Topo

Grammy: Humorista que citou tapa de Will Smith já foi cancelado por piadas

Trevor Noah fez piada sobre tapa de Will Smith em Chris Rock - Kevin Mazur/Getty Images
Trevor Noah fez piada sobre tapa de Will Smith em Chris Rock Imagem: Kevin Mazur/Getty Images

De Splash, em São Paulo

04/04/2022 08h36Atualizada em 04/04/2022 08h36

O Grammy 2022 ficou marcado por uma referência ao tapa de Will Smith em Chris Rock na cerimônia do Oscar, que aconteceu na semana passada. Trevor Noah, apresentador da premiação, brincou:

"Vamos ouvir música, dançar, cantar, manter os nomes das pessoas fora de nossas bocas e distribuir prêmios durante toda a noite", disse durante a abertura.

O artista vencedor do Oscar de melhor ator por "King Richard - Criando Campeãs", logo após subir ao palco para agredir Chris Rock, gritou: "Tire o nome da minha mulher da porr* da sua boca!".

Quem é Trevor Noah?

O humorista de 38 anos é sul-africano e iniciou a carreira artística aos 18, atuando como protagonista na novela "Isindigo". Na sequência, passou a apresentar programas de rádio e de televisão. Em 2008, teve seu primeiro programa com nome próprio, o "Tonight with Trevor Noah", no canal MNet.

Passou a investir na carreira de comediante e mudou-se para os Estados Unidos em 2011. Os principais temas das apresentações de stand-up de Noah são suas observações sobre raça e etnia, já que ele é filho de uma mulher negra sul-africana e de um pai branco suíço.

Desde 2015 é apresentador do "The Daily Show", programa americano do canal Comedy Central ganhador de mais de vinte Emmys, conhecido por satirizar a política americana.

Assim como Chris Rock, foi criticado por piadas

Poucas horas após ser anunciado o novo apresentador do "The Daily Show" em 2015, Noah teve alguns de seus tweets antigos resgatados e foi criticado — assim como Chris Rock, que, vale lembrar, não polemizou só com a piada feita a Jada.

O humorista sul-americano já havia feito algumas postagens zombando de mulheres gordas e até de judeus. Em um post de 2011, ele escreveu a citação "Ah, sim, o fim de semana. As pessoas vão ficar bêbadas e pensar que eu sou sexy!" e logo na sequência atribiu a frase a "garotas gordas em todos os lugares".

Em 2014, ele respondeu uma pessoa escreveu: "Quando uma mulher é amada corretamente, ela se torna 10 vezes a mulher que era antes", ao que Noah acrescentou: "Então ela engorda?"

Em 2009, outro post, no mínimo, polêmico: "Quase atropelei um garoto judeu atravessando a rua. Ele não olhou antes de cruzar, mas eu ainda teria me sentido tão mal no meu carro alemão!".

Apesar das postagens terem se tornado grande assunto na mídia à época, Trevor Noah não perdeu o cargo. A Comedy Central saiu em defesa do humorista:

"Como muitos comediantes, Trevor Noah ultrapassa os limites; ele é provocador e não poupa ninguém, inclusive a si mesmo. Julgar ele ou sua comédia com base em um punhado de piadas é injusto. Trevor é um comediante talentoso com um futuro brilhante no Comedy Central", disse a emissora em nota.

Noah também se pronunciou no Twitter: "Reduzir as minhas opiniões a um punhado de piadas não é um reflexo verdadeiro do meu personagem, nem da minha evolução como comediante".

Grammy 2022: as fotos e looks dos artistas no maior prêmio da música