Em 4 anos, Fatima cresce 26% no ibope, mas esbarra no 'teto' de TVs ligadas
Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail
Desde sua estreia, em 2012, até hoje, a apresentadora Fátima Bernardes obteve um feito: elevou em 26% os pontos de ibope da Globo nas manhãs.
Em seu primeiro ano irregular, quando o “Encontro com Fátima” marcou 6,1 pontos na Grande São Paulo, o programa está em 2016 com uma média de quase 8 pontos (7,7). Cada ponto na região vale por 69 mil domicílios sintonizados.
Para uma atração matinal, 7,7 pontos é uma audiência bem relevante: garante a liderança isolada em praticamente todos os dias. Melhor ainda para a emissora é que Fátima se mostrou também um ótimo chamariz de anunciantes --inclusive alguns que nunca haviam anunciado na Globo.
O único problema é que, apesar de crescer de forma consistente em pontos, o “Encontro...” atingiu agora um teto praticamente instransponível: o share. O total de aparelhos de TVs ligados nas manhãs é quase imutável há anos: 34%.
Isso significa que no horário do programa da ex-âncora do “Jornal Nacional” apenas 34 em cada 100 aparelhos de TVs estão ligados na Grande SP, o que restringe muito a capacidade de obter números melhores.
Afinal, depois das madrugadas, a faixa matinal (6h às 11h59) é a que menos tem público.
Outro ponto questionável é o próprio conteúdo do programa: baseado quase que exclusivamente em convidados da casa, quase sempre em clima de oba-oba e discussões amenas, além de atrações musicais popularescas, Vai bem, é fato, mas não irá muito além disso.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.