Topo

Lula e gemido anônimo: Gloria Groove conta bastidores do hit 'Vermelho'

Colaboração para Splash

20/07/2023 04h00

Quando compôs "Vermelho", Gloria Groove já sentia que tinha um hit em mãos, mas não imaginava a proporção que a música tomaria. Com mais de 200 milhões de plays nas plataformas, o single encabeçou a era de maior sucesso da cantora e virou até um hino não oficial do então candidato Lula durante as eleições do ano passado.

No "Meu Hit", Gloria conta a origem inusitada da ideia, a importância do funkeiro MC Daleste em "Vermelho" e o gemido anônimo que aparece na produção. No programa, um produto original de Splash, artistas como ela, Dinho Ouro Preto e a banda Fresno revelam bastidores e segredos de músicas que marcaram época.

A ideia para a música veio de uma brincadeira dos fãs sobre a cantora drag. "Eu já tinha me montado de vermelho várias vezes. Um belo dia, fizeram uma thread com várias [fotos de] vezes em que usei cabelo vermelho, batom vermelho, roupas vermelhas, meio que falando: 'Gloria Groove de vermelho é a nossa religião'."

Disso, veio a inspiração central: "Quem É", canção lançada por MC Daleste no ano anterior à sua morte. Ele faleceu em 2013 após ser atingido por dois disparos de arma de fogo enquanto fazia um show em Campinas (SP). "Vermelho" conserva, inclusive, o refrão integral do tema que lhe serviu de base.

"A intenção era usar o refrão do Daleste e fazer uma [nova] música a partir daquilo, construir as novas células. Ele fala [em 'Quem É'] várias coisas que a Mina de Vermelho faz - o nosso primeiro material. Aí tive a outra sacada: e se eu centralizasse a ideia não na pessoa, mas na cor? Fazer uma faixa conceitual dessa cor que significa tanto, simboliza tanto: a cor do desejo, do prazer, da busca...", detalha Gloria.

Gemidão anônimo

Um dos trechos mais curiosos de "Vermelho" é quando, na segunda estrofe, a música recorre ao som de um gemido para complementar a letra, expressando o desejo sexual da protagonista.

"O gemido que entra nessa parte estava em algum pré-set dentro da pasta do DJ Ruxell. Falei que tinha que ser um gemido meio 'gemidão do zap' mesmo, para ser um momento engraçado, quebrar um pouco a tensão desse começo [da música]", diz Gloria.

Ela admite que até hoje não tem ideia de quem é a voz por trás do efeito - mas adoraria conhecer a "colaboradora" anônima. "Não sei de quem é esse gemido. Se você está aí, pessoa que gemeu pela primeira vez nesse pré-set, por favor, me chama, quero te conhecer", brinca.

Associação política

Durante as eleições do ano passado, "Vermelho" acabou sendo indiretamente vinculada à campanha que elegeu Luiz Inácio Lula da Silva (PT) para seu terceiro mandato como presidente do Brasil.

Segundo Groove, tal associação foi algo completamente involuntário. "Em momento algum eu pensei que pudesse causar esse efeito. Acho que, como qualquer artista, a gente fica meio cego com as possibilidades de repercussão do nosso trabalho. De verdade, isso fugiu à minha atenção - e, quando fui reparar, já estava completamente relacionado."

Ela garante, entretanto, que não se incomodou nem um pouco com a vinculação ao político petista - muito pelo contrário. "Não teve problema nenhum. Afinal, eu era 'Lady Leste' também [naquele álbum]. Já era um duplo L cantando 'Vermelho', então..."

Meu Hit

Na reestreia do programa, o cantor Dinho Ouro Preto deu detalhes de "Natasha", um dos maiores sucessos do Capital Inicial. Nas próximas semanas, a banda Fresno e a cantora gospel Sarah Beatriz são os convidados do "Meu Hit", que vai ao ar toda quinta no canal de Splash no Youtube.