Topo

'Vingança e dívidas': assassinato de ex-BBB em 2011 continua sem solução

André Almeida, conhecido como Caubói no BBB 9, foi assassinado no interior de São Paulo - Fabrício Mota/TV Globo
André Almeida, conhecido como Caubói no BBB 9, foi assassinado no interior de São Paulo Imagem: Fabrício Mota/TV Globo

Colaboração para Splash, em Maceió

11/01/2023 04h00

O cantor sertanejo André Luís Gusmão de Almeida ganhou projeção nacional ao participar do BBB 9, da Globo. No reality, o ex-brother ficou conhecido como Caubói e foi um dos primeiros eliminados daquela edição. Dois anos depois, o paulista foi assassinado em sua residência, em um crime que ainda hoje continua sem solução.

O que aconteceu?

  • André Caubói foi assassinado em 1º de junho de 2011, em uma chácara da família, localizada em Alumínio, na região de Sorocaba, no interior de São Paulo;
  • Na época, o ex-BBB tinha 37 anos;
  • Ele era casado com Luciana Gusmão de Almeida, com quem tinha três filhos;
  • Segundo Luciana, na noite do crime André ouviu latidos de cachorro, saiu para averiguar, quando foi alvejado por um tiro na nuca;
  • O cantor chegou a ser socorrido por policiais e levado com vida para o hospital, mas não resistiu;
  • Entre as linhas de investigação feitas pela polícia estavam as suspeitas de vingança e dívida;
  • Mais de 10 anos depois, o assassinato continua sem solução.

Entenda

andré cauboi - Reprodução - Reprodução
André Caubói participou do BBB 9 e foi morto na casa em que morava com a família no interior de SP
Imagem: Reprodução

Na ocasião do crime, a delegada Luciane Regina Bachir Toledo disse ao UOL que André Caubói dormia em casa com a família quando saiu para ver porque seus cachorros estavam latindo. Pouco tempo depois, a esposa dele, Luciana Gusmão de Almeida, ouviu o barulho de um tiro, chamou pelo marido e ele não respondeu. Foi então que ela se trancou no quarto com os filhos e chamou a polícia.

André foi levado para o pronto-socorro de Alumínio no dia 1º de junho de 2011. Em seguida, foi transferido para o Hospital Regional de Sorocaba, onde não resistiu aos ferimentos e morreu.

À época, a esposa de Caubói contou ao UOL que suspeitava que o marido tivesse morrido em confronto com algum assaltante. No dia do ocorrido, foram levados um notebook e uma TV LCD.

"Com certeza ele reagiu ao assalto para proteger a família. Assim que ouvi o tiro, liguei para a polícia, que o socorreu. Enquanto fiquei em casa protegendo as crianças, pois podia acontecer alguma coisa comigo. Infelizmente, ele não resistiu aos ferimentos, coisas da vida", declarou.

Suspeita de vingança e dívida. Em outra entrevista, agora ao Domingo Espetacular (Record), Luciana Almeida contou que o motivo do crime pode ter sido pelo fato de André Caubói ter acumulado dívidas após investir em um restaurante de comida japonesa, e o negócio não dar certo.

Luciana relatou que o ex-BBB, com medo e suspeitas de que poderia ser assassinado, "queria comprar uma arma", mas não adquiriu.

"Mas não não era apenas para proteger a chácara, ele já tinha suspeitas", afirmou.

andré cauboi - Reprodução - Reprodução
André Caubói participou do BBB 9 e foi morto na casa em que morava com a família no interior de SP
Imagem: Reprodução

Investigação. Após os depoimentos da esposa, a Polícia Civil passou a investigar o caso a partir de diversas linhas, com suspeitas de que o crime poderia ter sido um latrocínio, que é o roubo seguido de morte, motivado por vingança e até mesmo cobrança de uma dívida de cerca de R$ 20 mil. Conforme as autoridades, o credor exigia o pagamento o dobro desse valor.

Como a chácara não tinha câmera de segurança e a esposa do ex-BBB, única testemunha do caso disse não ter visto nenhum suspeito, os investigadores não conseguiram encontrar os responsáveis e o caso foi relato como "sem autoria", status que mantém até hoje. Ninguém foi preso.

Esposa casou novamente. Após a morte de André Caubói, Luciana Gusmão de Almeida, que trabalho como chef de cozinha, casou novamente e teve mais dois filhos.

Caubói entrou pela casa de vidro. O cantor sertanejo foi o primeiro participante masculino a entrar na BBB por meio da casa de vidro. À Globo, ele disse que uma amiga sugeriu que se inscrevesse no programa, o que fez em busca de visibilidade para alavancar a carreira artística.

No programa, André se envolveu em brigas e foi eliminado com 71% dos votos do público.

Enquete BBB: qual participante da Casa de Vidro deve entrar no reality?

Enquete encerrada

Total de 4385 votos
45,43%
FOTOS: ROBERTO FILHO / BRAZIL NEWS
25,20%
ROBERTO FILHO / BRAZIL NEWS
19,68%
ROBERTO FILHO / BRAZIL NEWS
9,71%
ROBERTO FILHO / BRAZIL NEWS