Topo

Um em cada 10 assinantes do Netflix cancela assinatura de TV paga

O doce seriado Girlmore Girls está disponível aos assinantes do Netflix no Brasil - Divulgação
O doce seriado Girlmore Girls está disponível aos assinantes do Netflix no Brasil Imagem: Divulgação

10/07/2016 07h11

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Pesquisa da empresa CVA Solutions, realizada com 4.502 entrevistados, apontou que ao menos 1 em cada 10 pessoas que assinam o serviço Netflix abandona seu pacote de TV por assinatura.

O número apurado pela CVA, de 11,5% (1,15 em cada 10) dos assinantes Netflix confirma o fenômeno da TV por streaming, que está crescendo de forma acelarada no último ano.

O Netflix se recusa a revelar números, mas especialistas do mercado ouvidos pela coluna apontam que o serviço pode ter já algo em torno de 4 milhões de pagantes no Brasil. Se for feita uma analogia com essa estimativa, então seriam ao menos 400 mil assinantes do serviço que teriam cancelado a TV paga nos últimos meses.

Entre novembro de 2014 e abril de 2016 a TV por assinatura perdeu cerca de 1 milhão de assinantes. Portanto, quase metade disso teria como "motivo" o Netflix (segundo essa pesquisa).

A TV por assinatura tem perdido assinantes principalmente de clientes que gostam de filmes, e não se importam com noticiário em tempo real ou esporte.

Estima-se que a empresa já tenha faturado mais de R$ 1 bilhão no ano passado, superando inclusive o SBT.

Uma assinatura Netflix pode custar de R$ 19,90 a R$ 29,90.

O serviço conta com cerca de 35 mil itens em seu catálogo no Brasil. Esse número foi apurado por uma empresa de comunicação, que mobilizou uma equipe para contar todo o acervo da empresa --que também não divulga esses dados.