Topo

Anitta é acusada de usar foto de projeto no Coachella sem autorização

Anitta usa imagem de projeto para promover seu show no Coachella - Divulgação/Coachella e Anderson Valentim/Favelagrafia
Anitta usa imagem de projeto para promover seu show no Coachella Imagem: Divulgação/Coachella e Anderson Valentim/Favelagrafia

Péterson Neves

Colaboração para Splash, em São Paulo

17/04/2022 14h53Atualizada em 17/04/2022 19h31

A cantora Anitta, 29, é acusada de usar uma foto de um projeto social que tem como objetivo documentar os talentos das favelas do Rio de Janeiro para realizar a divulgação de seu show no festival Coachella, nos Estados Unidos.

A artista gerou insatisfação porque não teria entrado em contato com o responsável pela imagem e nem creditado o fotógrafo durante a ação de lançamento - fato que, segundo a denúncia, ocorre pela terceira vez com a mesma foto.

A foto mostra garotos com os rostos cobertos, numa alusão ao tráfico de drogas. Em vez de armas, eles carregam instrumentos musicais.

Não estamos atrás de dinheiro, não é sobre isso. É sobre reconhecimento. A gente admira muito o trabalho dela, a trajetória dela. A gente sabe que nem é ela que posta, tem uma equipe por trás disso. A gente não está a fim de treta e confusão. É ela conhecer o projeto. Se ela gostou tanto dessa imagem, conhece esse projeto, olha paras as nossas fotos, os fotógrafos e valoriza eles.
André Havt, um dos idealizadores do projeto Favelagrafia.

A reportagem tentou contato com a assessoria de imprensa de Anitta e aguarda um posicionamento.

O projeto foi idealizado em 2016 por nove fotógrafos com a ideia de percorrer nove favelas do Rio de Janeiro para mostrar que a realidade dos moradores não é só violência e miséria.

A queixa é que a cantora não buscou contato com o grupo ou o autor da foto, o fotógrafo Anderson Valentim, para ter a autorização para usar a imagem.

"O Anderson em 2016 fez essa foto, é uma das fotos do projeto. Essa foto foi exposta no MAM (Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro). A Anitta veio da periferia e nossos fotógrafos também. Então, a gente sabe o valor da imagem e o trabalho de cada um. Se curte, conhece a gente, chama o Anderson para fazer uma foto dela, um clipe ou põe o nome nos créditos quando usar. Só para a galera se preocupar um pouco. Não é uma mensagem para ela, serve para todo mundo, porque a internet é esse lugar que vale tudo, mas tem um artista do outro lado e vive desse reconhecimento. Ela sabe bem disso", disse Havt, a Splash.

A chateação também se dá pelo fato da equipe da artista estar usando a foto do projeto pela terceira vez com fins publicitários.

"Quando a Anitta postou uma vez, foi: 'pô, que legal. A Anitta postou'. Postou pela segunda vez a foto ligando a divulgação dela no Coachella e depois postou uma terceira vez. Então, já dá para pedir música até no 'Fantástico' (TV Globo). Ela postou a terceira vez e falamos: 'aí, não, né!'. Já não é um caso de curti a foto e estou postando. Ela está usando a foto para divulgar a presença dela no show do Coachella", destacou.

O idealizador do Favelagrafia lembra que o rapper Snnopy Dog, o produtor musical Swizz Beatz, a cantora Maria Rita, o cantor Jorge Aragão, entre outros artistas, chegaram a divulgar fotos do trabalho nas redes sociais. Ele afirmou que não se incomoda quando vê um clique não creditado sendo postado espontaneamente, mas, reforçou que o uso para divulgação como foi feito por Anitta 'é um problema'.

"A mensagem que a gente está passando é a potência e o talento nas favelas do Rio de Janeiro. Quando a gente tem essa foto compartilhada mesmo que sem crédito, a nossa mensagem está sendo passada. Isso tem valor para a gente. Quando ela posta pela primeira vez, é incrível porque a mensagem está sendo passada e tudo bem. Agora, o problema é quando você pega isso e começa usar para outros fins e tira a foto do contexto dela", apontou.

O problema é usar várias vezes. É um pouco diferente quando você começa a usar de maneira constante e com um sentindo que era divulgação do show dela. Não é sobre dar crédito ou não porque pode acontecer. O problema é eu pegar essa imagem e usar para um fim específico.
Andre Havt