Topo

Instituição cria bolsa de estudos para mulheres com nome de Halyna Hutchins

Cineasta Halyna Hutchins na festa oficial de lançamento do Sundance Film Festival de 2018 - Mat Hayward/Getty Images for AMC Networks
Cineasta Halyna Hutchins na festa oficial de lançamento do Sundance Film Festival de 2018 Imagem: Mat Hayward/Getty Images for AMC Networks

De Splash

23/10/2021 15h21

De acordo com o site Insider, o American Flm Institute (AFI) vai homenagear a diretora Halyna Hutchins, que morreu após ser baleada acidentalmente no set do filme "Rust" por Alec Baldwin. A instituição, segundo o veículo, vai dar o nome da diretora para o novo fundo de bolsa para cineastas mulheres.

O objetivo da instituição é ajudar mulheres a construir carreiras sustentáveis na indústria cinematográfica.

Os detalhes sobre a bolsa de estudos ainda não foram divulgados. Em um comunicado anunciando homenagem, a diretora Olia Oparina falou extensivamente sobre Hutchins, que foi ex-aluna do conservatório de cinema de graduação de prestígio da AFI.

O caso

Um disparo acidental de Alec Badwin com uma arma cenográfica causou a morte da diretora de fotografia Halyna Hutchins, de 42 anos, e feriu o diretor Joel Souza, 48. Ela foi levada de avião para o Hospital da Universidade do Novo México, onde morreu devido aos ferimentos. Após confirmar o ocorrido, a polícia ouviu testemunhas para buscar detalhes sobre o que aconteceu no set de filmagens do filme "Rust".