Topo

Mark Taylor, artista famoso por He-Man e Tartarugas Ninjas, morre aos 80

Artista responsável por He-Man e Tartarugas Ninjas, Mark Taylor morreu aos 80 anos - Reprodução
Artista responsável por He-Man e Tartarugas Ninjas, Mark Taylor morreu aos 80 anos Imagem: Reprodução

Do UOL, em São Paulo

26/12/2021 15h43Atualizada em 26/12/2021 17h12

Um dos principais responsáveis pelo visual de He-Man e também famoso por desenhar brinquedos das Tartarugas Ninja, o norte-americano T. Mark Taylor morreu aos 80 anos, segundo a agência de notícias The Associated Press. Ele foi responsável por desenhar action figures dos personagens que virariam febre nas telinhas, com a franquia "He-Man e os Mestres do Universo".

De acordo com a AP, Taylor teve uma insuficiência cardíaca congestiva e morreu em casa, na Califórnia (EUA).

He-Man ganhou fama com a Mattel, como personagem principal dos "Mestres do Universo". A história começa em 1976, quando o CEO da Mattel, Ray Wagner, recusou um acordo para fazer bonequinhos de "Star Wars". Taylor fez uma série de esboços para um novo action figure que virou He-Man e os outros personagens do desenho e, pouco depois, eles viraram uma série de TV — uma das mais famosas da década de 1980.

Apesar de diversas mãos terem ajudado na versão final do personagem, o artista costumava dizer que desde a infância sonhava em criar heróis e que He-Man já datava dessa época - chegando à sua forma final há mais de 40 anos. Ele se inspirou em fósseis antigos do Homo Sapiens, os homens de Cro-Magnon, e nos vikings.

A Mattel estima, segundo o The New York Times, que vendeu mais de 70 milhões de brinquedos do "Mestres do Universo" em apenas 30 meses.

Fenômeno semelhante se repetiu com as Tartarugas Ninjas, que também viraram febre. Neste caso, Taylor ficou famoso por desenhar os brinquedos dos personagens criados por Peter Laird e Kevin Eastman.

Taylor nasceu em 5 de junho de 1941 e deixa uma esposa, com quem estava há 50 anos, a também designer Rebecca Salari-Taylor.

"Eu senti sua despedida deste mundo ao segurá-lo em meus braços para um último beijo de amor", escreveu Rebecca no Facebook.

"Se eu fosse fazer um herói hoje, seria uma mulher - por que este é o momento, os heróis de nossos tempos são mulheres. Os homens já tiveram seu momento", disse Mark Taylor, em um festival de He-Man em 2015.

Errata: este conteúdo foi atualizado
A matéria inicialmente creditou Taylor como criador das Tartarugas Ninjas, mas ele foi responsável pelo desenho dos brinquedos dos personagens. Os criadores são Peter Laird e Kevin Eastman.

Tradutor: