Topo

Jovem Pan News demite ex-BBB Adrilles Jorge após suposta saudação nazista

Gesto de Adrilles Jorge foi interpretado como saudação nazista - Reprodução
Gesto de Adrilles Jorge foi interpretado como saudação nazista Imagem: Reprodução

Ane Cristina

De Splash, em São Paulo

09/02/2022 10h08Atualizada em 09/02/2022 14h06

A Jovem Pan News demitiu o ex-BBB e comentarista político Adrilles Jorge após ele fazer um gesto interpretado como saudação nazista, que é crime. A informação foi confirmada a Splash pela emissora.

Em nota, o Grupo Jovem Pan disse repudiar qualquer manifestação em defesa do nazismo e suas ideias e que os comentaristas têm liberdade para emitir opiniões, desde que dentro dos limites da lei. Confira a nota na íntegra abaixo.

O momento aconteceu no programa "Opinião" de ontem, enquanto Adrilles falava sobre o caso de Monark, demitido do Flow Podcast por apologia ao nazismo.

"O nazismo matou 6 milhões de judeus, o comunismo matou mais de 100 milhões de pessoas e hoje é visto aqui no Brasil como uma coisa livre, absolutamente liberada, com partidos normalizados", diz o comentarista.

O apresentador William Travassos fala por cima de Adrilles, anunciando que o programa está acabando. O ex-BBB, então, leva a mão estendida à altura do rosto, num gesto parecido com o Sieg Heil, expressão alemã que significa 'salve a vitória', muito utilizada no período Nazista como uma saudação de Hitler.

Travassos, surpreso, responde: "Surreal, Adrilles". Ele ri.

O colunista do UOL Augusto de Arruda Botelho, advogado criminalista, condenou a atitude no Twitter: "Presunção de inocência e benefício da dúvida são coisas sempre presentes na vida de um advogado criminalista. Eu dei uma chance pro Adrilles e assisti ao vídeo dele algumas vezes. Aquilo não foi um tchau. Não foi. Estou realmente com nojo desse cara".

Adrilles nega

Com a repercussão do episódio, Adrilles negou que o gesto tenha relação com o nazismo e disse que estava apenas dando "tchau".

"A insanidade dos canceladores ultrapassou o limite da loucura. Depois de um discurso meu veemente contra qualquer defesa de nazismo, um tchau é interpretado como um saudação nazista. Nazista é a sanha canceladora que não enxerga o próprio senso assassino do ridículo", escreveu no Twitter.

"Estou fazendo esse vídeo aqui a título de esclarecimento do óbvio. Estou sendo cancelado desde ontem por um suposto gesto que foi interpretado de maneira deturpada, absurda, surreal como um gesto de saudação nazista. Um 'tchau' que eu faço ao final do programa", continuou ele ao compartilhar um vídeo explicando a situação.

Após a demissão, Adrilles disse que o desligamento ocorreu por um "tchau deturpado pelos canceladores" e agradeceu à Jovem Pan News.

"Infelizmente a pressão de uma turba canceladora e sua sanha de sangue surtiram efeito. Agradeço à Jovem Pan pela oportunidade e a todos os amigos que lá conquistei e que em mim confiam e apoiam".

Veja a nota da Jovem Pan na íntegra:

O Grupo Jovem Pan repudia qualquer manifestação em defesa do nazismo e suas ideias. Somos veementemente contra a perseguição a qualquer grupo por questões étnicas, religiosas, raciais ou sexuais.

No exercício diário de informar e esclarecer nossa audiência, prezamos pelo livre debate de ideias, mas não endossamos qualquer tipo de manifestação que leve ao discurso de ódio e reforce ideias que remetam a um episódio da nossa história que deve ser lembrado como símbolo de um erro da humanidade que não deve jamais ser repetido.

Nossos comentaristas têm independência para emitir opiniões, respeitando os limites da lei, opiniões estas que não refletem as posições do Grupo Jovem Pan.