Topo

Morre em combate aos 33 anos ator ucraniano que se juntou ao exército

Pasha Lee tinha 33 anos e havia largado trabalho para se juntar ao exército ucraniano - Reprodução/ Instagram @pashaleeofficial
Pasha Lee tinha 33 anos e havia largado trabalho para se juntar ao exército ucraniano Imagem: Reprodução/ Instagram @pashaleeofficial

De Splash, em São Paulo

07/03/2022 15h05Atualizada em 07/03/2022 17h03

Morreu em combate aos 33 anos o ator ucraniano Pasha Lee, após bombardeios da Rússia na cidade de Irpin. O anúncio da morte foi feito nas redes sociais do Festival Internacional de Cinema de Odessa e também pelo jornalista ucraniano Sergiy Tomilenko.

Lee havia se juntado ao exército para defender o país com as Forças de Defesa Territorial das Forças Armadas da Ucrânia logo nos primeiros dias de guerra com a Rússia.

Também conhecido como Pavlo Li e Pasha Li, além de ator Lee era apresentador de TV, cantor, compositor e dublador.

Segundo o site agregador de filmes e séries "IMDb", ele apareceu em vários comerciais e contribuiu para dublagens em idiomas locais de filmes de Hollywood como "O Hobbit " e "O Rei Leão".

"Desde o primeiro dia da guerra ele foi lutar pela Ucrânia como soldado. Em tempos de paz, ele era um apresentador de TV divertido", escreveu o jornalista Sergiy Tomilenko, presidente da União Nacional dos Jornalistas da Ucrânia.

Há três dias, Lee havia publicado uma foto em seu perfil no Instagram onde apareceu sorridente ao lado de uma mulher, também combatente: "Sorrimos porque vamos conseguir e tudo será Ucrânia". Segundo o site TheWrap, o ator nasceu na Crimeia, anexada pela Rússia em 2014.

"Pasha Li morreu durante o bombardeamento em Irpen, defendendo a Ucrânia. Ele é ator, apresentador de TV, meu colega e um bom companheiro. Não há muito tempo filmamos juntos um teaser para um filme infantil. Nunca perdoe", despediu-se a atriz de teatro e cinema, Anastasiya Kasilova, em seu Facebook. Os dois atuaram juntos ano passado na série "Provincial".

O Festival de Odessa destacou os principais trabalhos no cinema do ator de 33 anos. Estão na lista os filmes "Shtolnya" (2006), "Zvychayna sprava" (2012), "Shadows of Unforgotten Ancestors" (2013), "The Fight Rules" (2016) e "Meeting of classmates" (2019).

O principal evento de cinema ucraniano também fez um apelo: "Apelamos à comunidade mundial para ajudar a Ucrânia na luta contra a Rússia e parar a guerra. Pedimos que você feche o céu sobre a Ucrânia imediatamente e continue boicotando o cinema russo".