "Schitt's Creek", série canadense que se tornou queridinha da crítica e do público justamente quando estreou sua sexta e última temporada.

Continua depois da publicidade

Na mesma noite, a série criada por Eugene Levy e seu filho, Daniel Levy, levou simplesmente todos os principais prêmios de comédia no Emmy, incluindo as categorias de ator e atriz, ator e atriz coadjuvante e melhor série de comédia! No total, foram nove troféus, um recorde para uma mesma temporada de uma série cômica na premiação.

Encerrada em abril, "Schitt's Creek" marcou recordes de audiência nos últimos episódios e finalizou sua trajetória em seu pico de popularidade. No Brasil, a série é transmitida pelo Comedy Central e também está disponível no UOL Play e no Paramount+. Mas se você ainda está na dúvida se deve ou não assistir, te contamos o segredo por trás do sucesso.

Um lugarzinho no meio do nada...

"Schitt's Creek" conta a história de uma família riquíssima que perde tudo e é obrigada a trocar o luxo de Hollywood por uma vida simples na cidadezinha que eles compraram como piada nos anos 1990, a tal Schitt's Creek.

Continua depois da publicidade

Ai de quem rejeitou...

A série canadense foi rejeitada por canais como HBO e Showtime e acabou estreando em 2015 num pequeno canal a cabo americano, a Pop TV. Fez história: é a primeira série da Pop TV a ser indicada e vencer o Emmy!

Boca-a-boca

Em entrevista ao "The Guardian", Dan Levy defende que o segredo de tanto sucesso foi o boca-a-boca que se iniciou antes de a série estourar.

É aquele efeito Justin Bieber. Quando as pessoas encontraram Bieber no YouTube, sentiram aquele senso de proteção por ele, como se fosse um segredo que eles tinham sorte de compartilhar. As pessoas sentiram como se tivessem descoberto essa série e pediram para todos os amigos e familiares assistirem.

Continua depois da publicidade

Fãs famosos

"Schitt's Creek" também virou febre entre grandes celebridades. Nicole Kidman e Jennifer Lawrence se declararam fãs do programa, enquanto Mariah Carey chegou até a tuitar sobre uma das cenas.

Novo significado

O que era somente um caso de ricos se adaptando a uma nova realidade se transformou em uma verdadeira história de amor e companheirismo.

O objetivo era que, no final da série, a família se desse conta do valor do amor. Dinheiro pode resolver várias coisas. Mas eles nunca conseguiriam comprar a intimidade que conquistaram ao longo das temporadas.

Dan Levy, em entrevista à "Variety"

Continua depois da publicidade

Mesmo no ápice de popularidade e alcance, os criadores de "Schitt's Creek" resolveram que seria melhor colocar um ponto final na série. "Eu não quis comprometer a qualidade da história em momento algum. Não valia a pena correr esse risco", admitiu Dan.

Pelo visto, valeu a pena!

* Este texto foi publicado originalmente em 18 de maio deste ano no antigo Entretenimento do UOL.