Topo

Matheus Baldi se defende após críticas: 'Não posso ser responsabilizado'

Matheus Baldi se pronuncia após matéria no "Fantástico" - Reprodução/SBT
Matheus Baldi se pronuncia após matéria no 'Fantástico' Imagem: Reprodução/SBT

Colaboração para Splash, em São Paulo

27/06/2022 17h35Atualizada em 27/06/2022 17h56

Matheus Baldi se pronunciou hoje, no "Fofocalizando" (SBT), após o "Fantástico" (TV Globo) veicular uma matéria na noite de ontem apontando o jornalista como o primeiro a vazar a gravidez da atriz Klara Castanho, vítima de estupro. Baldi descreveu como recebeu a informação e como foi o contato com Klara e sua assessora antes de deletar a publicação sobre o parto, a pedido da atriz.

Segundo o jornalista, tudo começou com mensagens de alguns seguidores apontando mudanças no corpo de Klara e sugerindo que ela poderia estar grávida, mas que, na ocasião, ignorou os recados. Dias depois, ele teria recebido de "uma fonte muito segura" a informação de que uma atriz global de 20 e poucos anos estaria grávida.

"Passados seis dias que essa pessoa me contou, eu recebi uma ligação de uma pessoa que tinha provas, certeza, de que a atriz Klara Castanho estava grávida. Ao receber essa informação da pessoa tendo provas e me dando certeza daquela gravidez, imediatamente eu mandei uma mensagem pra Klara Castanho. [...] Também formalizei na sequência um e-mail pra assessoria de imprensa da Klara Castanho, perguntando se procedia aquela informação", afirmou, acrescentando que não obteve retorno.

"Várias notas que eu trato e apuro, várias vezes o assessor não responde, o artista não responde, mas eu, tendo provas suficientes, eu torno aquilo público, seguro dentro do meu processo de apuração", continuou.

Na sequência, Baldi mostrou a publicação que fez no dia 24 de maio. Nela, diz que "fontes muito seguras" haviam informado ele de que Klara teria dado à luz há cerca de 15 dias, mas teria optado por manter a informação em sigilo. Segundo o jornalista, minutos depois, a assessora de Klara ligou para ele pedindo que ele apagasse o post.

Ainda de acordo com ele, após falar com uma advogada, a assessora voltou a ligar para ele, desta vez, revelando que Klara havia sofrido um estupro. Após isso, Klara teria entrado na ligação pedindo que ele apagasse a publicação.

"Naquele mesmo instante eu disse: 'Claro, vou apagar.' E apaguei. Eram poucos minutos depois, mas ao mesmo tempo aquilo me atormentou e, depois, a Klara me enviou uma mensagem agradecendo pelo que eu tinha feito. Mas eu não vou expor aqui a mensagem que a Klara me mandou", disse, mostrando, em seguida, uma mensagem que teria sido enviada pela assessora de Klara, identificada como Muniky. Nela, a profissional agradece Baldi por sua atitude.

Por fim, o jornalista se defendeu de críticas por ter divulgado a informação.

"Naquele momento em que eu apago o post da Klara, eu tinha plena consciência de que deixou de ser uma fofoca, deixou de ser uma notícia, se tratava de um crime, que inclusive o criminoso tem que pagar por isso. Mas não cabia mais a mim entrar nessa história. Eu arquivei, eu deletei, eu nunca mais mexi nessa história", disse.

Eu não posso ser responsabilizado por tudo que, depois, as pessoas sabendo do que se tratava, fizeram. Mas eu nunca mais mexi nessa história porque não era mais da minha alçada. E ela só ia se manifestar se ela quisesse, eu nunca cobrei isso. Ali essa história tinha acabado. Matheus Baldi

No mesmo programa, a apresentadora Chris Flores negou que o SBT tenha sido o primeiro canal a vazar o ocorrido: "Fomos acusados de ter dado essa notícia, o que não aconteceu. Em nenhum momento essa notícia apareceu aqui no programa", disse ela.