Topo

Como a HBO Max está expandindo o caminho das novelas no streaming

"Um Milagre", produção turca disponível na HBO Max
"Um Milagre", produção turca disponível na HBO Max
Divulgação

De Splash, em São Paulo

17/11/2021 04h00

Com a contratação de Camila Pitanga pela HBO Max, fica mais evidente o investimento da plataforma em conteúdo brasileiro. O streaming já havia assinado com o autor Silvio de Abreu, de sucessos como "Rainha da Sucata" (1990) e "A Próxima Vítima" (1995), e continua reunindo nomes poderosos.

Será que o momento das novelas nos canais de streaming está começando a se expandir para além do Globoplay?

Continua depois da publicidade

Na HBO Max, "telessérie" é um novo nome para as já consagradas novelas. Os novos programas devem seguir a mesma estrutura de folhetim bastante popular no Brasil. A única diferença é que são produções mais reduzidas.

O termo, aliás, tem origem de fora do Brasil. É muito usado no espanhol e para representar um drama filipino bem semelhante às telenovelas. E a ideia de manter o formato clássico das novelas, mas reduzir a quantidade de capítulos, é uma transição coerente para ser feita no streaming.

É o mesmo que o Globoplay está fazendo com "Verdades Secretas 2", que terá um total de 50 capítulos.

Pedro Pinho/ Globo - Pedro Pinho/ Globo
Rômulo Estrela como Cristiano em 'Verdades Secretas 2'
Imagem: Pedro Pinho/ Globo
Continua depois da publicidade

Quanto ao contrato de Camila Pitanga, a HBO Max ainda não comentou em quais projetos ela estará envolvida, mas adianta que ela vai atuar em algumas produções e abraçar outras como produtora executiva.

Camila Pitanga tem um papel importantíssimo no mercado audiovisual brasileiro e chega à HBO Max para contribuir ainda mais para o desenvolvimento da indústria
Tomás Yankelevich, diretor de conteúdo da HBO Max

O núcleo de produções brasileiras, aliás, conta com muitos nomes que já passaram pela Globo.

Mônica Albuquerque, por exemplo, é responsável pela contratação de projetos de dramaturgia —para o streaming e canais como Warner, TNT, Space e HBO. Antes, a produtora ficou por mais de duas décadas na Globo, e trabalhou à frente da diretoria de Desenvolvimento e Acompanhamento Artístico.

Artur Meninea/TV Globo - Artur Meninea/TV Globo
18.mai.2016 - Fernanda Montenegro grava participação especial em "Mister Brau" como Rosita, mãe de Gomes (Kiko Mascarenhas)
Imagem: Artur Meninea/TV Globo
Continua depois da publicidade

O time tem Flávia Lacerda ("Mister Brau", "Amorteamo", "Belíssima") e Joana Jabace ("Segunda Chamada", "Diário de um Confinado", "Cordel Encantado"), que vão desenvolver novos projetos, e Patrícia Andrade ("2 Filhos de Francisco", "Nise - O Coração da Loucura"), que integra o grupo de roteiristas.

Como aquecimento para as telesséries originais HBO Max, a plataforma começou disponibilizando alguns titulos turcos, como "Um Milagre", "Meu Lar", "Meu Destino" e "A Escolha". O próprio Globoplay fez algo semelhante, e hoje conta com mais de 10 novelas turcas e mexicanas em sua plataforma.

E a concorrência?

Embora alguns rumores já tenham circulado sobre possíveis folhetins produzidos pela Netflix, qualquer boato ainda é apenas boato. A Floresta Produções estaria desenvolvendo uma refilmagem de "Dona Beija" (1986), mas a gigante do streaming não está oficialmente envolvida.

Enquanto isso, a Amazon também já olha para ex-globais, como Ingrid Guimarães e Lázaro Ramos. Segundo a head de produções originais da Amazon Studios, Malu Miranda, os dois são talentos que conversam diretamente com o público brasileiro, e por isso um forte interesse da plataforma.

As telesséries da HBO Max só devem chegar a partir de 2022, mas já indicam que a era do streaming pode até transformar muito o consumo de televisão. Mas o produto mais poderoso da TV brasileira não vai embora tão cedo.