Copa do Mundo

Além de forçar pausa do BTS, serviço militar atrapalhou craque coreano

Por Weslley Neto

Pausa do BTS

A banda de K-pop anunciou, em outubro, uma pausa de três anos para que membros do grupo cumpram o serviço militar obrigatório, anunciou a agência BigHit Music.
Reprodução

Como funciona?

Segundo a lei da Coreia do Sul, todos os homens aptos são obrigados a servir no exército por 18 meses até os 28 anos, informou a CNN Brasil.
Divulgação/Billboard

'Guerra' com Coreia do Norte

O The Guardian explicou, em agosto, que a Coreia do Sul mantém o serviço obrigatório por estar "tecnicamente" em guerra com o país vizinho mesmo sem confrontos bélicos desde 1953.
Reprodução/Instagram

É possível adiar?

Após projeto de lei aprovado em 2020, artistas podem adiar o compromisso até os 30 anos. É o caso de Jin, mais velho do BTS, que completa a idade limite em dezembro.
Han Myung-Gu/WireImage/Getty Images

O que integrantes farão?

Os outros seis artistas do grupo nasceram entre 1993 e 1997. Eles servirão ao exército conforme o período estipulado por cada um, diz o comunicado oficial.
Cindy Ord/WireImage

BTS no Qatar

O mais novo entre eles é Jungkook, 25, que investe em carreira solo. Ele fez uma apresentação durante a abertura da Copa do Mundo.
Getty Images

E no futebol?

Principal atleta da Coreia do Sul no mundial, Heung-min Son, atacante do Tottenham, também enfrentou problemas com o serviço militar obrigatório.
Francois Nel/Getty Images

Desafio

Atletas podem pedir dispensa caso conquistem honrarias para o país. Para isso, a seleção da Coreia do Sul, liderada por Son, precisava levar a medalha de ouro no torneio de futebol dos Jogos Asiáticos de 2018.
Jung Yeon-je / AFP

Condecorado

Após cumprir o objetivo, Son serviu à Marinha da Coreia do Sul por apenas três semanas. Ele cumpriu o período em 2020, quando o futebol parou devido à pandemia da covid-19.
Handout / Republic of Korea Marine Corps / AFP
Publicado em 24 de novembro de 2022.