Topo

Splash Explica

Tá em dúvida? Chega mais que a gente te explica!


Qual é a diferença entre forró, piseiro e pisadinha? Xand Avião explica

Juliette e Xand Avião: Nordeste no topo em 2021 - Reprodução/YouTube
Juliette e Xand Avião: Nordeste no topo em 2021 Imagem: Reprodução/YouTube

Renata Nogueira

De Splash, em São Paulo

07/10/2021 04h00Atualizada em 07/10/2021 12h06

O forró é um dos gêneros que mais cresceu nacionalmente durante a pandemia no Brasil e, com ele, surgiram outras denominações que ainda geram dúvidas dependendo do lugar do país onde você está.

Com a fama nacional dos Barões da Pisadinha, todo mundo ficou se perguntando o que era pisadinha. Agora, além dessa nova variante do forró, também muito se fala de piseiro.

Para tirar essa dúvida de uma vez por todas, Splash foi direto na fonte. Xand Avião, que comanda o festival Viiixe Forró e piseiro no ano que vem, explica a diferença entre os termos:

O piseiro é um derivado do forró. Não é um estilo musical. Era o lugar onde se dançava forró. Piseiro vem de pisadinha. O nome na verdade era pisadinha, mas virou piseiro porque as pessoas vão para o piseiro dançar a pisadinha. Xand Avião, cantor de forró

Ou seja:

Forró: estilo musical

Piseiro: local onde as pessoas dançam forró

Pisadinha: dança específica do subgênero do forró que surgiu no piseiro

Olha aí o Rodrigo Barão, do grupo Barões da Pisadinha, mostrando o passinho:

O que é a pisadinha?

O estilo é caracterizado pelo uso de teclados e sintetizadores eletrônicos. Vertente mais simples do forró, ela se caracteriza pelo uso do teclado e voz, diferente das bandas que usam diversos instrumentos para conquistar o público.

Em 2020, o gênero tocou nos quatro cantos do país e fez dos Barões da Pisadinha os principais representantes do gênero. Em 2021, só cresceu mais ainda com outros nomes na cena como Tarcísio do Acordeon, João Gomes e Zé Vaqueiro.

De onde vem

A primeira pisadinha foi feita em 2004, mas a grande virada aconteceu entre 2007 e 2008, quando o cantor Nelson Nascimento teve a canção "Fazer Beber" gravada por Gusttavo Lima.

Piseiro?

Isso mesmo! A pisadinha muitas vezes é chamada de "piseiro" pela proximidade sonora das palavras. Inclusive o festival comandado por Xand Avião que vai rodar o Brasil em 2022 leva piseiro em seu nome.

No clipe abaixo, Eric Land e Zé Vaqueiro dançam a pisadinha no tradicional chão de terra batida do piseiro.

Sucesso no Brasil todo

Em um ano e meio de pandemia, o forró e seus subgêneros, como a pisadinha, caíram ainda mais no gosto popular —prova disso é que o gênero teve um crescimento de 102% no streaming.

Quer ouvir Barões da Pisadinha e outros astros do forró? Com o Amazon Music Unlimited você tem acesso ilimitado a mais de 75 milhões de músicas. Comece agora com 30 dias grátis e, depois, por R$ 16,90 por mês.