Topo

Jada não foi a única: veja as piadas polêmicas que Chris Rock coleciona

De Splash, em São Paulo

29/03/2022 04h00Atualizada em 29/03/2022 14h30

Uma cerimônia que poderia ter ficado marcada pela histórica vitória de um Oscar por um ator surdo, Troy Kotsur, o primeiro a fazer o feito por sua atuação em "No Ritmo do Coração" (2021), será lembrada pela piada que Chris Rock fez com a atriz Jada Pinkett Smith, mulher de Will Smith, que acabou reagindo ao comentário deselegante dando um tapa no comediante.

Sofrendo de alopecia, Jada está com os cabelos raspados desde dezembro do ano passado após sofrer anos com a perda dos fios. Chris Rock então fez uma "brincadeira", dizendo que Jada estava careca para estrelar "G.I. Jane 2", em uma referência ao que seria uma sequência do filme "Até o Limite da Honra", que em inglês tem o título "G.I. Jane". Na obra, Demi Moore está careca para viver a protagonista.

Contudo, a piada com Jada na cerimônia do Oscar no domingo (27) não foi a única do comediante, que possui uma vasta lista de polêmicas no que ele acredita ser engraçado. Confira algumas delas.

'Cultura do cancelamento'

Chris Rock reconheceu a existência do fenômeno e afirmou quando apresentou o New York Film Critics Circle Awards 2019 que o "medo da cultura de cancelamento" faz comediantes produzirem conteúdo "chato e sem graça". Ele acabou recebendo críticas de fãs, já que o mesmo estaria sendo a favor de uma "cultura de comédia tóxica", conforme publicou o tabloide britânico Daily Mail.

Em 2021, ele reafirmou o pensamento à rádio Breakfast Club: "Se fosse há cinco anos, eu poderia dizer algo realmente ofensivo e engraçado, mas agora não posso fazer isso". No programa ele ainda falou que vê programas de TV, premiações e filmes e todos estão "sem graça, porque todo mundo tem medo de dizer alguma coisa".

'Meme' sobre tiroteio em massa

Desta vez em sua conta no Instagram, o comediante decidiu publicar um meme sobre um tiroteio em massa, o que não pegou muito bem. O meme induz a pensar que a pessoa atiradora seria branca e tinha a imagem da atriz e comediante Betty White, que morreu em dezembro de 2021.

"A primeira coisa que as pessoas dizem quando um tiroteio é anunciado", dizia o texto acima da imagem da atriz, cujo nome pode ser lido como "Bet He White", podendo ser traduzido livremente para o português como "Aposto que é branco". Teve quem sugerisse que o comediante estava fazendo "racismo reverso", o que não existe. A publicação continua no ar.

foto 5 - Reprodução/ Instagram @chrisrock - Reprodução/ Instagram @chrisrock
Publicação de meme sobre tiroteio em massa em 2019 feita por Chris Rock, enquanto EUA passava por vários episódios com atiradores
Imagem: Reprodução/ Instagram @chrisrock

Piadas com crianças asiáticas

O episódio de domingo no Oscar não foi o primeiro de Chris Rock que causou polêmica. Ao apresentar a cerimônia em 2016, ele foi criticado quando levou três crianças asiáticas no palco e as apresentou como sendo contadores da empresa que computa os resultados da premiação.

Não satisfeito, ele ainda disse que as pessoas poderiam reclamar no Twitter: "Quem não gostou pode reclamar no Twitter usando o smartphone que eles [as crianças] montaram". Os comentários geraram reações e membros asiáticos na academia criticaram o que eles chamaram de "piadas de mau gosto e quadros ofensivos".

foto 3 - Reprodução/ YouTube/ CNN - Reprodução/ YouTube/ CNN
Piadas com crianças asiáticas foram repudiadas após apresentação de Rock no Oscar 2016
Imagem: Reprodução/ YouTube/ CNN

Piada com Jada em 2016

Na mesma noite, Chris não conteve mais piadas inconvenientes. Em meio ao movimento #OscarsSoWhite (Oscars tão brancos, em tradução livre), ele ironizou diversas vezes: "Bom, estou no Oscar da Academia, também conhecido como os prêmios dos brancos", falou, referindo-se à ausência de indicados negros nas principais categorias.

Em seguida, o comediante destacou que esta sempre foi a história de Hollywood e que, nos anos 1960, ninguém protestava por isso. "É a 88ª edição do Oscar, o que significa que essa coisa toda de 'sem indicados negros' aconteceu pelo menos outras 71 vezes, ok? Vocês precisam se dar conta de que isso aconteceu nos anos 1950, 1960", afirmou Rock.

"Sabe, quando sua avó está pendurada em uma árvore, é muito difícil se preocupar com o melhor curta de documentário estrangeiro", provocou.

No monólogo tradicional da premiação, Rock ainda fez piada com a mulher de Will Smith. "Jada boicotar o Oscar é como eu boicotar a calcinha da Rihanna. Eu não fui convidado", falou. Uma fonte disse à People que Will estaria bravo com ele devido a isso, o que motivou reação à piada de domingo. O casal participou do boicote e não compareceu à cerimônia de 2016, em protesto pela Academia não ter indicações de pessoas negras por dois anos consecutivos.

foto 2 - Lionel Hahn/Getty Images - Lionel Hahn/Getty Images
Will e Jada Smith
Imagem: Lionel Hahn/Getty Images

Zombando sobre uso de drogas de Whitney Houston

Era abril de 2019 quando Chris Rock fez um post no Instagram que deixou os fãs de Whitney Houston enfurecidos. Na imagem, a cantora aparece de óculos escuros e com um semblante de tédio onde se lê: "Eu em uma reunião que poderia ser um e-mail".

O problema foi a legenda que foi complementada pelo humorista. "Vamos logo, tenho crack para fumar", escreveu ele. A cantora morreu em fevereiro de 2012, aos 48 anos. Ela foi encontrada morta em um quarto de hotel e a causa da morte apontou uma combinação de doença cardíaca com uso de cocaína. O post não está mais disponível.

foto 1 - Reprodução/ Instagram - Reprodução/ Instagram
Em 2019, Rock também foi criticado por piada com Whitney Houston
Imagem: Reprodução/ Instagram

'Quem é mais racista: brancos ou negros?'

Criador e narrador da série "Todo Mundo Odeia o Chris", Rock possui décadas de carreira sendo comediante. Em 1996, ele já era alvo de controvérsias e chegou a fazer o seguinte questionamento: "Quem é mais racista, brancos ou negros?".

Ele afirmou que eram os negros e justificou: "Você sabe por quê? Porque nós também odiamos pessoas negras. Tudo o que os brancos falam que não gostam nos negros, negros realmente não gostam dos negros", opinou na época.