Topo

Jornalista corrige colegas sobre guerra na Ucrânia: 'Não estudou história'

Jennifer Griffin tem corrigido seus colegas ao vivo na Fox News sobre a invasão russa na Ucrânia - Reprodução
Jennifer Griffin tem corrigido seus colegas ao vivo na Fox News sobre a invasão russa na Ucrânia Imagem: Reprodução

De Splash, em São Paulo

04/03/2022 10h32

Não é só no Brasil que a invasão russa na Ucrânia tem gerado bate-bocas ao vivo: nos Estados Unidos, uma jornalista tem corrigido informações errôneas transmitidas na Fox News, onde trabalha.

A emissora é famosa por seu posicionamento a favor do Partido Republicano — e, hoje, alguns comentaristas defendem que a invasão à Ucrânia é culpa do presidente democrata Joe Biden e que os Estados Unidos devem fazer uma intervenção militar no país. Jennifer Griffin discorda e chegou a afirmar que um convidado "claramente não é um estudante de história".

Ela falava sobre o general aposentado Don Bolduc, que havia acabado de defender que os Estados Unidos enviassem tropas à Ucrânia: "Claramente, o brigadeiro-general Bolduc não é um estudante de história — ele é um político, ele concorreu ao Senado em New Hampshire e falhou".

"Ele não é um estrategista militar, e sugerir que os Estados Unidos coloquem poder de fogo indireto, ou operações especiais, ou a CIA na Ucrânia para dar a Putin qualquer tipo de desculpa para aumentar este conflito é um discurso extremamente perigoso num momento como esse", afirmou Griffin.

Ela também corrigiu o coronel Douglas MacGregor, conselheiro do ex-presidente Donald Trump, quando ele disse que a Rússia não tinha intenção de invadir outros países e poderia tomar controle da Ucrânia porque russos e ucranianos são "indistinguíveis" entre si.

"Eu sinto que preciso corrigir algumas coisas que o coronel Douglas MacGregor disse, e não sei se 10 minutos são tempo suficiente para fazer isso, porque foram tantas distorções", começou a jornalista.

"Nenhuma pessoa com quem eu tenha falado no Pentágono ou em qualquer serviço de inteligência ocidental acredita que sabe até onde Putin pretende ir", rebateu Griffin.

Em entrevista ao programa Media Buzz, da própria Fox News, a jornalista afirma: "Estou aqui para fazer a checagem dos fatos, porque o que eu noticio são os fatos. O meu trabalho é fazer o meu melhor para descobrir a verdade. Eu compartilho esses fatos internamente para que nossa emissora seja mais precisa. Isso é o que eu sempre fiz".

No entanto, mesmo depois das correções feitas pela jornalista, a Fox News continua colocando os mesmos convidados no ar. Quando Douglas MacGregor retornou para dar suas opiniões sobre a guerra na Ucrânia, o âncora Tucker Carlson afirmou: "Douglas MacGregor. Um homem em quem você pode acreditar".