Topo

Marina Sena: 'O feminismo vai além de não depilar a axila, é algo grande'

Marina Sena lança aposta do verão com a música "Foi Match" - Felipe Max / Divulgação
Marina Sena lança aposta do verão com a música 'Foi Match' Imagem: Felipe Max / Divulgação

Lucas Pasin

De Splash, no Rio

07/02/2022 12h00Atualizada em 07/02/2022 17h39

Marina Sena, 25, dona do hit "Por Supuesto" e conhecida por muitos como uma "nova diva pop" brasileira, se define totalmente feminista. A cantora já falou diversas vezes sobre a força da mulher, apontando, por exemplo, que "o lugar da mulher é no pico da pirâmide".

Quem vê os poderosos discursos feitos pela artista em premiações e nas redes sociais, onde ganha cada vez mais voz, pode não imaginar que a artista, nascida no interior de Minas Gerais, com ascendência indígena, foi criada de um jeito totalmente simples e livre, sem se prender a padrões, movimentos e estilos.

Lançando o que ela chama de sua "nova aposta para o verão", a música "Foi Match", em parceria com Tinder, e recém-anunciada como atração do Lollapalooza Brasil, em março, Marina conversou com Splash e, além de explicar suas inspirações para a canção, relembrou os tempos — como ela diz — de "quando morava na roça".

Sua primeira referência feminista foi a mãe, Bete Serra, mulher que nunca se definiu de fato como participante do movimento.

Lá na 'roça' onde eu morava, o feminismo não chegava, por isso ela nunca se definiu assim. Mas minha mãe sempre teve o comportamento de uma mulher feminista.

Marina diz também que já viveu um tempo sem depilar o corpo e que recebia críticas por ter a axila peluda. "Mas eram poucas. Vivia numa bolha de pessoas que não se importavam com isso".

E foi justamente da mãe que ela recebeu um dos maiores conselhos. "Ela me disse: 'Deixa o cabelo debaixo do braço, mas se precisar trocar um chuveiro você chama um homem'. E aprendi que é isso. Existem coisas básicas que você precisa ir lá e fazer. Ter autonomia das coisas na vida".

Marina, hoje, destaca:

O feminismo vai além de você não depilar a axila. É um movimento bem grande

Críticas e proteção

Outro aprendizado de Marina Sena com a maturidade foi a de se blindar de críticas. A artista foi alvo de ataques após o Prêmio Multishow, em que foi condecorada por "Artista Revelação", "Capa do Ano" e "Experimente'', referentes ao seu álbum de estreia, "De Primeira''.

Fãs do cantor João Gomes, que concorria na categoria "Artista Revelação", não gostaram de "perder" para Marina e a atacaram nas redes dizendo que a artista não merecia o prêmio.

Marina, mais uma vez, precisou relembrar o quanto é difícil ser uma mulher na indústria da música e lamentou os ataques.

"Faço terapia, né? É a única coisa que posso fazer. Ataques são coisas que não podemos controlar. É inerente a você. Não digo que estou criando uma 'casca', mas é preciso sim se proteger de alguma forma. Todos nós criamos seus mecanismos para não sofrer tanto, para não afetar a criatividade e a vida".

Marina Sena na gravação do clipe de 'Foi Match' - Felipe Max / Divulgação - Felipe Max / Divulgação
Marina Sena na gravação do clipe de 'Foi Match'
Imagem: Felipe Max / Divulgação

Vem novo hit?

Com "Foi Match", composição própria, Marina Sena quer seguir no topo das paradas musicais. A música é em parceria com o Tinder e o grupo Hitmaker, que está por trás de sucessos de Anitta, Ludmilla, Luisa Sonza, entre outros artistas.

O novo single trabalha ritmos atuais, como forró pizeiro, funk carioca, eletro funk e diversos elementos pop. A canção estará disponível nas plataformas digitais e um videoclipe estreia na sexta-feira, 11 de fevereiro, com exclusividade no canal KondZilla, no YouTube.

"Não é exatamente baseado em um amor de verão, mas sim sobre o sentimento de felicidade que o verão desperta na gente. A letra traz partes que representam a minha vida, e também a vida de outras pessoas. A base da música é linda, e eu fiz a melodia e letra."