Topo

Samara Felippo assume a idade: 'Meus cabelos brancos são uma rebeldia'

Colaboração para Splash, do Rio

28/11/2022 04h00

A atriz Samara Felippo foi a convidada desta semana no "De Lado Com Fefito". Hoje à frente da badalada festa Apocalipse Tropical, em São Paulo, onde capricha nos looks ousados, Samara exibe hoje uma persona bem diferente da doce Celina de "Chocolate com Pimenta", de 2003 (atualmente em reprise com alta audiência na Globo).

Aos 44 anos, Samara Felippo assumiu também os cabelos brancos. "Essa é outra bandeira que eu levanto: o do envelhecimento feminino", contou para Fefito no programa do UOL.

Ela questiona as críticas que recebe - seja pelas roupas que veste, seja por seu comportamento fora dos "padrões" tradicionais. "Por que eu não posso mais fazer o que quero depois dos 40? Por que não posso usar uma saia curta? Por que não posso deixar meu cabelo branco?", perguntou.

Eu recebo muitas críticas, principalmente de mulheres, o que eu acho uma loucura. Me perguntam: 'O que suas filhas vão pensar?' 'Você não tem vergonha?' Tenho não, linda.

Com uma mecha branca belíssima nos cabelos, a atriz se orgulha do próprio visual.

Meus cabelos brancos são uma rebeldia. As pessoas me veem e dizem: 'é aquela menina da 'Malhação'? Como envelheceu! Sim, eu envelheci, não morri. Todo mundo envelhece!

'Era gostoso flertar nas gravações'

No programa do UOL, Samara Felippo recordou com Fefito sua época de mocinha nas novelas da Globo.

Depois de se tornar conhecida em todo o país como a Érika de "Malhação", Samara participou de produções inesquecíveis como "Sete Pecados" e "A Casa das Sete Mulheres". Mas Fefito queria saber mesmo do que acontecia nos bastidores.

"Você desejava seus parceiros de cena?", provocou o apresentador. Samara assumiu que o clima de paquera era uma realidade no ex-Projac.

Quando fazia novela e alguém te atraía, era gostoso [aproveitar] a gravação para flertar. Quando lia o capítulo e via que ia beijar meu parceiro de cena, era uma delícia.

"Então você já deu muito beijo escondido entre uma gravação e outra?", quis saber Fefito. Samara confirmou: "Eu até namorei par romântico. Dei meus pulos ali, sim", riu.

Casamento aberto: 'Ninguém disse que seria fácil'

Nas festas Apocalipse Tropical, Samara Felippo já foi flagrada beijando mulheres. Há pouco tempo, a atriz assumiu sua bissexualidade, que, ela garante, não interfere em seu relacionamento com o ator Elídio Sanna. Eles estão juntos há oito anos.

"Abrir a relação é uma solução pra salvar o casamento?", perguntou Fefito. "Eu acho que sim. Ninguém disse que é fácil", assumiu.

O companheirismo de Elídio tem sido fundamental nessa jornada permanente de autoconhecimento de Samara. "Quando beijei uma mulher pela primeira vez, numa balada, eu me senti imunda, mas ele me perguntou: 'você teve vontade?'"

Parece que eu precisei desse aval dele, sabe?, Para entender sobre não-monogamia, bissexualidade.

"A gente não é um casal abeeeerto, mas está nessa caminhada de não ter ciúme, evitar a posse. Mas tudo com limites, com combinados", contou.

'Morro de saudades da atmosfera de estúdio'

Na conversa com Fefito, a atriz admitiu que sente saudades da rotina de gravações - seu último trabalho em estúdio foi em 2019, na Record, na novela "Topíssima".

Não que ela não goste de sua rotina atual. "Eu tenho a minha peça, a minha festa, o meu livro. Hoje a gente pode fazer tudo", comemorou. Mas há uma certa nostalgia da época em que estudava roteiros e compunha personagens:

Morro de saudade daquela atmosfera de estúdio, de receber capítulo? Eu adoraria voltar. Não tenho vergonha de falar isso.

De Lado Com Fefito

O De Lado com Fefito vai ao ar toda quinta-feira, às 14h, na home UOL e no canal de Splash no YouTube. Artistas e personalidades da mídia batem um papo com o colunista de Splash que vai de vida e carreira aos momentos de vergonha alheia que todo mundo passa de vez em quando.