Topo

Demi Moore foi eleita pior atriz em filme citado por Chris Rock no Oscar

"G.I. Jane" chegou ao Brasil como "Até o Limite da Honra" - Divulgação
'G.I. Jane' chegou ao Brasil como 'Até o Limite da Honra' Imagem: Divulgação

De Splash, em São Paulo

30/03/2022 04h00

O Oscar 2022 aconteceu no último domingo e, além de premiar os maiores nomes do cinema mundial, também rendeu uma grande polêmica: o tapa que Will Smith deu em Chris Rock durante a premiação. O ator ficou bastante incomodado quando o comediante fez uma piada envolvendo a condição média de Jada Pinkett Smith, esposa de Smith que tem alopecia, que causa a queda de cabelo.

Durante um discurso, Rock fez diversas brincadeiras com os presentes e, entre elas, falou que Jada estrelaria em uma continuação do filme "G.I. Jane", título em inglês de "Até o Limite da Honra", no qual a protagonista tem os cabelos raspados, assim como Jada.

Will e Jada Smith - Axelle/Bauer-Griffin/FilmMagic - Axelle/Bauer-Griffin/FilmMagic
Will e Jada Smith
Imagem: Axelle/Bauer-Griffin/FilmMagic

A piada não agradou a apresentadora e o marido, mas muitas pessoas que assistiam à cerimônia ficaram sem entender sobre o que Chris Rock estava falando. Por isso, Splash te explica detalhes sobre o título citado pelo comediante ? e causador de uma das maiores polêmicas da história do Oscar.

Will Smith tá tapa em Chris Rock durante o Oscar - Reprodução/Internet - Reprodução/Internet
Will Smith tá tapa em Chris Rock durante o Oscar
Imagem: Reprodução/Internet

"Até o Limite da Honra"

Lançado em 1997, o filme é estrelado por Demi Moore ("Ghost ? Do Outro Lado da Vida") e conta também com Viggo Mortensen ("O Senhor dos Anési") e Anne Bancrot ("A Primeira Noite de Um Homem").

Com direção de Riddley Scott, de "Blade Runner" e "Casa Gucci", o longa acompanha Jordan O'Neil, uma fuzileira que faz de tudo para se destacar no SEAL, as forças de operações especiais da Marinha dos Estados Unidos. Ela não é aceita inicialmente, mas depois de uma senadora fazer pressão para que isso aconteça, O'Neil se torna a primeira mulher a fazer parte do grupo de elite.

Para provar que é capaz, a militar se submete a diferentes treinamentos do exército que mais parecem torturas. Ela se vê obrigada a raspar o cabelo e ser durona o bastante para não ser passada para trás e sucumbir ao machismo da corporação.

O filme está disponível no Star+.

Cena de 'G.I. Jane' - Divulgação - Divulgação
Cena de 'G.I. Jane'
Imagem: Divulgação

Reações

"Até o Limite da Honra" recebeu críticas mistas e tem 50% de aprovação do público no Rotten Tomatos, agregador online de opinões de filmes. No entanto, Demi Moore chegou a ganhar o Framboesa de Ouro ? premiação dos piores do ano ? em 1998 como Pior Atriz. Já Viggo Mortensen foi indicado ao Stinkers Bad Movie Awards de Pior Sotaque, mas perdeu para Jon Voight em "Anaconda".

Vai ter Continuação?

No discurso de Chris Rock, ele fala sobre uma continuação do filme, mas a verdade é que ele não fez sucesso o bastante para ganhar uma sequência, e foi usado como exemplo apenas para embasar a piada do comediante.

Confusão

Como o longa não é muito famoso, menos ainda no Brasil, uma parte dos espectadores entendeu que Rock disse "G.I. Joe", em referência à franquia de filmes dedicada aos bonecos, que conta com "G.I. Joe: A Origem de Cobra" (2009), "G.I. Joe: Retaliação" (2013) e "G.I. Joe: Snake Eyes" (2021). O público que imaginou a comparação entendeu que Chris Rock se referia ao fato dos heróis da produção usarem capacetes redondos.