Topo

Måneskin, Wet Leg, Omar Apollo e mais: quem disputa o Grammy com Anitta?

Samara Joy, Omar Apollo e a banda Måneskin são concorrentes de Anitta no Grammy - Reprodução/Instagram
Samara Joy, Omar Apollo e a banda Måneskin são concorrentes de Anitta no Grammy Imagem: Reprodução/Instagram

De Splash, em São Paulo

17/11/2022 04h00

A cantora Anitta, 29, foi indicada ao Grammy Awards pela primeira vez, se tornando a quarta brasileira a disputar o prêmio de "Artista Revelação do Ano" na história do evento. E para ser a primeira latina em mais de 50 anos a vencer o gramofone mais cobiçado do mundo da música, ela terá que superar outros nove artistas expoentes em seus gêneros.

A categoria reconhece artistas cujos "lançamentos do período de elegibilidade avançaram, se tornaram conhecidos pelo público e impactaram de forma notável o panorama da música."

A competição é acirrada e variada: Anitta enfrentará revelações do rap, do rock, do jazz e outros gêneros na premiação.

Entre os indicados, artistas que já brilharam por trás das cortinas, como produtores e instrumentistas de outras estrelas. Outros, conquistaram notoriedade graças ao alcance global das redes sociais e do Tik Tok.

Mas, afinal, quem são os artistas que podem impedir que o troféu venha para o Brasil? A seguir, você conhece os perfis e números de cada um deles.

Omar Apollo

Omar Apollo, 25, é um músico norte-americano de raízes mexicanas. Por isso, canta em inglês e espanhol. Assim como revelações recentes, como Billie Eilish, Bad Bunny e Post Malone, começou a fazer sucesso após publicar algumas músicas no SoundCloud, muito usado por músicos amadores.

As canções de Omar misturam pop, trap, soul e música tradicional mexicana. Seu primeiro álbum de estúdio, "ivory", foi lançado neste ano e produzido em parte pela dupla Neptunes, composta por Pharrell Williams e Chad Hugo. O disco conta também com participações de Kali Uchis e Daniel Caesar.

"Evergreen (You Didn't Deserve Me At All)", faixa de maior sucesso do cantor até então, acumula mais de 86 milhões de reproduções no Spotify e mais de 6 milhões de visualizações no YouTube, mesmo sem videoclipe. Nas redes sociais, Omar tem mais de 560 mil seguidores.

DOMi & JD BECK

A dupla dinâmica é formada pelo baterista americano JD BECK e pela tecladista francesa DOMi. Juntos, tocam um pop com forte influência do jazz em músicas divertidas, grudentas e despretensiosas.

Desde que se uniram em 2019, DOMi e JD BECK já colaboraram com artistas como Anderson .Paak (que faz dupla com Bruno Mars no projeto Silk Sonic), Thundercat, Snoop Dogg e Mac Demarco.

O álbum de estreia "NOT TiGHT" foi lançado neste ano e inclui "TAKE A CHANCE", colaboração com .Paak, que acumula mais de 3 milhões de reproduções no Spotify e 896 mil visualizações no YouTube. Nas redes sociais, a dupla tem mais de 132 mil seguidores.

Samara Joy

Samara Joy tem 23 anos e é uma revelação do jazz. Desde 2021, ela acumulou milhões de curtidas no TikTok, fez uma série de apresentações com o guitarrista italiano Pasquale Grasso e lançou dois discos, "Samara Joy" e "Linger Awhile".

Neste último, ela interpreta canções de grandes artistas como Nina Simone e Nancy Wilson. Sua regravação de "Guess Who I Saw Today" tem mais de 220 mil reproduções no Spotify e 143 mil visualizações no YouTube. No Instagram, Samara é seguida por mais de 113 mil pessoas.

Latto

Uma das mais novas estrelas do hip-hop americano, Latto tem 24 anos e uma série de hits do gênero no currículo.

Para tanto, ela conta com o apoio de grandes figuras do rap em uma série de colaborações, como Lil Wayne, Childish Gambino, Cardi B, 21 Savage, Lil Baby, Gucci Mane e 2Chainz.

