Topo

Madonna, Mariah e Mario estão na lista de músicas que definiram a história

O game Super Mario Bros., Mariah Carey e Madonna integram a nova lista - Divulgação e Reprodução / Redes Sociais
O game Super Mario Bros., Mariah Carey e Madonna integram a nova lista Imagem: Divulgação e Reprodução / Redes Sociais

Colaboração para Splash

12/04/2023 11h09

A Library of Congress, arquivo cultural oficial do governo dos Estados Unidos, anunciou, nessa quarta-feira, 12, novas músicas para sua lista de "sons que definiram a história e a cultura". Entre as novas adições estão faixas e álbuns de Madonna, Mariah Carey e até mesmo o tema oficial do jogo Super Mario Bros.

25 novos álbuns, músicas e trilhas sonoras foram adicionados à lista. Dentre os grandes lançamentos, estão o disco "Like a Virgin", de 1984, que fez de Madonna uma estrela internacional, a trilha oficial do Natal no mundo inteiro, a canção "All I Want For Christmas Is You", de Mariah Carey, e, como citado acima, a composição "Ground Theme", som principal dos jogos de Mario.

"Ground Theme" foi composta pelo japonês Kojo Kondo e é a primeira música de um videogame a entrar na respeitada lista, recebendo o título de "o tema de game mais reconhecível na história", pela Library of Congress. A faixa apareceu em diversos jogos da empresa Nintendo e está no novo filme megahit do personagem Mario.

Além desses destaques, a rapper, atriz e apresentadora Queen Latifah também se torna a primeira rapper feminina a entrar na lista com o seu álbum "All Hail the Queen", de 1989.

A lista de "sons que definiram a história e a cultura" abraça mais de 100 anos de música, começando com a primeira gravação conhecida de música mariachi, pelo Cuarteto Coculense em 1908 - som tradicional da cultura mexicana - e vai até 2012, com "Concerto for Clarinet and Chamber Orchestra" da compositora Ellen Taaffe Zwilich.