Topo

'Mais resistente do mundo': a história real do militar que é 'best-seller'

David Goggins, autor do best-seller ?Nada pode me ferir? - Reprodução / Instagram
David Goggins, autor do best-seller ?Nada pode me ferir? Imagem: Reprodução / Instagram

Colaboração para Splash

19/06/2023 04h00

Considerado como o "homem mais resistente do mundo", David Goggins é autor do livro "Nada pode me ferir". A obra, que soma mais de 4 milhões de vendas, conta a história de superação do ex-militar norte-americano que se tornou um atleta de resistência e palestrante.

Militar, recordista e autor de best-seller

David Goggins nasceu em 17 de fevereiro de 1975, em Buffalo, Nova York (EUA). É um corredor de ultramaratona, ciclista de longa distância, triatleta, palestrante e SEAL da Marinha dos Estados Unidos aposentado.

Serviu nas Forças Armadas dos EUA por 20 anos. Segundo seu site, Goggins é o único membro do exército norte-americano a concluir o treinamento SEAL, a Escola de Rangers do Exército e o treinamento de Controlador Aéreo Tático da Força Aérea.

Foi para a guerra no Oriente Médio. Durante o período, ele serviu nas guerras do Iraque e do Afeganistão.

Conquistou, em 2013, o Guinness World Records por completar 4.030 pull-ups — exercício de flexão de braços na barra fixa — em 17 horas. Na época, sua tentativa anterior havia dado errado e ele voltou a tentar após treinar por cinco meses.

Completou mais de 70 corridas de resistência e ultradistância, ficando regularmente entre os cinco primeiros e levando para casa o primeiro lugar várias vezes.

Rotina de exercícios e dieta

Goggins pesava quase 130 kg. Antes de entrar para o programa Navy SEALs, que é basicamente a força de operações especiais da Marinha norte-americana, Goggins perdeu 48 kg.

Rotina começa às 3 da manhã. Segundo o The Sun, ele começa o dia com uma corrida de 32 quilômetros — isso antes mesmo do sol nascer. Quando termina o primeiro treino, está pronto para pedalar mais 32 quilômetros até seu trabalho. Já na academia, faz três séries de dez levantamentos terra, três séries de cinco flexões e cinco séries de 25 flexões. Ainda de acordo com o site, David é conhecido como o 'homem mais resistente do mundo'.

Em sua dieta, ele consome refeições com uma divisão de 40% de proteína, 40% de gorduras saudáveis e 20% de carboidratos. Goggins também é adepto do jejum intermitente.

Em entrevista ao Youtuber Tom Bilyeu, ele disse: "Estou treinando minha mente, meu corpo e meu espírito, então é tudo um só, para que eu possa lidar com o que a vida vai jogar em mim. Porque a vida que eu vivi, joga um monte em cima de você. E se você não estiver fisicamente e mentalmente preparado para isso, você vai desmoronar."

Livro best-seller

Mais de 4 milhões de livros vendidos. Publicado em dezembro de 2018, o livro "Can't Hurt Me" ("Nada pode me ferir", na versão em português) conta a história de vida de David Goggins.

Pai abusivo e bullying. Conforme a sinopse da obra adianta, "por meio da disciplina, da resistência mental e do trabalho duro", ele superou uma infância marcada por pobreza, racismo e maus-tratos físicos ao "dominar a própria mente e se transformou em um ícone das Forças Armadas e um dos maiores atletas de resistência do mundo."

Em dezembro do ano passado, ele lançou outro livro: "Never Finished" ("Nunca terminar", na tradução livre). Nesta obra mais recente, Goggins leva o leitor para o que chama de seu "laboratório mental", onde desenvolveu as estratégias que o ajudaram a descobrir que aquilo que considerava seu limite era somente um ponto de partida.

Se inspire com história do atleta

Livro "Nada pode me ferir", de David Goggins

Rodapé content commerce -  -