Topo

'Cobra Kai': o que você precisa saber antes da 4ª temporada

Arte de divulgação da 4ª temporada de 'Cobra Kai'
Arte de divulgação da 4ª temporada de 'Cobra Kai'
Divulgação/Netflix

De Splash, em São Paulo

31/12/2021 04h00

Quase um ano depois do lançamento da 3ª temporada, "Cobra Kai" volta hoje à Netflix com os episódios do quarto ano. A popular série de artes marciais já foi renovada para a quinta temporada, e retoma a história de onde a terceira parou.

Mas o que já aconteceu?

Criada por Josh Heald, Jon Hurwitz e Hayden Schlossberg, a série que continua a história de "Karatê Kid" era inicialmente uma produção original do YouTube, antes de ser adquirida pela Netflix a partir da terceira temporada. Na gigante do streaming, a popularidade da atração apenas cresceu.

Continua depois da publicidade

Assista ao trailer

A série traz de volta personagens já conhecidos do público dos filmes, como Daniel LaRusso (Ralph Macchio) e Johnny Lawrence (William Zabka), mas também apresenta uma nova geração de artistas marciais, como Miguel Diaz (Xolo Maridueña) e Robby (Tanner Buchanan).

Onde a história está?

Johnny Lawrence percorreu um longo caminho desde a primeira temporada, quando ele passava dificuldades até mesmo para pagar o aluguel. Desde então, ele reviveu o dojô Cobra Kai e se tornou um mentor para os alunos —entre eles, Miguel.

Nas temporadas mais recentes, Miguel foi ganhando mais destaque. Ele se machucou seriamente após uma briga na escola e a terceira temporada mostrou o seu difícil processo de recuperação. Ao mesmo tempo, o dojô Cobra Kai foi retomado pelo sensei original, John Kreese (Martin Kove).

Continua depois da publicidade

Em sua recuperação, Miguel acaba respondendo bem aos estímulos e aos métodos (nada convencionais) de Johnny, e vemos o garoto voltar a andar nos momentos finais. Seu caminho para a recuperação ainda é longo, mas a outra boa notícia é que parece que ele e Sam (Mary Mouser) estão juntos novamente!

Netflix/Divulgação - Netflix/Divulgação
Daniel LaRusso (Ralph Macchio) e Miguel Diaz (Xolo Mariduenã) na 4ª temporada de 'Cobra Kai'
Imagem: Netflix/Divulgação

Novas alianças

Depois que Kreese retoma o Cobra Kai, Johnny cria um novo dojô, Eagle Fang —ou Presas de Águia. Essa história desencadeia um marco da temporada: a aproximação entre Daniel e Johnny.

Isso acontece quando uma velha amiga, Ali Mills (Elisabeth Shue) —antigo interesse amoroso de ambos—, retorna e oferece uma perspectiva exterior à tensão que existe entre os dois. Isso faz com que ambos, aparentemente, comecem a se entender.

Divulgação - Divulgação
Imagem: Divulgação
Continua depois da publicidade

O grande momento vem quando o Presas de Águia e o Miyagi-Do, o dojô de Daniel, finalmente se unem contra a gangue violenta de Johnny Kreese.

Por isso, o público vê Johnny e Daniel lutando do mesmo lado pela primeira vez , e os três resolvem acertar as coisas da maneira tradicional:

Com um torneio!

A proposta de John Kreese é simples: caso ele perca, vai embora de vez e deixa de atormentar o Vale. Se os Presas de Águia e Miyagi-Do perderem, os dojôs precisam ser desmanchados.

De um lado, temos Miguel, Sam e Hawk. Do outro, Robby e Tory.

E é assim que a temporada se encerra: com Johnny e Daniel unindo forças para tentarem derrotar Kreese nos próximos episódios.

No entanto...

Kreese tem uma carta na manga para usar como arma no torneio, e esta será uma das novidades da 4ª temporada. Terry Silver, vilão de "Karatê Kid 3: O Desafio Final" (1989), estará de volta, interpretado mais uma vez por Thomas Ian Griffith.

Continua depois da publicidade
Netflix/Divulgação - Netflix/Divulgação
Thomas Ian Griffin como Terry Silver na 4ª temporada de 'Cobra Kai'
Imagem: Netflix/Divulgação

Em um vídeo divulgado pela Netflix, Kreese apresenta Silver ao grupo do Cobra Kai, e diz aos alunos que, com dois sensei, eles terão o dobro de trabalho e precisarão ter o dobro de dedicação

Será que a briga vai ser boa?

A quarta temporada tem 10 episódios, disponíveis a partir de hoje na Netflix. Em entrevista concedida ao Collider, Hurwitz explicou que há muitas possibilidades para o futuro da série.

Não sofremos pressão externa para estender a série. Ainda temos muitas histórias para contar (...) Não podemos falar quantas temporadas teremos, mas sabemos que vamos entrar em cada uma delas com entusiasmo e confiança.