Topo

Chitãozinho e Xororó celebram 50 anos de carreira com série, doc e turnê

A dupla Chitãozinho & Xororó em coletiva de imprensa no lançamento dos 50 anos de turnê - Leo Franco / AgNews
A dupla Chitãozinho & Xororó em coletiva de imprensa no lançamento dos 50 anos de turnê Imagem: Leo Franco / AgNews

De Splash, em São Paulo

12/04/2022 18h10Atualizada em 21/07/2022 12h47

Chitãozinho e Xororó preparam um combo para as comemorações dos 50 anos de carreira. A dupla sai em turnê, terá uma série e um documentário no GloboPlay, um gibi e um musical celebrando as cinco décadas de estrada.

A turnê batizada Por Todos Os Tempos começa em Campinas (SP), no sábado (16), e termina em Nova York, em 3 de setembro, com um show na Radio City Music Hall. O empresário da dupla viaja essa semana para Nashville, berço do country nos Estados Unidos, para negociar participações internacionais no show em solo norte-americano.

Apesar de ainda não ter os nomes confirmados, os irmãos adiantaram que farão um convite a Barry Gibb, único integrante vivo dos Bee Gees. Em 1993 Chitãozinho e Xororó gravaram com o trio "Palavras", versão de "Words". Caso Gibbons aceite o convite, o público do show que encerra a turnê poderá ver a parceria no palco mais de 20 anos depois.

O show que antes roda o Brasil terá duas horas de duração com clássicos que vão repassar a carreira da dupla, que gravou mais de 400 canções. Junto com os 50 anos de carreira, Chitãozinho e Xororó comemoram os 40 anos de "Fio de Cabelo", música que representou uma virada na carreira deles em 1982.

Influência de Junior

Xororó confessou que se prepara para a turnê com influência do filho, Junior. "Eu nunca tinha feito aula de canto e sempre me preservei muito. Fazia muito exercício físico, mas a voz não tanto. Na turnê dos meus filhos conheci um vocal coach e fiz um teste com ele."

A inclusão do vocal coach na turnê Nossa História tinha sido um pedido de Junior, que estava há muito tempo sem cantar e queria se preparar vocalmente.

"Achei interessante aquilo. Fiz a primeira aula e gostei. Agora faço aulas online com o vocal coach todas às quartas-feiras. Quando eu parei na pandemia as primeiras lives sofria muito, a voz demorava para engatar. Agora indico para todo mundo que quer ter longevidade vocal".

Aprendendo com o filho, é a vida. Xororó

Série e documentário

Andréia Horta, que interpretou Elis Regina no cinema, dará vida a Dona Araci, mãe dos músicos, na série que estreia ainda este ano no GloboPlay. Ela será dirigida por Hugo Prata, mesmo diretor da cinebiografia de Elis. Os irmãos Rodrigo e Felipe Simas darão vida a Chitãozinho e Xororó em "As Aventuras de José e Durval".

Um documentário que mostrará um pouco mais da vida pessoal e lado humano dos irmãos sempre discretos também está em andamento e sai logo após a série no GloboPlay.

"Esses anos todos muitos diretores e produtores nos procuraram para fazer um longa. E nunca sentimos essa liberdade para liberar a nossa história. Com o tempo passando as coisas foram se firmando mais e ficou até difícil falar não porque cobravam havia muitos anos", explica Chitãozinho sobre a decisão de finalmente contar a história da dupla na tela.

O que as pessoas querem saber mesmo é o particular. A música eles já conhecem. Chitãozinho

"A gente sabe que tem muita coisa da história que jamais abriríamos para outras pessoas, mas a nossa história musical é tão rica que a gente está super tranquilo. Eles sabem até onde eles podem ir e a surpresa vai ser nossa também", completa Xororó, que até agora só viu uma cena da série.

Já o musical, no teatro, deve ficar para 2023, segundo Chitãozinho. Com elenco ainda indefinido, o cantor fez um convite público para Andréia Horta também interpretar a mãe deles no palco. A atriz participou da coletiva de imprensa em que a dupla anunciou com mais detalhes todos os projetos dos 50 anos.

Gibi

Ridaut Dias Jr., criador de Senninha, é o responsável por transportar a história da dupla para as páginas dos gibis.

Segundo o cartunista, Chitãozinho e Xororó serão eternas crianças na historinha que terá ainda a participação de personagens fantásticos que vão auxiliar a jornada dos meninos.

"A ideia é transformar a vida deles em um conto de fadas. Eles não crescem nunca, eles vivem aventuras no Vale da Música. A maioria dos personagens que eles vão encontrando são pessoas que passaram pela vida artísticas deles e são pessoas mágicas. Elfos, fadas, seres que vivem no Vale da Música e ajudam a dupla a fazer o repertório. É algo mais fantástico", adianta Ridaut.