Em "guerra" contra GfK, Ibope abre dados de TV ao público
Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail
A três dias da primeira divulgação de dados pela empresa alemã GfK no mercado brasileiro, o Ibope anunciou que abrirá ao público, a partir de agora, todos os dados sobre audiência de emissoras de TVs abertas e pagas.
Trata-se da maior mudança já feita pelo instituto, que até hoje não divulgava quaisquer números para jornalistas e colunas (como esta), sempre sob a alegação de sigilo contratual. Pois bastou surgir uma empresa concorrente para o sigilo contratual acabar.
Os dados se referem ao Painel Nacional de Televisão (PNT) nas 15 principais regiões metropolitanas do país. Os dados serão disponibilizados por dia e por semana.
O primeiro período, que vai de 14 a 20 de setembro, já pode ser acessado no site do instituto.
Na TV paga, o ibope promete mostrar os programas mais vistos também. Além disso, o instituto promete disponibilizar ao público também o ranking de programas mais comentados no Twitter.
Sobre a reportagem divulgada ontem com exclusividade pelo UOL, de que especialistas ouvidos por esta coluna consideram que a medição e metodologia do GfK podem ser mais detalhadas e completas que as do Ibope, o instituto respondeu, por meio de sua assessoria de imprensa, que também "acompanha constantemente as mudanças da população brasileira".
"O levantamento socioeconômico realizado pela empresa chegou a mais de 100 mil entrevistas nos últimos cinco anos e só neste ano serão mais 23 mil."
(O GfK, por sua vez, por meio de sua divisão de Comunicação, informou à coluna que, pelo levantamento socioeconômico, já realizou mais de 67 mil entrevistas apenas nos últimos seis meses).
O Ibope informou ainda que tem aparelhos (cerca de 11 mil) "distribuídos em 6.060 domicílios, representando o consumo (audiência) de mais de 67 milhões de indivíduos".
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.