PUBLICIDADE
Topo

Vigília em homenagem à diretora morta por Baldwin tem comoção e protesto

De Splash, em São Paulo

24/10/2021 09h49

A morte da diretora de fotografia Halyna Hutchins, que morreu no set de gravações do filme "Rust" após um tiro acidental disparado pelo ator Alec Baldwin, comoveu a comunidade da indústria cinematográfica.

O Sindicato de Diretores de Fotografia organizou no último sábado (23), em Albuquerque, nos Estados Unidos, uma vigília em homenagem à Hutchins. A vigília contou com a presença de centenas de pessoas, entre fãs e companheiros de trabalho, que também protestaram contra o número de acidentes com armas de fogo em sets de filmagem.

"Esta noite é sobre Halyna. Haverá muito tempo para focar no quem, no quê, no por que no futuro", disse uma mulher durante a vigília. "Mas temos duas coisas a cumprir esta noite. O primeiro é consolar um ao outro e o segundo é celebrar a vida notável de uma mulher notável que foi interrompida cedo demais."

A intenção da vigília é também protestar contra o crescente número de acidentes envolvendo armas de fogo durante produções cinematográficas. Durante as homenagens, pessoas levantavam placas com os dizeres: "Ela merecia um local de trabalho seguro!". Em outra, estava escrito: "S.O.S. segurança nos sets".

Outra homenagem está marcada para acontecer ainda neste domingo (24).

O que aconteceu e quem estava envolvido?

A diretora de fotografia Halyna Hutchins, de 42 anos, morreu e o diretor Joel Souza, 48, ficou ferido após um acidente ocorrido no set do filme "Rust", faroeste estrelado por Alec Baldwin, que estava sendo gravado no estado do Novo México, nos Estados Unidos.

A polícia confirmou à Fox News que o protagonista foi o responsável pelo disparo de uma arma cenográfica. Joel Souza foi atingido no ombro e recebeu atendimento de emergência no hospital Christus St. Vincent. Ele já teve alta, segundo a atriz Frances Fischer.

Qual arma foi utilizada?

A arma que matou Halyna Hutchins foi uma pistola cenográfica que imita um modelo antigo, informou hoje o Daily Mail. Alec Baldwin estava segurando a arma no set de "Rust" quando ela disparou acidentalmente.

Segundo o site britânico, o modelo é uma Colt vintage, já que o filme de faroeste se passa no final do século 19, por volta de 1880 (veja na imagem abaixo um modelo semelhante). A polícia não sabe quem colocou a munição de verdade durante o ensaio.

A arma que matou Halyna Hutchins foi uma pistola cenográfica que imita um modelo antigo, informou hoje o Daily Mail.

Segundo o site britânico, o modelo é uma Colt vintage, já que o filme de faroeste se passa no final do século 19, por volta de 1880 . A polícia não sabe quem colocou a munição de verdade durante o ensaio.

Alec Baldwin estava empunhando uma pistola Colt antiga; esta arma é uma Colt fabricada entre 1873-92 - Reprodução/Turnbull Restoration - Reprodução/Turnbull Restoration
Alec Baldwin estava empunhando uma pistola Colt antiga; esta arma é uma Colt fabricada entre 1873-92
Imagem: Reprodução/Turnbull Restoration

Em que momento houve o disparo?

Um porta-voz da produção afirmou ao site "Deadline" que houve uma "falha de ignição de uma arma", mas não deu detalhes sobre o momento do acidente. Os detalhes são investigados pela polícia.

Segundo relato de uma testemunha ao The Sun, as câmeras estavam voltadas para Alec Baldwin e captaram o momento dos tiros. As pessoas atingidas pelos disparos estavam atrás dos equipamentos e não aparecem em gravações — o acidente ocorreu durante um ensaio.

Quem entregou a arma ao ator?

A arma entregue a Alec Baldwin antes do tiroteio fatal foi carregada com uma bala de verdade, de acordo com a investigação policial em andamento. A informação foi divulgada pela Associated Press.

O documento divulgado pelas autoridades indica que um assistente de direção entregou a arma a Alec e disse ao ator que era seguro usá-la antes do incidente mortal.

O que Baldwin disse?

Alec Baldwin se pronunciou sobre o acidente nas redes sociais.

Não há palavras para expressar meu choque e tristeza em relação ao trágico acidente que tirou a vida de Halyna Hutchins, esposa, mãe e colega nossa profundamente admirada. Estou cooperando totalmente com a investigação policial para resolver como essa tragédia ocorreu e estou em contato com o marido dela, oferecendo meu apoio a ele e sua família. Meu coração está partido por seu marido, seu filho e por todos que conheciam e amavam Halyna.

Alec Baldwin no set de "Rust" - Reprodução/Instagram - Reprodução/Instagram
Alec Baldwin no set de "Rust"
Imagem: Reprodução/Instagram

Baldwin pode ser preso?

Conhecido fornecedor de itens de armamento a filmes de Hollywood, que trabalha há 30 anos na área, Mike Tristan afirmou ao jornal "Daily Mail" que a responsabilidade pela segurança no set é de quem disponibiliza as armas de fogo.

"A arma deveria estar esvaziada e o trabalho do armeiro no set é verificar isso antes de entregá-la", afirmou. Por Baldwin ter recebido a arma carregada, os investigadores não consideram o ator responsável pelo ocorrido.

Ele citou outros cuidados para garantir a segurança de todos, como posicionar o ator em uma área previamente determinada. Outra recomendação é para que nunca a arma seja apontada em direção ao elenco ou a outros membros da equipe.

Respostas que faltam

A polícia não tem a resposta ainda para algumas perguntas: quem colocou a munição real e com qual intenção? Como a pessoa responsável, assim que for identificada, será punida? Como Hollywood vai lidar com a questão de segurança no set? E, por fim, as gravações de "Rust" seráo retomadas?

'Vingadores', 'Deadpool' e outras gravações que já tiveram acidentes fatais