Topo

Justin Bieber ainda pode ser preso no Rio? Como ficou processo por pichação

Justin Bieber picha muro em São Conrado, no Rio de Janeiro, durante sua passagem pela cidade em 2013 - Dilson Silva e Gabriel Reis/AgNews
Justin Bieber picha muro em São Conrado, no Rio de Janeiro, durante sua passagem pela cidade em 2013 Imagem: Dilson Silva e Gabriel Reis/AgNews

De Splash, em São Paulo

31/08/2022 04h00

Cinco anos após sua última passagem pelo Brasil, Justin Bieber está escalado para voltar ao Rio de Janeiro em 4 de setembro. O cantor canadense será a principal atração do Palco Mundo do Rock in Rio no mesmo dia em que se apresentam Jota Quest, Iza e Demi Lovato.

Mas, assim como foi em 2017, a chegada de Bieber ao Brasil está rondada de incertezas. A primeira é um possível cancelamento, uma possibilidade que existe segundo fontes que trabalham nos bastidores, como foi publicado pelo colunista de Splash Lucas Pasin.

A segunda é uma dúvida que ainda paira entre quem lembra da vinda do cantor em 2017: existe a chance de ele ser preso ao chegar no Rio?

Bieber pichou um muro do Hotel Nacional quando esteve no Rio de Janeiro em 2013. Na ocasião, ele recebeu autorização da prefeitura para realizar um grafite no muro da Vila Olímpica do Morro do Vidigal, mas não cumpriu o combinado.

Para evitar fotógrafos e jornalistas, a equipe do artista mudou o local por contra própria, e o cantor fez os desenhos no muro do hotel, que estava desativado. A autorização dada pela prefeitura não se estendia a outros locais e, por isso, foi aberto um processo contra o cantor.

Mas, dias antes da vinda de Justin Bieber para o Brasil, em 2017, os advogados do astro receberam uma proposta de acordo do Ministério Público do Rio de Janeiro —órgão que movia a ação que havia sido reaberta quatro anos depois.

Como punição para a infração que tinha sido cometida havia quatro anos, Justin teve de pagar R$ 20 mil, dinheiro revertido em doação de bens ou alimentos a favor do Instituto Nacional do Câncer (Inca). Os advogados aceitaram o acordo e evitaram o constrangimento de ver seu cliente ser abordado por um oficial de justiça ainda no aeroporto.

Justin desembarcou tranquilamente no Rio de Janeiro e fez um show na Praça da Apoteose em 29 de março de 2017 e outros dois shows em São Paulo, no Allianz Parque, em 1 e 2 de abril de 2017. O processo contra Justin Bieber no Rio seria extinto três meses depois.

Portanto, com o processo devidamente extinto, Justin Bieber já pode desembarcar tranquilamente no Brasil em 2022. Resta saber se a saúde dele estará em dia para as apresentações, já que ele teve que fazer uma pausa na atual turnê por ter uma condição chamada síndrome de Ramsay Hunt, que causa paralisia facial.