Topo

Por Onde Anda

Contamos a história de artistas que foram famosos e estão afastados do mundo do entretenimento, investindo em uma outra carreira, ou vivendo em outro país.


Musa do humor de 1990 deixou TV e ganha R$ 10 mil como servidora pública

De Splash, no Rio

14/12/2022 04h00

Lembra dela? Edna Velho foi uma das musas do humor brasileiro na década de 1990. Hoje, aos 58 anos, ela está fora das telinhas, é funcionária pública federal e recebe um salário de R$ 10 mil mensais, segundo o Portal da Transparência do governo.

Como ela começou? Edna começou a carreira nos anos 80, fazendo participações em projetos como "Viva o Gordo", de Jô Soares, "Trapalhões", "Escolinha do Golias", e o episódio "Garota da Capa" do programa "Caso Especial".

Mas o sucesso veio com a "Praça É Nossa", do SBT. Ela estreou em 1991 no humorístico apresentado por Carlos Alberto de Nóbrega. Ficou fixa de 1994 até 2003, interpretando duas personagens queridas do público, a Dona Dadá e Fifa — ela utilizava o bordão "Seu velho babão" ao contracenar com Rony Rios, que interpretava Philadelpho, o Fifo.

Natural de Niterói (RJ), desfilou por escolas de samba do Rio e de São Paulo, como Acadêmicos do Salgueiro, que é a sua escola do coração, a União da Ilha e a Acadêmicos do Tucuruvi. No auge da fama, também posou para diferentes revistas masculinas.

Nos anos seguintes, Edna esteve no teatro, teve passagem pela Band e se aventurou no YouTube em 2012, mas optou por mudar de vida e saiu das telinhas. Em 2013, Edna se tornou servidora pública concursada do Banco Central do Brasil, em Brasília, onde reside atualmente e atua como técnica. Ela se formou em gestão pública em 2015 e fez uma pós-graduação em gestão de marketing, concluída em 2019.

Desacelerar a carreira na TV e buscar a estabilidade de um concurso público conciliou com o nascimento de Raphael, seu único filho, em 2002. Mas isso não significa que futuramente ela não aceite retornar à TV. Em seu Instagram, ela ainda se define como atriz e redatora, além de detalhar sua qualificação acadêmica.

Relacionamentos

Teve um filho com Romário, o que deixou seu nome em evidência na mídia. Inicialmente, o ex-jogador de futebol não reconheceu o filho, Raphael, que nasceu em fevereiro de 2002. Na época, ele era casado com Danielle Favatto, sua segunda esposa. Em 2004, um resultado de DNA comprovou que a criança era filha de Romário.

Edna já contou que ela e Romário mantêm boa relação e que o jogador se reaproximou do filho em 2020. Ela também namorou brevemente os jogadores de futebol Mozer e Renato Gaúcho, além de ter sido casada com Cláudio Cunha, ator e produtor da peça "Analista de Bagé", da qual também fez parte na década de 80.

Apoio a Lula

Ativa nas redes sociais, ela apoiou Luiz Inácio Lula da Silva (PT) na eleição presidencial deste ano. Em diversas fotos, postou selfies fazendo o L. Também compartilhou montagens com o rosto do ex-presidente e comemorou a vitória do petista sobre Jair Bolsonaro (PL).

Ela ainda utiliza as redes sociais para compartilhar fotos de seu gatinho e declarar seu amor ao Flamengo, além de postar fotos antigas de trabalho ao lado de ícones da televisão como Silvio Santos, Hebe Camargo, Gugu Liberato e Jô Soares.