Topo

Diretor Joel Souza fala pela 1ª vez após ser atingido por tiro em filme

O escritor e diretor Joel Souza na exibição de "Crown Vic" em Nova York em de novembro de 2019  - Jim Spellman/Getty Images
O escritor e diretor Joel Souza na exibição de "Crown Vic" em Nova York em de novembro de 2019 Imagem: Jim Spellman/Getty Images

De Splash, em São Paulo

23/10/2021 15h52

Após receber alta do hospital ontem, o diretor Joel Souza (48), atingido por um tiro disparado acidentalmente por Alec Baldwin, falou sobre a morte da diretora de fotografia Halyna Hutchins (42).

Em depoimento concedido ao "Deadline", o cineasta que comandava as filmagens do faroeste "Rust" afirmou estar profundamente triste.

Estou devastado pela perda de minha amiga e colega, Halyna. Ela era gentil, vibrante e incrivelmente talentosa, lutava por cada detalhe e sempre me inspirava a ser melhor.

Diretora de fotografia Halyna Hutchins na festa oficial de lançamento do Sundance Film Festival de 2018 - Mat Hayward/Getty Images for AMC Networks - Mat Hayward/Getty Images for AMC Networks
Diretora de fotografia Halyna Hutchins na festa oficial de lançamento do Sundance Film Festival de 2018
Imagem: Mat Hayward/Getty Images for AMC Networks

O longa estava sendo rodado em Santa Fé, no estado do Novo México, quando Joel e Halyna foram atingidos por um tiro durante filmagens ou ensaio de uma cena. Ambos foram levados ao hospital, mas Hutchins não resistiu aos ferimentos e morreu. Segundo relatos obtidos pela "Variety", o set era um lugar inseguro e alguns membros da equipe já temiam pela falta de segurança com o manuseio de armas de fogo.

Souza prossegue:

Meus pensamentos estão com a família dela neste momento tão difícil. Estou emocionado com as mensagens de afeto que estamos recebendo de nossos colegas da comunidade de cineastas, da população de Santa Fé e das centenas de pessoas que estenderam a mão. Certamente, isso vai ajudar na minha recuperação.

A polícia segue investigando o que aconteceu durante as filmagens de "Rust" e os envolvidos no ocorrido. Sabe-se que o tiro foi disparado de uma arma cenográfica. De acordo com o sindicato IATSE, a mesma estava carregada com munição de verdade, mas Baldwin teria recebido a informação que o revólver não estava carregado. Veja aqui o que já sabemos até agora.