Topo

Marcio Garcia eleva ibope acima do previsto e "atrapalha" planos da Globo

Marcio Garcia tem boa estreia com seu novo programa domincal, o "Tamanho Família" - Artur Meninea/TV Globo
Marcio Garcia tem boa estreia com seu novo programa domincal, o "Tamanho Família" Imagem: Artur Meninea/TV Globo

Colunista do UOL

13/07/2016 07h43Atualizada em 14/07/2016 12h57

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Nada como uma TV ter de resolver o “problema” de um de seus programas ir bem demais no ibope.

Foi o que ocorreu com “Tamanho Família”, programa de Marcio Garcia que estreou no último domingo. O ator, apresentador e diretor esperou oito anos para ver sua atração materializada, mas pelo jeito valeu a pena: fez a audiência da Globo subir cerca de 22% na comparação com a estreia do programa antecessor, “Superstar”.

Na comparação com a estreia de outro programa que ia ao ar no mesmo horário, o “Esquenta”, de Regina Casé, Marcio Garcia elevou a audiência ainda mais: quase 30% de diferença.

O curioso é que o ótimo resultado já na estreia do “Tamanho Família” não era previsto nem mesmo pela cúpula da Globo. Isso pode inclusive “atrapalhar” os planos da emissora. Atrapalhar no bom sentido...

Em primeiro lugar porque já surge como opção lógica contra o reality “Superstar” no próximo ano. O reality musical custa muito caro à Globo em termos de produção e os famigerados royalties, enquanto que o “Tamanho...” é prata da casa.

@feltrinoficial

O segundo "problema" se deve ao fato de a Globo já ter confirmado que a quinta temporada do “Esquenta” retorna à grande ainda neste semestre, e no lugar justamente --vejam só-- do “Tamanho Família”.

Ocorre que, se o programa de Marcio subir ainda mais a audiência, a Globo pode ter de refazer seus planos no curto ou médio prazo.

“Tamanho Família” estreou com média de 12,9 pontos na Grande São Paulo (cada ponto = 69 mil domicílios). Já o “Superstar” estreou com 10,5 pontos; e o próprio “Esquenta”, em 2014, estreou com 9,9 pontos.

Resta saber o que a Globo poderia fazer em caso de mais sucesso de seu novo produto, pois, aparentemente, não há como acomodar Garcia e Casé na grade dominical. Não por enquanto.

E não deixará de ser  arriscado tirar um produto que está indo muito bem por um outro, o “Esquenta”, ainda que em versão renovada.

Vale lembrar que tanto o “Esquenta” como o “Superstar” também apanhavam muitas vezes do “Domingo Show”, da Record. O "Esquenta", de certa forma, sucumbiu às derrotas.

Já o “Tamanho Família” estreou derrotando o concorrente.

A estreia de nenhum desses programas, no entanto, se compara ao sucesso do primeiro episódio do reality musical “The Voice Kids”, que estreou em janeiro deste ano na mesma faixa com quase 18 pontos de média.