Topo

Luto fez pai adiar projeto póstumo de Cristiano Araújo: 'Fiquei perdido'

De Splash, em São Paulo

05/05/2023 04h00

Cristiano Araújo morreu em 24 de junho de 2015, em um acidente de carro. Oito anos depois, gravações deixadas pelo sertanejo estão sendo lançadas em um EP póstumo, com participações especiais — como de Marília Mendonça; do irmão, o também cantor Felipe Araújo; e do pai e empresário, João Reis.

Marília morreu em 2021 em um acidente de avião, e já teve lançamentos que chegaram recentemente, apenas dois anos depois da tragédia. Já no caso de Cristiano, a espera foi de quase uma década. Em entrevista a Splash, João Reis explicou o motivo de tanto tempo ter se passado.

"Eu fiquei meio perdido, não tinha cabeça para fazer essas coisas, era um momento muito difícil para todos nós, e a gente deixou melhorar o próprio estado de espírito nosso para que pudesse fazer isso", disse.

Segundo conta, houve também problemas judiciais a serem superados e a pandemia do coronavírus. "Tinham várias pendências jurídicas, como contratos com outras pessoas, que não tínhamos como fazer esse lançamento antes. [...] a gente já começou a fazer tem três anos, mas ainda tinham alguns problemas judiciais."

Já foram lançadas "Tempo ao Tempo", em parceria com Jorge e Mateus, e agora "Não Tenha Dúvida", com Felipe Araújo e João Reis.

"Houve o convite, tanto da Som Livre quanto do meu pai, e eu não podia ficar de fora dessa, com certeza. Ainda mais cantando uma regravação de uma música do Zezé de Camargo e Luciano, que eu sou muito fã, o Cris sempre foi muito fã, meu pai é muito fã. A gente cresceu ouvindo Zezé de Camargo e Luciano, então tem todo um sentido", diz Felipe.

A Splash, o sertanejo explica que ficou muito contente de poder participar da canção, "porque só eu sei o quanto eu aprendi com o Cris e o quanto ele serve de inspiração para mim durante toda a minha vida".

Eu não poderia ficar de fora, é uma realização de um sonho poder cantar uma música ao lado do meu irmão. Por mais que seja dessa forma, por mais que não seja exatamente como eu gostaria, mas é, com certeza, uma realização.
Felipe Araújo

As gravações, Felipe Araújo conta, foram bastante emocionantes. No entanto, ele conseguiu segurar as lágrimas e não chorou. "Lembro dos momentos onde a gente era criança ali, cantava com meu pai em casa, então passa muita, muita coisa mesmo na minha cabeça."

João Reis com os filhos Felipe Araújo e Cristiano Araújo - Acervo de Família - Acervo de Família
João Reis com os filhos Felipe Araújo e Cristiano Araújo
Imagem: Acervo de Família

Além do EP, Cristiano Araújo deve ganhar outra homenagem: o pai pretende lançar um filme sobre a história do cantor, com um roteiro baseado em histórias que escritas pelo próprio João Reis em um caderno desde que o Cristiano era bebê.

Pai e filho adiantaram a Splash que o longa está em processo de pré-produção e, caso João Reis possa escolher um protagonista, gostaria que fosse Caio Castro a interpretar o sertanejo.

Sou um eterno sonhador. A gente está sempre sonhando.
João Reis