Topo

Depois de Portiolli, Silvio Santos prepara mudanças no "Programa Eliana"

Silvio Santos vai mexer no Programa Eliana e também no seu próprio - Lourival Ribeiro/Divulgação/SBT
Silvio Santos vai mexer no Programa Eliana e também no seu próprio Imagem: Lourival Ribeiro/Divulgação/SBT

Colunista do UOL

27/04/2016 08h02Atualizada em 27/04/2016 10h08

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

O anunciado “ano sabático” de Roberto Manzoni, agora ex-diretor do “Domingo Legal”, é apenas a primeira de muitas mudanças que Silvio Santos vai promover na programação dominical do SBT. Esta coluna antecipou essas mudanças no último dia 6.

Uma das suspeitas dentro do SBT para Silvio ter antecipado sua volta das férias era justamente a sucessão de derrotas de sua emissora para a Record aos domingos.

Para a publicidade, o domingo é o dia mais importante (e caro) da semana porque é o único que, em tese, tem todas as faixas etárias diante da TV.

Até um ano atrás, ainda havia alguma concorrência entre SBT e Record pela vice-liderança isolada. Desde junho do ano passado, porém, a Record disparou e abriu vantagem. E o programa que mais perdeu audiência desde então foi justamente o “Domingo Legal” (perdeu mais de 3 pontos de média; tem ficado 9 a 6 para a Record comumente).

Sobrou para Manzoni, que, embora tenha afirmado entrar num ano sabático, está afastado de vez do SBT.

Já Eliana não vence a Record já mais de um ano, e será provavelmente o novo alvo das “mexidas” do patrão. Diferentemente de Portiolli, Silvio não deve mexer na direção da atração, mas vai exigir (e investir em) novos quadros e brincadeiras.

O dono do SBT não deve perdoar nem mesmo seu próprio programa, que também deve sofrer mudanças e ganhar novos quadros: a última vez que o “Programa Silvio Santos” venceu a concorrente Record foi em julho do ano passado.