Topo

Alec Baldwin pode ser culpado por morte de diretora no set de 'Rust'?

Alec Baldwin no set de "Rust"; ator foi visto chorando após morte de colega nas gravações - Reprodução/Instagram
Alec Baldwin no set de "Rust"; ator foi visto chorando após morte de colega nas gravações Imagem: Reprodução/Instagram

Felipe Pinheiro

De Splash, em São Paulo

22/10/2021 10h58Atualizada em 22/10/2021 11h55

Alec Baldwin, 63 anos, foi apontado como o responsável pelo tiro acidental que atingiu a diretora de fotografia Halyna Hutchins, de 42 anos, e o diretor Joel Souza, 48, no set de filmagens de "Rust". Halyna morreu e Joel recebeu alta do hospital após o ferimento. Em meio às investigações, será que o astro americano pode ser considerado culpado pela tragédia?

Conhecido fornecedor de itens de armamento a filmes de Hollywood, que trabalha há 30 anos na área, Mike Tristan afirmou ao jornal "Daily Mail" que a responsabilidade pela segurança no set é de quem disponibiliza as armas de fogo.

"A arma deveria estar esvaziada e o trabalho do armeiro no set é verificar isso antes de entregá-la", afirmou Tristan.

Ele citou outros cuidados para garantir a segurança de todos, como posicionar o ator em uma área pré-determinada. Outra recomendação é para que nunca a arma seja apontada em direção ao elenco ou a outros membros da equipe.

A edição do filme faz parecer que a arma está sendo apontada para o outro ator que está contracenando [ou seja, o personagem que levará o tiro] — Mike Tristan, fornecedor de armas de Hollywood.

"É por isso que todos da indústria do cinema estão muito confusos. Como isso aconteceu é um grande mistério no momento", acrescentou Tristan, que já trabalhou com Baldwin no set de "Jogo Entre Ladrões" (1999) o definiu como "extremamente profissional e cuidadoso".

A atriz Frances Fischer, que integra o elenco de "Rust", afirmou que as recomendações de segurança para o uso de arma no set foram seguidas. Baldwin foi interrogado após o incidente, mas não foi preso. O ator foi visto chorando após prestar depoimento.

A área onde ocorriam as filmagens, no estado do Novo México, nos Estados Unidos, foi bloqueada pela polícia após o acidente.

Jornal local The Santa Fe New Mexican fotografou Alec Baldwin no telefone  - Reprodução/ site do The Santa Fe New Mexican - Reprodução/ site do The Santa Fe New Mexican
Jornal local The Santa Fe New Mexican fotografou Alec Baldwin no telefone
Imagem: Reprodução/ site do The Santa Fe New Mexican

As investigações

Autoridades policiais estão colhendo os depoimentos para chegar à conclusão do que pode ter acontecido no set de "Rust". O principal questionamento é em relação ao uso da arma e o tipo de projétil que foi disparado.

Um porta-voz da produção afirmou ao site "Deadline" que houve uma "falha de ignição de uma arma".

Errata: este conteúdo foi atualizado
Diferentemente do informado na primeira versão do texto, o diretor Joel Souza tem 48 anos de idade e não 42.