Topo

Ator ironiza piada de Chris Rock: 'Meu cabelo está fino, sou deficiente'

Ricky Gervais bebe enquanto apresenta o Globo de Ouro - Paul Drinkwater/NBCUniversal Media, LLC via Getty Images
Ricky Gervais bebe enquanto apresenta o Globo de Ouro Imagem: Paul Drinkwater/NBCUniversal Media, LLC via Getty Images

Colaboração para Splash, no Rio de Janeiro

07/04/2022 21h03

Ricky Gervais, de 60 anos, defendeu a piada de Chris Rock sobre alopecia da atriz Jada Pinkett Smith, feita na 94ª edição do Oscar no dia 27 do mês passado. O comediante acredita que a piada não foi tão "ofensiva" e fez uma comparação com a queda do seu cabelo.

Segundo o ator, a piada, que resultou em um tapa do ator Will Smith em Chris no palco da premiação, foi "tranquila".

"Você não bate nas pessoas por causa de uma piada, por pior que ela seja. E não foi ruim! Essa foi a piada mais tranquila que eu já teria contado", disse Gervais durante uma sessão de perguntas e respostas ao vivo no Twitter.

Em seguida, ele fez uma comparação com a queda do seu cabelo e disse estar ficando "deficiente" por seu cabelo estar mais fino atualmente.

"Alguém disse que estava brincando sobre a deficiência dela. Bem, meu cabelo está ficando mais fino, então estou deficiente. Isso significa que posso estacionar ao lado do [supermercado britânico] Tesco agora. E eu sou gordo. Isso é uma doença, não é? Estou gordo e careca. Eu deveria receber os f*didos benefícios", argumentou ele.

Em um show de comédia em Londres, na Inglaterra, Gervais repercutiu o assunto sobre a confusão entre Rock e Smith.

"Eu não tenho nenhum material de Will Smith. O que isso tem a ver comigo? As pessoas diziam: 'O que teria acontecido se Ricky Gervais estivesse lá [apresentado o Oscar]? Eu não teria feito uma piada sobre o cabelo de sua esposa. Eu teria feito uma piada sobre o namorado dela", comentou.

Entenda o caso

No palco do Oscar, Rock fez uma brincadeira, dizendo que Jada estava careca para estrelar "G.I. Jane 2", em uma referência ao que seria uma sequência do filme "No Limite da Honra", em que Demi Moore está careca para viver a protagonista.

No entanto, a piada não agradou Smith e o ator levantou de sua cadeira para dar um tapa no apresentador, causando um climão na premiação. Jada tem uma doença chamada alopecia, que causa queda de cabelo, e ela raspou a cabeça em dezembro do ano passado após sofrer durante muitos anos com a perda de cabelos. Diversos famosos saíram em defesa de Rock e disseram que Smith passou do ponto ao dar um tapa no humorista, como foi o caso de Jim Carrey e do cineasta espanhol Pedro Almodóvar.

Após a confusão, Rock não falará oficialmente sobre o tapa que levou de Smith no Oscar tão cedo, aparentemente. Após fazer seu primeiro show após a premiação, o comediante fez uma aparição surpresa num famoso evento de comédia de Nova York, o Comedy Cellar Tuesday. A plateia foi ao delírio quando viu o ator entrando no palco, mas ele deixou claro que não tocaria no assunto polêmico.

"Ele literalmente só falou sobre isso quando a plateia estava delirando ela aparição surpresa. Ele subiu no palco e disse: 'Diminuam suas expectativas. Não falarei sobre essa m*rda'", disse uma fonte que estava no local ao jornal "Page Six".

Ainda de acordo com a fonte local, o comediante brincou com o súbito interesse do público nos seus próximos shows, dizendo que estava trabalhando em novo material. Em seu primeiro show após o incidente, Rock disse que ainda estava processando o ocorrido.

Este novo show acontece pouco tempo depois da notícia do desligamento de Will Smith da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas, e novos rumores que o ator se internaria voluntariamente numa clínica de reabilitação para tratar o estresse.