Topo

Spotify responde críticas após polêmica pela covid: 'Nem sempre acertamos'

O sueco Daniel Ek, de 33 anos, cofundador da plataforma Spotify - Getty Images
O sueco Daniel Ek, de 33 anos, cofundador da plataforma Spotify Imagem: Getty Images

Daniel Palomares

De Splash, em São Paulo

30/01/2022 18h21

Diante da polêmica de artistas retirando suas músicas do Spotify após um podcast que espalhava fake news sobre a covid-19 não ser tirado do ar, o co-fundador da plataforma, Daniel Ek, publicou uma carta aberta explicando as medidas que a empresa tomará para enfrentar a questão.

"Pessoalmente, existem diversos indivíduos e visões no Spotify que eu discordo fortemente. Sabemos que temos um papel crítico em apoiar a expressão dos criadores enquanto equilibramos isso com a segurança dos nossos usuários. Nessa situação, é importante que não nos adotemos a posição de censura ainda que mantendo regras e consequências para quem as quebra", pontuou Daniel Ek.

A carta fala sobre a preocupação que muitos usuários da plataforma tiveram sobre o tipo de conteúdo que estava sendo promovido pelo Spotify em seus podcast, em especial o que gerou todo o burburinho: "The Joe Rogan Experience" que já desestimulou a vacinação e divulgou tratamentos ineficazes contra a covid-19.

A proposta do Spotify é deixar as regras da plataforma mais claras e acessíveis a qualquer usuário ou criador e também incentivar novas ações de combate a desinformação.

"Vamos adicionar um aviso em qualquer episódio de podcast que inclua discussões sobre a covid-19, direcionando os ouvintes a informações e dados atualizados por cientistas, acadêmicos e autoridades médicas ao redor do mundo, além de links para fontes confiáveis. É o primeiro desse tipo em qualquer plataforma de podcast", pontuou Daniel Ek.

O co-fundador da plataforma lembrou que desde o início da pandemia, o Spotify promoveu ações para informar as pessoas sobre a covid-19 e ainda realizou doações para a OMS (Organização Mundial da Saúde) e o fundo COVAX que distribui vacinas ao redor do mundo.

Confio nas nossas regras, nossa pesquisa e nossa expertise. Levamos isso a sério e continuaremos a ter parcerias com experts que investem na nossa plataforma em benefício dos criadores e ouvintes. Isso não significa que sempre acertamos, mas estamos comprometidos a aprender, crescer e evoluir.

Daniel Ek