Topo

Dog in Rio: Cachorro para crianças com autismo curte shows como treinamento

Colaboração para Splash, no Rio

03/09/2022 17h50

Quem disse que o Rock in Rio é destinado apenas a humanos? Além do cão-robô que auxilia na segurança do evento e chamou atenção no primeiro dia, Splash conheceu Johnny, cachorro que está sendo treinado para prestar assistência a crianças com autismo.

"O festival é mais um passo na socialização do animal de um ano e meio, que precisa ser treinado para acompanhar seu futuro dono sem dar atenção às várias distrações que pode encontrar no dia a dia," explica Raul Garcia, adestrador comportamentalista, presidente do Instituto Cão.

"As pessoas sempre perguntam se ele está tenso, com medo... Mas esses cães já vêm com uma escolha genética muito boa para que não tenham questões de insegurança e medo", acrescenta. Os animais ainda passam por uma avaliação de temperamento e pelo treinamento.

Para Raul, tanto a criança que tem um cachorro de assistência quanto sua família ganham mais autonomia e liberdade para curtir as atrações em um evento como o Rock in Rio. Se a criança se assustar e tentar fugir, por exemplo, o animal entende a situação e consegue ajudar.

O que treinamos bastante com o Johnny é a ancoragem. Quando ele detecta que a criança com autismo vai ter uma conduta de fuga, ele se joga no chão, deita e impede que ela fuja. Raul Garcia

E uma curiosidade: o colete amarelo do cão funciona como um uniforme mesmo. "Quando a gente tira o colete, ele vira um pet normal. Você pode brincar, fazer carinho nele e tudo mais", conta o adestrador.

Confira a entrevista na íntegra no topo da página.