Quem é Késia, ex-The Voice que estreia em 'Elas por Elas' como protagonista

Natural de Nova Iguaçu, na Baixada Fluminense (RJ), Késia estreia no universo das novelas com bastante glamour: ela é uma das sete protagonistas de "Elas por Elas", a nova novela das 6 da Globo. A atriz interpreta a modelo Taís, papel que foi de Sandra Bréa na versão original, exibida em 1982.

Destaque em "Elas por Elas", a relação de Késia com a arte começou bem cedo. Neta de maestro e filha de musicistas, ela já cantava na igreja aos 15. Em 2009, chegou ao grupo teatral Nós do Morro, no Morro do Vidigal, zona sul do Rio de Janeiro.

Késia, no entanto, ganhou notoriedade nacional como cantora primeiramente ao participar do The Voice Brasil em 2012, quando cativou os quatro técnicos cantando "Como Vai Você", de Roberto Carlos. Na época, assinava como Késia Estácio e chegou à final pelo time de Lulu Santos.

Késia participou da primeira edição do The Voice Brasil
Késia participou da primeira edição do The Voice Brasil Imagem: João Cotta/Rede Globo

De lá para cá, uniu música e atuação ao participar das produções "A Menina Edith e a Velha Sentada" (2012), "Beth Carvalho — o Musical" (2013), "Garota de Ipanema — o Amor é Bossa" (2016), "Bossa em Concerto" (2016) e "Elza" (2020). Também lançou músicas próprias como "Madrugada", seu último lançamento, que chegou às plataformas no final de 2022.

Antes de estrear nas novelas, ela participou das séries "Pais de Primeira" (2018) e "Encantado's" (2022), além do humorístico "Fora de Hora" (2020), todos da Globo. Também participou de filmes como "Um Ano inesquecível - Verão (2023) e "Mussum, o Filmis", que estreia em breve nos cinemas.

Apesar de lutar desde jovem pelo sonho de ser artista, Késia não se via como lugares de destaque, reflexo da falta de representatividade negra e do racismo estrutural do nosso país.

Comecei a me enxergar [como protagonista]. Por mais que tivesse medinho, chegou um momento da caminhada que isso mudou isso, sabe? Esse sentimento de não pertencer, de não ocupar.
Késia

Hoje, ela entende que o espaço conquistado é fruto do próprio trabalho e também, claro, da trajetória de outros atores artistas que abriram caminho para que ela pudesse se tornar uma protagonista de novela da Globo. "Olhar pra esse lugar [de protagonismo] com gratidão e carinho, porque ele é um lugar muito grande e especial, mas também entender que ele pode ser normalizado, ser um lugar que não é o auge, não é o fim. Faz parte de mais um passo grande, de mais uma semente que frutificou, um fruto maduro, sabe?"

Continua após a publicidade

Tem esses dois lados: de enaltecer e falar 'Meu Deus, eu não acredito que eu tô aqui', mas também pensar 'caramba, eu trabalhei para estar aqui'.
Késia

Preparação

Késia, uma mulher negra retinta, dá vida a uma personagem que era feita por uma atriz branca, Sandra Bréa. Isso já mostra que a personagem tem mudanças em sua construção, tanto que a interpretação de 1982 não foi o principal elemento da construção da nova Taís.

Eu vi [a novela original], mas eu não peguei muito da composição [da personagem]. Por [eu] ser uma mulher negra, a gente tem outro corpo, movimento e falas, mas eu consegui capitalizar a energia da família Cury.

Na trama, Taís é filha de Raquel (Mariah da Penha) e Evilásio (Cosme dos Santos) e irmã de Mario Fofoca, o famoso detetive atrapalhado interpretado por Luís Gustavo em 1982 — agora, o papel cabe a Lázaro Ramos. "O Lázaro foi meu diretor em 2014 e hoje a gente tá numa novela. É muito especial, sou muito fã do Lázaro, sempre quis trabalhar com o Lázaro."

Continua após a publicidade

Além de Késia, "Elas por Elas" é protagonizada por Deborah Secco, Isabel Teixeira, Maria Clara Spinelli, Karine Teles, Thalita Carauta e Mariana Santos — que substituiu Monica Iozzi semanas antes da estreia.

Deixe seu comentário

Só para assinantes