Topo

'Sinto falta do vuco-vuco': Márcio Canuto curte a Copa fora da Globo?

Márcio Canuto foi mordido por torcedor brasileiro no vale do Anhangabaú, na Copa do Mundo de 2014 - Reprodução/TV Globo
Márcio Canuto foi mordido por torcedor brasileiro no vale do Anhangabaú, na Copa do Mundo de 2014 Imagem: Reprodução/TV Globo

De Splash, em São Paulo

09/12/2022 04h00

O repórter Márcio Canuto, 76, está fora de uma cobertura de Copa do Mundo pela primeira vez desde 1986. Ele foi presença constante nas transmissões dos mundiais na TV Globo desde 1998, ano em que foi contratado pela emissora.

Canuto diz ser a única vez que ele parou para realmente assistir aos jogos. Em papo com Splash, ele afirma que vê as partidas acompanhado da família ou de algum amigo, dependendo da ocasião.

"Sinto falta do 'vuco-vuco'. Dá saudade deste contato, dessa alegria, dessa vibração coletiva. Você também termina o trabalho experimentando sensações novas. Eu já cobri pessoal do Japão, pessoal do México. É um envolvimento intenso com outras culturas".

O jornalista, que deixou a Globo em 2019, diz confiar na seleção brasileira — e em um bom desempenho de Neymar, na partida contra a Croácia, válida pelas quartas de final do torneio.

"Eu estou empolgado por sentir o clima de uma forma diferente. Mas eu gosto daquela 'muvuca', confusão, que o pessoal chama de vibe (risos). Aqui é mais sossegado, mas não deixo de ser vibrante. Estou finalmente em casa depois de 60 anos trabalhando direto", afirmou.

"Eu sou um torcedor de altos e baixos, como uma montanha-russa. Fico na expectativa, daqui a pouco começa e eu fico arretado, xingo. Eu não sou um cara linear, minha vida toda foi de 'sobe e desce'. Mas, no geral, eu sou um 'cabra' empolgado", completou na sequência.

Perrengues

Além da cobertura da Copa do Mundo de 1998 na França, a primeira de Canuto após a mudança para São Paulo, o repórter afirma lembrar com carinho das interações com torcedores no Vale do Anhangabaú, localizado no centro da capital paulista.

Eu já tomei 'dentada', levei empurrão, sofri queda. São momentos inesquecíveis vividos e que eu tenho para contar.
Márcio Canuto

"Você faz coberturas com quase 60, 70, 80 mil pessoas. Eu não sou de um cara que observa de longe. Eu gosto de estar junto. Rolava uma troca de energias. Eu estava sempre ali, empolgado, e povo 'subindo por cima'. Vira uma confusão, uma 'esculhambação'. Eu adoro".

Márcio Canuto confirmou que, assim como em 2022, estará na equipe da RecordTV para a cobertura do próximo Campeonato Paulista. Ele comentou sobre a possibilidade de voltar a trabalhar na próxima edição da Copa do Mundo, prevista para 2026 em três países: EUA, México e Canadá.

"Não sei como vou estar fisicamente, terei 80 anos. Mas em entusiasmo, desejo e motivação, você não tenha dúvidas que eu aceitaria voltar. Com 76 anos, ainda tenho um gás que nem eu acredito. Ainda faço tudo com empolgação".