Topo

Lázaro Ramos: 'A gente vê uma tragédia e a primeira coisa que faz é meme'

Colaboração para Splash, do Rio

06/05/2022 04h00

A sinopse de "Medida Provisória", filme de estreia de Lázaro Ramos na direção, é a seguinte: num futuro próximo (e distópico), um governo autoritário ordena o exílio de todos os afrodescendentes do Brasil para a África. A medida causa medo, mas inspira um movimento de resistência.

"Como é tratar com bom humor algo que não tem graça alguma?", perguntou Otaviano Costa ao ator e diretor no "OtaLab" desta semana. Lázaro, então, contou como era o clima nos bastidores da filmagem:

Ota, você me conhece, tudo é na base do afeto e do amor. Mesmo fazendo cenas dolorosas e tristes, o ambiente sempre era saudável. Não é porque você sofre em cena que precisa sofrer nos bastidores.

Lázaro Ramos nos bastidores do filme 'Medida Provisória' - Divulgação - Divulgação
Lázaro Ramos nos bastidores do filme 'Medida Provisória'
Imagem: Divulgação

Dose de humor

Apesar de discutir questões raciais e sociais, o filme não deixa de ter sua dose de humor. O ambiente no set foi fundamental. "Era um ambiente muito repleto de amor. E acho que isso ajudou muito, porque o filme precisava dessa transição", contou.

Uma coisa que eu queria muito reproduzir no filme é esse humor de hoje em dia. Às vezes a gente vê uma grande tragédia e a primeira coisa que faz é meme. Eu produzo memes, adoro, é uma característica nossa. Mas às vezes o terror vai se instalando e a gente não percebe.

OtaLab

O "OtaLab", o programa de internet que parece TV, pode ser acompanhado pelos canais do Splash no YouTube, Twitter e Facebook. Você pode assistir a toda a programação do Canal UOL aqui.