Topo

Filha de Mano Brown denuncia agressão e racismo no Rock in Rio

Domenica Dias e o namorado, o ator Danilo Mesquita, no Rock in Rio - Reprodução/Instagram
Domenica Dias e o namorado, o ator Danilo Mesquita, no Rock in Rio Imagem: Reprodução/Instagram

De Splash, em São Paulo

15/09/2022 10h27Atualizada em 15/09/2022 10h40

Domenica Dias, 22 anos, filha do rapper Mano Brown, fez uma publicação em suas redes sociais denunciando um episódio de racismo e agressão no Rock in Rio. O caso teria acontecido no domingo, último dia de festival, em frente ao Palco Sunset. Ela estava acompanhada do namorado, o ator Danilo Mesquita, 30, que discutiu com outra mulher na plateia que teria reclamado da "confusão".

Segundo a atriz, uma mulher a empurrou e pisou em seus pés propositalmente durante uma apresentação.

"No exato instante em que subiram ao palco outras cinco cantoras pretas, a mulher, fingindo que estava dançando, me empurrou, pisou nos meus pés e se jogou em cima de mim de forma proposital. Mesmo com a insistência nas agressões, somente tentei desviar dela em todas as vezes", contou ela.

"Para evitar qualquer confusão, Danilo me abraçou e fez uma barreira com os braços para que ela não me acertasse mais, momento em que ela se virou contra nós e perguntou por que estávamos tocando nela. Respondemos que estávamos no nosso canto, que era ela quem estava me machucando e que não queríamos confusão. Neste momento, o homem que a acompanhava, covardemente, deu um soco no rosto do Danilo. De forma instintiva, eu tentei reagir à agressão e fui atingida no olho. Em seguida, o casal, covardemente, sumiu no meio da multidão", completou.

Domenica também explicou o contexto de um vídeo que circula na internet, em que Danilo aparece discutindo com outra mulher na plateia:

"A mulher que aparece no vídeo gritando com o Danilo [...] nada tinha a ver com a agressão sofrida minutos antes, mas esbravejou que nós dois estávamos causando uma confusão no show. As acusações dela no momento de fragilidade após a agressão sofrida aumentaram mais ainda a nossa indignação e sensação de injustiça", disse.

Veja o vídeo abaixo:

"É inadmissível que, no momento mágico em que mulheres pretas ocupam um palco dedicado especialmente a elas no show de outra cantora preta para que possam mostrar sua arte e brilhar, outra mulher preta sofra agressões gratuitas a poucos metros do palco e ainda seja obrigada a ouvir recriminação por ter se defendido de atitude racista, quando deveria estar sendo amparada pela agressão sofrida", concluiu ela.

Domenica recebeu apoio de vários famosos nos comentários da publicação, como as atrizes Jéssica Ellen, Pathy Dejesus e Larissa Manoela, Regina Casé, Alice Wegmann e Barbara Paz, e as cantoras Maria Gadú, Preta Gil e Paula Lima.

Danilo, o Joaquim de "Além da Ilusão" (TV Globo), conversou com Splash no sábado, nos bastidores do festival, e criticou o candidato à presidência Jair Bolsonaro (PL): "Essa pessoa não pode ter poder, não pode seguir falando com as pessoas. O lugar de pessoas como ele é no esgoto."

Rock, pop, homenagens e política: As melhores fotos do Rock in Rio 2022