"Big Energy", primeiro single do álbum "777", lançado este ano, soma mais de 194 milhões de reproduções no Spotify e 39 milhões de visualizações no YouTube. No Instagram, Latto acumula quase 10 milhões de seguidores.

Måneskin

No ano passado, a regravação do Måneskin de "Beggin'", originalmente do grupo "The Four Seasons", era quase inescapável. Os jovens italianos, porém, brilham mesmo quando cantam seu rock na língua materna em canções como "ZITTI E BUONI" e "TORNA A CASA".

Eles ganharam notoriedade na Europa após serem vice-campeões do "X Factor" italiano em 2017 e ainda mais no ano passado, depois de vencerem o concurso Eurovision.

Com um (grande) empurrão do TikTok, conquistaram uma legião de fãs apaixonados e um espaço no Palco Mundo do Rock in Rio deste ano, onde fizeram um show cheio de energia e sensualidade.

"Beggin'", de fato, foi um estouro: tem mais de um bilhão de reproduções no Spotify e mais centenas de milhões de visualizações espalhadas entre vídeos oficias e não-oficiais no YouTube, já que a canção não tem clipe. As músicas originais do grupo também ficam na casa das centenas de milhões de reproduções em ambas plataformas.

O Instagram oficial da banda conta com mais de 6 milhões de seguidores.

Muni Long

Muni Long tem 34 anos e, apesar de ter conquistado sucesso como cantora no ano passado, está nos bastidores da música pop há mais de dez anos.

A norte-americana, cujo nome de batismo é Priscilla Renea, tem créditos de composição em músicas como "California King Bed", de Rihanna, "Timber", de Pitbull e Kesha, "Worth It" de Fifth Harmony" e "Imagine" de Ariana Grande, entre muitas outras faixas de sucesso. Até Claudia Leitte já colaborou com a artista, na canção "Bandera".

Agora, ela se destaca com seu R&B misturado com pop. A canção "Hrs & Hrs" acumula mais de 126 milhões de reproduções no Spotify e mais de 71 milhões de visualizações no YouTube. No Instagram, são mais de 714 mil seguidores.

Tobe Nwigwe

Nos últimos anos, artistas nigerianos como Wizkid, Burna Boy e Femi Kuti vêm conquistando espaço no Grammy. Agora é a vez de Tobe Nwigwe, rapper de 35 anos, de brilhar na premiação.

Ele viralizou nas redes sociais ao publicar vídeos fazendo rap com a família e por canções de protesto, como "I NEED YOU (Breonna Taylor), em homenagem a Breonna Taylor, que foi morta com 20 tiros por policiais em seu apartamento e se tornou um dos símbolos do movimento "Black Lives Matter".

Seu maior sucesso, "FYE FYE FYE", conta com mais de 5 milhões de reproduções tanto no YouTube, como no Spotify. Além disso, Tobe e a mulher, a cantora Fat Nwigwe, estão na trilha sonora do filme "Pantera Negra: Wakanda Para Sempre", lançado na semana passada.

Molly Tuttle

Molly tem 29 anos e é destaque do bluegrass, gênero tradicional norte-americano ligado à região dos Apalaches nos Estados Unidos, com raízes nos blues e no jazz e marcado pelo uso de instrumentos de corda.

Ela toca banjo e violão, além de cantar, compor e lecionar. O talento é de família: o pai, Jack Tuttle, o avô e os irmãos também são músicos.

Vídeos em que ela toca os instrumentos acumulam milhões de visualizações nas redes sociais e a música "Take The Journey", lançada em 2019, tem mais de 6 milhões de reproduções no Spotify. Nas redes sociais, Molly tem mais de 107 mil seguidores.

Wet Leg

Mais um destaque do rock na categoria, o grupo britânico de indie Wet Leg tem duas líderes, Hester Chambers e Rhian Teasdale, ambas de 29 anos. Elas esbanjam espontaneidade nos videoclipes e apresentações.

Assim como DOMi & JD BECK, o Wet Leg aposta na diversão, com letras e vocais irreverentes e sons afiados de guitarra e bateria.

A música "Wet Dream" ganhou ainda mais vida após um cover do astro do pop, Harry Styles, e já tem mais de 42 milhões de reproduções no Spotify e 5 milhões de visualizações no YouTube. No Instagram, são mais de 283 mil seguidores.