Topo

Matheus Fernandes atuava com política, largou carreira e explodiu na música

Matheus Fernandes comprou a casa que sempre sonhou em Fortaleza após fazer sucesso como cantor. - Reprodução/Instagram
Matheus Fernandes comprou a casa que sempre sonhou em Fortaleza após fazer sucesso como cantor. Imagem: Reprodução/Instagram

Felipe Pinheiro

De Splash, em São Paulo

02/11/2021 04h00

Matheus Fernandes viu a sua vida se transformar, mas isso só foi possível após tomar uma decisão: mudar de carreira. Mais de uma década atrás, o cantor de "Coração Cachorro", primeiro lugar no Spotify e novo viral do TikTok, trabalhava com política. O cearense de 29 anos tinha uma agência de marketing e trabalhava na realização de campanhas eleitorais.

Ele não menciona nomes de políticos com quem trabalhou por não querer ser vinculado, mas diz que fez logomarcas e vídeos de candidatos a deputados e vereadores. Curiosamente, foi logo depois de uma campanha vitoriosa que o amor pela música falou mais alto.

Assim que acabou a campanha, um amigo me deu de presente de aniversário um violão. Decidi provar a esse meu amigo que aprenderia a tocar. Já existia um cantor guardado dentro de mim. E aí eu me dediquei.

A namorada, de quem está noivo, ensinou a Matheus algumas notas simples e ele pegou o jeito. Mesmo com a pouca experiência com o instrumento, sabendo quatro acordes, compôs uma música e produziu um clipe com a ajuda de amigos. Assim nasceu "Mete Ficha", em 2011, o primeiro trabalho musical.

O cearense Matheus Fernandes, de 29 anos, comemora o sucesso na música. - Divulgação - Divulgação
O cearense Matheus Fernandes, de 29 anos, comemora o sucesso na música.
Imagem: Divulgação

Do nordeste para o Brasil

O primeiro sucesso nacional de Matheus Fernandes foi "Sonâmbulo - Do Nada Eu Apareço Na Balada", de 2019, que ele canta, também, em parceria com Léo Santana. Ele se lembra que foi desacreditado ao lançar a canção.

Os meus sócios não gostavam da música. Achavam que não rimava, que não era legal lançá-la naquele momento. Aos poucos tentei e quando aconteceu [de virar um sucesso] o prazer foi dobrado. Era uma responsabilidade muito grande para que desse certo. Apostei as minhas fichas nessa música contra o pessoal. Apesar de todos me respeitarem, a opinião era que não deveria lançar.

O cantor e compositor — que já escreveu músicas gravadas por Wesley Safadão, Jorge & Matheus, Inimigos da HP, entre outros — diz que aprendeu a contornar os muitos "nãos" que recebeu e procura ser otimista em qualquer situação.

Matheus Fernandes e Dilsinho - Divulgação - Divulgação
Matheus Fernandes e Dilsinho
Imagem: Divulgação

"Não levo as coisas para o lado do sofrimento. Tento tirar algo de positivo. O 'não', às vezes, é um freio positivo. E também é preciso ter personalidade para saber aceitar o 'não'. Não pode ser levado sempre de forma negativa, para não magoar e ficar para baixo. É usar isso da melhor maneira", ensina.

O músico de piseiro e forró, que no início da carreira cantava sertanejo, pensou em desistir uma única vez: "Quando quis mudar para o forró tive dificuldade no escritório em que eu estava e isso me deixou bem triste. Até montei outras coisas para fazer, pois estava me preparando para o pior. Fiquei preocupado e ansioso. Amo cantar e pensar que as coisas poderiam não dar certo?Pensei em parar, mas Deus me conduziu para continuar na música. E desde então nunca mais pensei nisso".

"Comprei a casa que sempre sonhei"

Matheus Fernandes ficou famoso e não nega que está bem financeiramente, mas se engana quem pensa que ele esteja "nadando em dinheiro". Se ficou rico? Ele afirma:

Hoje tenho uma condição de vida muito boa. Como é difícil ter essa paz financeira, mas o meu trabalho me trouxe isso. Não é dinheiro de outro mundo, de falar que estou rico, mas dá para viver em paz. Para mim, estar rico é quando o cara não precisa mais trabalhar.

Com a carreira em ascensão, o cantor realizou o sonho de comprar uma casa para a mãe em Fortaleza e um apartamento para ele: "Gosto de cozinhar, receber os amigos? Sempre gostei disso. E queria ter um lugar bacana para descansar. Sempre sonhei com uma casa, um lar. Consegui comprar o apartamento que sonhei".

Vontade de ser "filho" do Leonardo

Matheus Fernandes brinca que gostaria de ser filho do Leonardo de tanto que gosta do cantor. - Divulgação - Divulgação
Matheus Fernandes brinca que gostaria de ser filho do Leonardo de tanto que gosta do cantor.
Imagem: Divulgação

A garra da avó materna, com quem foi criado, é a maior inspiração de Matheus Fernandes. O cantor conta que ela saiu do interior do Ceará e mesmo com as dificuldades conseguiu se formar em direito e se tornar procuradora federal. Ele mesmo afirma que não passou por dificuldades parecidas.

A outra inspiração é o cantor Leonardo. Matheus explica que acompanha a família inteira do sertanejo nas redes sociais:

"É uma inspiração que transcende a música. Ele é fantástico. Eu não o conheço a fundo, mas já nos cumprimentamos. A felicidade que ele passa quando abre a boca não tem preço. É sensacional. Ele está sempre brincando, bem-humorado e buscando a felicidade. Sofreu bastante e me inspiro muito nele como artista e pessoa. Às vezes, brinco que queria tanto ser irmão do Zé Felipe [filho do Leonardo]".

Vai ter casamento em 2022

Entre um lançamento e outro, Matheus Fernandes tem planos importantes na vida pessoal: no ano que vem, em setembro, ele e a noiva Tamiris Dias se casam em uma cerimônia à beira de um lago em Fortaleza.

Ela sempre me apoiou. Ajudava no meu trabalho e fazia de tudo para que desse certo. É um caminho que criamos juntos. Ela me ajudou a acreditar e a não desistir. É uma parceira para dividir todos os momentos. A base de um relacionamento para dar certo é o respeito, e isso sempre tivemos.