Topo

Conheça 'Snowdrop', k-drama com Kim Mi-soo, morta aos 29 anos

Kim Mi-soo em "Snowdrop" - Reprodução
Kim Mi-soo em 'Snowdrop' Imagem: Reprodução

Fernanda Talarico

De Splash, em São Paulo

07/01/2022 04h00

A notícia da repentina morte da atriz sul-coreana Kim Mi-soo, no último dia 5 de janeiro, entristeceu os fãs de dorama. Ela tinha 29 anos e teve um papel secundário em "Profecia do Inferno", série da Netflix que figurou como uma das produções mais assistidas da plataforma por algumas semanas. No entanto, foi em "Snowdrop" que Mi-soo começou a fazer mais sucesso.

A produção estreou em 18 de dezembro de 2021, no canal sul-coreano JTBC. Ao todo, são 16 episódios, exibidos aos sábados e domingos, e 7 capítulos já foram ao ar. Em alguns países, "Snowdrop" está disponível no Disney+, mas não é o caso do Brasil, que ainda não recebeu o dorama coreano de maneira oficial.

Como as gravações já se encerraram, Kim Mi-soo está presente ao logo da trama.

Kim Mi-soo - Reprodução - Reprodução
Kim Mi-soo morreu aos 29 anos
Imagem: Reprodução

Snowdrop

O título se passa na capital da Coreia do Sul, Seul, em 1987, e acompanha Im Soo-ho, um homem misterioso que aparece ensanguentado em um vestiário feminino. Ele é encontrado por Eun Young-ho que, mesmo apavorada com a situação, decide ajudá-lo. Para isso, ela o esconde do governo em seu dormitório na universidade.

No entanto, Soo-ho é um espião norte-coreano e, mesmo em um contexto de turbulência política, ele e Young-ho se tornam um casal.

Vale dizer que 1987 foi um ano bastante importante na história da Coreia do Sul. Em junho, houve o Movimento pela Democracia, no qual aconteceram diversos protestos com o objetivo de realizar eleições justas.

Como envolve temas políticos, a produção causou polêmicas quando a sinopse foi divulgada. Segundo o site especializado AllKpop, sul-coreanos acusaram o título de distorcer a história real do país. Com isso, alguns patrocinadores se retiraram do projeto, e uma petição para que as gravações fossem interrompidas chegou a ter 200 mil assinaturas.

À época, a emissora JTBC publicou uma nota de defesa. "O pano de fundo de 'Snowdrop' é a eleição presidencial durante o regime militar. Neste contexto, há uma história hipotética na qual potências devem unir forças com o regime norte-coreano para manter poder. Tomaremos medidas rigorosas contra calúnias infundadas e fatos fabricados que não estejam relacionados ao ambiente."

O título foi um sucesso e ficou três semanas como o mais visto do Disney+ da Coreia do Sul.

A produção conta com o roteiro de Yoo Hyun Mi e direção de Jo Hyun Tak, a mesma dupla de "Sky Castle".

Mas, o que é dorama?

Esse tipo de produção não é considerado nem uma série, nem uma novela. Elas são dramatizações que se iniciaram na televisão do Japão. Inclusive, a pronuncia vem do japonês, pois a palavra "drama" tem som de "dorama" no idioma.

Quando se trata de uma produção de outro país, como Coreia do Sul, China ou Tailândia, é comum que haja uma identificação. No caso de "Snowdrop", seria um dorama coreano ou um k-drama.

Normalmente, o foco é em apenas um núcleo principal, sem expandir para outros personagens. Também não é comum haver mais de uma temporada por dorama.

Kim Mi-soo - Reprodução - Reprodução
Kim Mi-soo em cena de 'Snowdrop'
Imagem: Reprodução

Elenco

"Snowdrop" chama bastante atenção mundial, pois Kim Jisoo, integrante do grupo Blackpink, é a protagonista da trama: ela é quem interpreta Eun Young-ro. Este foi o primeiro papel principal da cantora.

Já Im Soo-ho é vivido pelo ator Jung Hae-in, de "Something in the Rain", "One Spring Night", "D.P." e diversos títulos.

Na produção, Kim Mi-soo interpretava Yeo Jeong Min, uma estudante ativista que mora com Eun Young-ro.

Entenda o Caso

Kim Mi-soo morreu na última quarta-feira, e a notícia foi confirmada pela Landscape Entertainment, empresa que administrava a carreira dela. "Kim Mi Soo morreu repentinamente no dia 5 de janeiro. A família está de coração partido com essa notícia", informou o comunicado da companhia, sem revelar a causa da morte da atriz.

A nota se encerra com um pedido aos fãs. "Não espalhem rumores ou especulações, respeitando a privacidade da família durante o luto. O funeral de Kim acontecerá de forma privada, como desejado pelos familiares."