Topo

Marília Mendonca: leia carta de artistas da Globo a Léo, filho da cantora

Marília Mendonça e o filho Léo - Reprodução/Instagram
Marília Mendonça e o filho Léo Imagem: Reprodução/Instagram

Colaboração para Splash, em São Paulo

07/11/2021 20h57Atualizada em 07/11/2021 21h29

No encerramento do "Domingão com Huck", na noite de hoje, Luciano Huck apresentou uma carta feita por artistas da Rede Globo ao pequeno Léo, de 1 ano e 10 meses, sobre sua mãe, a cantora Marília Mendonça, que morreu na última sexta-feira (5) em acidente aéreo, em Minas Gerais. O objetivo é deixar registrado a criança como sua mãe era amada no Brasil e o amava.

Além de Luciano Huck, as cantoras Simone, Preta Gil, Thaeme, da dupla com Thiago, e Fafá de Belém, as atrizes Erika Januza, Deborah Secco, Lilia Cabral, Mônica Martelli e Carolina Dieckmann, e a apresentadora Angélica fizeram a leitura da mensagem ao filho da artista com o cantor Murilo Huff. Segundo o apresentador, o texto é de autoria de um grande grupo de convidados, incluindo Pedro Bial e o Padre Fábio de Melo.

Esta carta, Léo, é para você. Para quando você tiver compreensão do mundo. Para você entender quem era a sua mãe. Você tem 1 ano e 10 meses, você vai assistir isso algum dia. Eu queria que você entendesse quem é sua mãe", declarou, emocionado, o apresentador do "Domingão com Huck".

Confira a carta na íntegra:

"Querido, Léo, escrever uma carta para você hoje é mandar uma carta para o futuro. Futuro que sua mãe já tinha transformado antes mesmo de você nascer; como se ela parasse o futuro para você - ou melhor, como se ela preparasse o futuro para você. Mais ou menos a idade que sua mãe tinha quando, com as palavras dela, entendeu o coração do Brasil. E sentindo compreendido, o Brasil por ela se apaixonou.

Porque a sua mãe não cantava sozinha, Léo. Sua mãe tirava as palavras da boca de um monte de mulheres e botava na boca dela, dava sentimento ao que nem sabia que sentia.

Quando ela subia no palco pra soltar aquela voz, na verdade, ela cantava com a voz de milhões de brasileiras. Essa é uma carta escrita a muitas mãos, Léo; e muitas mães.

Porque sua mãe queria ter voltado. Ela queria voltar porque você existe. Porque depois que você chegou, voltar virou sinônimo de amor, de felicidade; ela queria voltar, cansada, com a sensação de dever cumprido, depois de ter cantado pra multidões, que cantariam com ela, que encheriam o coração dela de gratidão e satisfação de ser quem ela sempre foi.

Você, Léo, era pra ela uma multidão particular. Quando você sentir o desejo de revê-la é só buscar a sua mãe dentro do seu coração. O seu coração vai ser a sala, o sofá, o ponto de encontro de vocês.

Pra nós, ela também vai estar por perto, porque ela não foi embora - ela virou esse ar que nos rodeia, que se chama amor. E ninguém pode com o amor. Ninguém. Nenhuma distância e nenhum fim.

Então, quando a saudade bater, Léo, lembra que um pedacinho de sua mãe vive em cada um de nós; lembra que sua mãe não vive somente no passado, ela espera por você também no futuro - no futuro, Léo, que a sua mãe embalou para que a gente te acolhesse, da mesma forma que ela acolheu tanta coisa que via na gente. Se hoje o nosso canto é lágrima e silêncio, quero dizer a você, Léo, que a sua mãe é um farol e o caminho iluminado por ela não se apaga."

Marília Mendonça morre aos 26 anos; relembre a trajetória da cantora

O acidente

A queda do avião aconteceu por volta das 15h30 de ontem em Piedade de Caratinga (MG), a 309 km de Belo Horizonte. Além de Marília Mendonça, morreram o produtor Henrique Bahia, o assessor e tio da cantora, Abiceli Silveira Dias Filho, o piloto Geraldo Martins de Medeiros e o copiloto Tarciso Pessoa Viana. O avião estava a 2 km do aeroporto onde iria pousar quando caiu, em um local de difícil acesso.

A aeronave teria atingido o cabo de uma torre de distribuição de energia elétrica antes de cair em um curso d'água, segundo a Cemig (Companhia Energética de Minas Gerais), que administra o fornecimento de eletricidade na região. O acidente é investigado pelo Cenipa (Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos) e provocou a interrupção de acesso a energia elétrica para 33 mil pessoas.

O avião saiu de Goiânia com destino ao aeroporto de Caratinga (MG), onde Marília Mendonça faria um show para 8.000 pessoas. O restante da banda fez o trajeto de ônibus e já aguardava pela cantora na cidade.